Processo nº 01068/2022
Parecer nº 124/2023 CEC/RS
Projeto “PÁSCOA ENCANTADA DE COLINAS - A MAIS DOCE DO VALE - 5ª EDIÇÃO - 2023”.
A Páscoa é um evento ligado a questões da religiosidade que foi tomado, como outros, pelo espírito do consumo. As ações de entretenimento propostas a partir da temática da Páscoa não se integram as Culturas Populares. Dentro dos segmentos das culturas populares não existe um para a Páscoa. Sendo bastante discutível colocar um evento de entretenimento como Cultura Popular. De toda a forma é um tema válido. A proposta de um desfile com a temática da páscoa, com Via Crucis e Coelhinhos é bastante conhecida, porém quanto a iniciativa de reunir atores e atrizes da comunidade para encenar peças temáticas da páscoa é bastante notável. O evento de entretenimento se dá em espaço público acessível, segundo o proponente, e preocupa-se em reservar espaços e acessos para as pessoas com dificuldades de locomoção e com deficiência. Mas não existe um orçamento dedicado aos necessários intérpretes de libras. Nota-se que um valor significativo do projeto é dedicado apenas a estrutura, que mesmo sendo de recursos a prefeitura, denota uma disparidade de valores entre estrutura e recursos destinados aos artistas e equipes de trabalho. O investimento local é satisfatório quando a prefeitura se responsabiliza por um aporte de recursos significativo. O projeto traz recursos da prefeitura e tem carta de intenção de patrocínio garantindo mais de 50% do custo total do projeto, sendo perfeitamente viável. A comemoração da efeméride é oportuna. O evento de entretenimento é muito bem-vindo, para o deleite da comunidade, porém do ponto de vista da construção do pensamento cultural da comunidade, não é totalmente relevante. Por tudo conduzo o projeto para aprovação com nota: 4,69
Em conclusão, o projeto “PÁSCOA ENCANTADA DE COLINAS - A MAIS DOCE DO VALE - 5ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 162.575,00 (cento e sessenta e dois mil e quinhentos e setenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 25 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS