Processo nº 01046/2022
Parecer nº 174/2023 CEC/RS
Projeto “MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PEDRO ROSSI: 1ª ETAPA” .
O projeto “MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PEDRO ROSSI: 1ª ETAPA” trata do complexo cultural do Museu e Arquivo Histórico Municipal Pedro Rossi em Flores da Cunha, criado em 1976. Segundo o proponente “O principal objetivo dessa edificação de apoio é fornecer instalações adequadas à Reserva Técnica do Museu, ao Arquivo Histórico Municipal e sala para as associações de artesãos do município. A arquitetura projetada apresenta volumetria sóbria, com maciços prismáticos deslocados entre os pavimentos e não compete com a pré-existência, além de destacar a arquitetura Art Deco da edificação antiga, que será restaurada na segunda etapa. Além da nova edificação, também será executada a adequação do quadro de arranjo, classificação, organização, conservação e armazenamento do acervo arquivístico do Arquivo Histórico Municipal de Flores da Cunha, a elaboração de políticas para o acervo, plano museológico, elaboração do inventário do acervo do Museu Municipal e um software de gestão de acervos desenvolvido para a Instituição.”
Projeto apresentado possui mérito em sua proposta pois entende que acervos históricos possuem peculiaridades próprias, estrutura espacial adequada e condições a preservação dos documentos. A longevidade dos arquivos depende muito mais da expectativa de vida dos sistemas de acesso. O desenvolvimento da Museologia é e permanecerá sendo uma tarefa bastante desafiadora para a memória e patrimônio cultural.
O projeto apresenta bem caracterizado na sua proposta temática quando identifica todos os elementos relacionados ao patrimônio e o seu objetivo. Em sua originalidade e inovação estética, a proposta se configura inédita e inovadora na sua comunidade.
No quesito pluralidade, na acessibilidade e inclusão destaca-se o uso do projeto de importantes de ferramentas e ações de acessibilidade.
No item democratização do acesso / gratuidade encontra-se todas as atividades com acesso público de forma a possibilitar o objetivo ao produto cultural proposto.
Na sua dimensão econômica, aponta-se o equilíbrio da distribuição de valores. Apontamos que o projeto apresenta incentivos oriundos ou outros recursos de outras fontes o que permite atingir plenamente o quesito relativo a incentivos.
O projeto é relevante pois deixa um legado importante de preservação patrimonial com registros importantes para a cidade e o estado.
A oportunidade atinge nota máxima pela avaliação da sua transversalidade resultante dos quesitos relativos as três dimensões (simbólica, econômica e cidadã) avaliados anteriormente, mesmo com as ressalvas apontadas.
A viabilidade apresenta muita consistência na equipe de professionais e a clareza de sua logística e estratégia de execução e o projeto apresenta Carta de Intenção de Incentivo Fiscal atingindo todos elementos para garantir sua realização.
Em conclusão, o projeto “MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PEDRO ROSSI: 1ª ETAPA” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 1.191.543,43 (um milhão, cento e noventa e um mil, quinhentos e quarenta e três reais e quarenta e três centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de janeiro de 2023.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 26 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário e aprovado por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS