Processo nº 00953/2022
Parecer nº 061/2023 CEC/RS
Projeto “PROJETO RETRÔ - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Inspirados pela nostalgia das músicas dos anos 60, 70, 80 e 90 que ficaram eternizadas e são verdadeiros símbolos do que foi produzido nesse período, e pensando exatamente naqueles que não tiveram a oportunidade de viver esses momentos é que criamos esse projeto, que tem como objetivo geral a realização de um espetáculo artístico que leva para crianças e estudantes de 10 municípios de nosso estado um tributo a essas décadas inesquecíveis ao som de infindáveis hits que marcaram a vida de toda uma geração. Toda estrutura de som e luz será montada no pátio/ginásio de escolas ou ginásio/praça central e enquanto os artistas interpretam as trilhas sonoras de filmes e novelas uma exposição com mais de 10 carros e 10 motos antigas ilustrarão o passado, curiosidades, fatos e detalhes dessa época maravilhosa. Nosso intuito é que as crianças e os estudantes conheçam um pouquinho do passado que fizeram parte da vida de seus pais, avós e bisavós, e que esse projeto aguce a curiosidade e o interesse neles em conhecer mais sobre as músicas, carros e motos que foram feitos nesses anos.
Banda Marcial Manoel Ribas, DJ Magodoy, Charles Busker, Banda Arde Rock, AVASM Associação de Carros Antigos de Santa Maria e Moto Grupo Herdeiros do Passado.
- Apoiar, incentivar e dar oportunidade de trabalho a classe artística do estilo rock n´roll com o objetivo de movimentar a cena do rock em nosso estado.
- Disseminar e espalhar a cultura da realização de eventos de motos e carros antigos, para que mais e mais pessoas tenham interesse na realização desse tipo de evento que tem muito a oferecer a toda sociedade.
- Interagir e integrar o contemporâneo com a nostalgia (carro, moto e música) em uma mistura única de energia e diversão para todo público presente que terá a oportunidade de conhecer o hobby de muitos brasileiros que cresce a cada ano que é o Antigomobilismo ao som das músicas que marcaram épocas.
Em parceria com a AVASM (Associação de Veículos Antigos de Santa Maria) e Moto Grupo Herdeiros do Passado, mais de 10 carros e 10 motos antigas serão apresentadas as crianças, uma mostra do que a humanidade criou; história, curiosidades, fatos, ano de fabricação, quantos foram produzidos, ano que encerrou a produção e detalhes de cada um serão apresentados as crianças e já possuímos três empresas com interesse em apoiar esse projeto conforme anexo cartas de intenção de patrocínio que corresponde a 50% do valor total da planilha de custos. Obs.: Apesar de termos alguns patrocinadores para custear uma parte do projeto, ainda se faz necessário à busca pelo restante, por isso da inclusão do custo com profissional de venda para o projeto. Outro fator importante que salientamos aqui, é a inclusão na equipe artística da banda Marcial Manoel Ribas, banda da Escola Estadual Manoel Ribas da cidade de Santa Maria/RS fundada em 20 de outubro de 1956 formada atualmente por alunos e ex-alunos da escola e alunos de outras escolas da cidade também; a coordenação da Banda é constituída pelo Maestro e Professor José Paulo Rorato, professor dos Instrumentos de sopro Daniel Santos da Silva, professora e coreógrafa Nátura Mayer Mór e Professor de Marcha e evoluções Geisom Nielsen, o apoio financeiro e técnico da Banda é da Associação dos Amigos da Banda Marcial Manoel Ribas com seu presidente Daniel Santos da Silva e da Escola Estadual Manoel Ribas com sua Diretora Rosangela Maria de Freitas. A banda “Maneco” como é conhecida carinhosamente tem um trabalho social muito forte na região onde atua e tem como objetivo educar seus componentes através da música; anualmente a banda mantém de 50 a 90 componentes e um dos critérios para seleção e permanência dos alunos na banda é o bom comportamento, boas notas na escola e exemplo condizentes com a instituição, que são cobrados de todos os componentes. A banda se mantém financeiramente através de doações da comunidade, doações dos pais dos alunos e empresas que apoiam a banda; com a aprovação desse projeto estaremos contribuindo para a permanência das crianças junto a esse lindo trabalho realizado, o valor que a Associação receberá de cachê além de pagar o custo com deslocamento e alimentação das crianças em cada show irá ajudar para manutenção dos equipamentos musicais.
Como forma de democratização de acesso, informamos que todo o projeto será disponibilizado as crianças e aos estudantes de forma totalmente gratuita, ou seja, todos os alunos e professores poderão assistir ao espetáculo sem ter custo algum. No que se refere a medidas de inclusão social de pessoas com deficiência, informamos que já estamos em contato com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de nossa região para levar sempre que possível as crianças e adolescentes da instituição para prestigiar o projeto. A unidade de Santa Maria já confirmou o interesse em sediar e acolher o projeto conforme carta em anexo e que o mesmo trabalho será feito para as outras cidades onde em conjunto buscaremos alternativas e recursos para custear o transporte para levar as crianças para assistir a programação.
Em conclusão, o projeto “PROJETO RETRÔ - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 222.800,00 (duzentos e vinte e dois mil e oitocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 17 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 3,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS