Processo nº 00987/2022
Parecer nº 046/2023 CEC/RS
Projeto “CEM ANOS DA LINHA 4ª BAIXA SÃO MARCOS – UMA HISTÓRIA A SER COMEMORADA” .
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
O projeto “Cem anos da Linha 4ª Baixa São Marcos”, foi enviado a esta conselheira dia 2 /dezembro, pertence a área artes integradas, contempla uma programação artístico cultural comemorativa aos Cem anos da comunidade acima citada em Arvorezinha-RS,visa valorizar a história da imigração italiana, através de 2 dias de atividades com shows musicais, dança, exposição fotográfica, teatro, contribuindo na construção das concepções culturais e de memória de formação do Vale Taquari. A expectativa do proponente é alcançar o maior número possível de visitantes promovendo o pluralismo e a democratização cultural. O projeto possui uma entrega muito importante a comunidade, mas não apresenta inovação e originalidade estética dentro da proposta, apesar de apresentar ações em estilos variados e sim histórias lá vivenciadas.
Dimensão Cidadã- Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
Embora todas as atividades sejam gratuitas, realizadas ao ar livre, o proponente menciona de forma genérica o plano com PCDS, se faz presente também a preocupação com a preservação do meio ambiente através da coleta seletiva de lixo, ausência de tradutor de libras.
Dimensão econômica- O Projeto apresenta coerência nos valores de cachês, viabilizando a oportunidade a todos os artistas da região e locais.
Relevância: O projeto é relevante, pois propõe fomento e resgate da história dos imigrantes italianos valorizando seu legado. Presença e apoio através de várias manifestações cartas de anuência dos Conselhos de Cultura, Secretaria de Educação e Desporto, Associação Municipal de Turismo, Associação Comunitária São Marcos, Associação Amigo Moinhos.
Oportunidade: Projeto oportuno e apresenta fruição.
Viabilidade: É viável pelo resgate histórico de valorização da formação da cultura italiana e também por possuir carta de intenção de patrocínio, totalizando mais de 50% do valor do projeto.
Em conclusão, o projeto “CEM ANOS DA LINHA 4ª BAIXA SÃO MARCOS – UMA HISTÓRIA A SER COMEMORADA” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 154.155,00 (cento e cinquenta e quatro mil e cento e cinquenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada e secretariada pelo conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,75 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS