Processo nº 01003/2022
Parecer nº 149/2023 CEC/RS
Projeto “GARIBALDI FESTIVAL” .
O “Garibaldi Festival” será um projeto com a realização de seis apresentações artísticas proporcionando ao público de todas as faixas etárias, classes sociais e gêneros da cidade de Garibaldi e, também, de outras localidades acesso à cultura de forma gratuita. O projeto vai levar a arte através da música para o público com apresentações em seis dias diferentes e com uma atração por data.
Apresentações: a banda Ultramen, Rock de Galpão, da cantora Laura Dal Mass, da banda Nacional Kid, do interprete Johhny Grace & Barnning Love e da banda local Destilaria Corleone
O projeto não terá verba oriunda de comercialização, seja ela de ingressos ou de outras formas. O projeto não conta com recursos em espécie da Prefeitura Municipal pois nos é argumentado que a mesma não possui condições legais de aportes diretos de recursos em virtudes das exigências fiscais para que esses fossem liberados. O que a Prefeitura se dispõem a participar é na cedência sem custos de utilização da Praça Loureiro da Silva para realização do projeto e a colocação dos seguintes serviços: limpeza do local do evento bem como recolhimento de material e destinação correta desses resíduos, fornecimento de palco para as apresentações e monitoramento do transito nas proximidades. Alguns serviços elencados na planilha financeira são bancados com recursos próprios do proponente possibilitando, assim, que o projeto não tenha 100% de financiamento da LIC.
Nesta primeira edição do projeto, o “Garibaldi Festival” terá a participação de seis grupos musicais que estarão realizando suas apresentações de forma gratuita com uma apresentação por dia, em seis dias diferentes de shows. No momento da escolha das atrações foi pensado no cuidado em proporcionar a diversidade musical e o cuidado com a pluralidade na escolha dos artistas participantes. Esse já é outro ponto que é tratado com atenção pela proponente, já que os serviços essenciais (coordenação do projeto, diretor de produção e assistente de produção) são comandados por mulheres conforme currículo que estão em anexo. Outra atenção que se tem é com a contratação de empresas que possuem em seus quadros colaboradores de diferentes classes sociais, gênero e idades. São ações assim que possibilitam a integração e a oportunidade para que todos tenham a possibilidade de desenvolver seu trabalho e estejam inseridos no mercado de trabalho em especial ao meio cultural. A Praça Loureiro da Silva, local de realização das apresentações, possui todas as condições de acessibilidade como rampas e estacionamento exclusivo nas proximidades. No local terá espaço reservado para portadores de necessidades especiais e idosos, com disponibilidade de cadeiras e locais em frente ao palco. Também será disponibilizada profissional interprete de libras para tradução das apresentações que possuem parte falada e assim possibilitar que as pessoas com deficiência auditiva tenham acesso aos espetáculos. Outra ação que será realizada é a distribuição de material descritivo em braile
Em conclusão, o projeto “GARIBALDI FESTIVAL” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 325.840,00 (trezentos e vinte e cinco mil e oitocentos e quarenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 3,67 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS