Processo nº 01141/2022
Parecer nº 154/2023 CEC/RS
Projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto IlluminArte propõe quatro apresentações do Espetáculo Illumina, circulando por cidades gaúchas, proporcionando acesso à cultura de forma gratuita. Nesse espetáculo o Coral Illumina e músicos instrumentistas integrantes da Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresentam um belo repertório que contempla dez idiomas.
O repertório do Coral Illumina envolve dez idiomas, sendo português, inglês, francês, japonês, alemão, italiano, espanhol, latim, aramaico e chinês. O Coral foi formado em 2014, pela regente Juliana Pires e pelo violonista Matheus Lopes, na EMEF Duque de Caxias, em Santa Maria, e mais tarde o projeto social abriu as portas para mais quatro escolas. O principal objetivo do trabalho foi educar culturalmente as crianças, apresentando novos estilos musicais, corais e compositores como: Chico Buarque, Giuseppe Verdi, Beto Pires, Les Choristes, entre outros.
25 integrantes do Coral Illumina, entre crianças, adolescentes e adultos provenientes de diferentes escolas públicas de Santa Maria, acompanhados por alguns integrantes da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, fundamentando assim, o poder integrador e transformador que música possui. A grande importância do espetáculo está em levar aos palcos de quatro cidades, o resultado do trabalho dos alunos integrantes do Coral Illumina, realizado nos últimos oito anos, e mostrar para as localidades escolhidas o potencial artístico no campo da educação musical com o canto coral.
Promove a democratização de acesso pela sua gratuidade, realizado em locais de fácil acesso e, ainda, será disponibilizado vídeo das apresentações no canal do Youtube da proponente, facilitando o acesso às ações culturais e também formação de novas plateias. O projeto contempla a pluralidade de gênero e raça nas equipes artística e técnica. As atividades serão realizadas em locais adequados para cumprir as exigências legais de acessibilidade física. Haverá profissionais preparados para orientar, conduzir e guiar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local permitirá a estas pessoas, bem como seus acompanhantes, visualizar e participar das apresentações com a mesma qualidade das demais. Para facilitar o acesso ao conteúdo, contará com interprete de libras. Todas as ações do projeto serão amplamente divulgadas por meio da mídia espontânea e mídia paga.
Em conclusão, o projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 142.065,00 (cento e quarenta e dois mil e sessenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 24 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS