Processo n.º 00097/2023
Parecer n.º 312/2023 CEC/RS
Projeto “VINHOS DO BRASIL - 1ª EDIÇÃO - 2022”.
O projeto “VINHOS DO BRASIL” tem como objetivo geral “retratar o universo dos pequenos produtores de vinhos do Brasil, demostrando a qualidade desta bebida e, também, a sua conexão com a história e com a cultura brasileira”. Segundo o proponente, a história da produção e do consumo do vinho reporta-se aproximadamente a 6.000 anos antes de Cristo, tendo ao longo deste tempo, diversas narrativas históricas, religiosas e pagãs, que contêm a presença do vinho. Afirma que “no imaginário popular o vinho é uma bebida sagrada que faz parte das mais distintas culturas ao redor do mundo”; simbolismo que é mantido de forma ritualística em muitas nações até os dias atuais. No Brasil o vinho acompanha os “diferentes fluxos de colonização desde a chegada dos portugueses”, portanto, “o vinho poderia ser visto como uma bebida de forte conexão com a cultura brasileira ao longo de toda a sua formação”. A vinicultura tornou-se ao longo do tempo uma cultura compensadora e economicamente viável, tendo o Sul do país se destacado como produtor de “muitos dos melhores vinhos brasileiros”. O projeto pretende contar a história do vinho no Brasil “através da perspectiva de pequenos produtores, que criam vinhos incríveis, mas ainda pouco conhecidos”. Destaca ainda que “o motivo desde projeto existir é centralizado na relevância da produção de vinhos brasileiros, com alta qualidade, versus o baixo reconhecimento do mesmo por brasileiros”. Ressaltando, que o projeto será realizado em forma de série audiovisual documental com 5 episódios, sendo que cada um deles apresentará, com bom humor, uma pequena vinícola “revelando suas singularidades e desconstruindo padrões para desburocratizar a experiência das pessoas com o vinho”, além de ter uma abordagem na perspectiva e percepções de quem mais entende da bebida: o seu produtor. O percurso dos relatos de “cada produtor será o elo que unirá as histórias apresentadas em uma só narrativa”, com qualidade técnica e linguagem acessível, a fim de “desenvolver um papel fundamental na valorização da produção de vinho nacional, bem como no fortalecimento das pequenas vinícolas brasileiras”. Também destaca que “existe uma forte conexão identitária entre os vinhos e a cultura brasileira”.
O projeto, na sua Apresentação e Conceituação Temática, descreve a abordagem que pretende empregar para a sua execução, gravitando entre o universo de uma concepção estética e o apelo comercial em prol do consumo da produção vinícola. Sendo assim, compromete sua nota com relação ao quesito da Originalidade e Inovação Estética, pois deixa dúvidas se realmente pretende fazer uma série documental, ou uma série com apelo comercial.
O projeto afirma o seu desejo de criar reconhecimento identitário, o fortalecimento da vitivinicultura nas regiões que serão retratadas na série e a possibilidade de novas conexões entre outras regiões. Porém, não apresenta de forma concreta as ações específicas no campo da diversidade étnica, de gênero ou de orientação sexual. O que compromete os itens da pluralidade e inclusão. Como medidas de acessibilidade prevê os recursos de libras e legendas.
No que tange a Democratização do Acesso, o projeto apresenta os recursos de acessibilidade e a produção de uma linguagem clara, objetiva e de fácil compressão da temática abordada aos diferentes públicos. Em suas metas coloca que a exibição da série será comercializada com um Canal de TV nacional, mas não informa qual canal e nem se ele é de TV aberta ou por assinatura. Porém, se compromete em realizar mostras com entrada gratuitas e abertas ao público nas cidades onde a série for gravada, bem como a participação em festivais e eventos voltados a séries.
Quanto a Distribuição de Valores, o proponente apresenta uma Planilha de Custos coerente com o projeto apresentado, e traz em anexo os currículos dos principais profissionais envolvidos na execução do projeto. Destacamos que não informa o tempo de duração aproximado de cada episódio, o que seria recomendado para tal projeto.
O projeto não apresenta Investimento Local/Próprio, dependendo 100% dos recursos do Sistema Pró-Cultura/LIC-RS.
O projeto não apresenta Carta de Intenção de Patrocínio, o que não é mais exigido pela IN 01/2023, mas recomendamos que a mesma seja sempre anexada, quando houver. No histórico do proponente verifica-se que o mesmo teve um projeto aprovado no ano de 2019 e que não houve captação de recursos, resultando no seu arquivamento, o que compromete a avaliação no quesito viabilidade.
A proposição por trazer em seu escopo algumas fragilidades que já foram apontadas neste parecer é considerado parcialmente relevante, pois mesmo com elas consegue apresentar um certo legado as comunidades que participaram das gravações e/ou receberão as exibições das mostras audiovisuais.
Por atender de forma parcial as dimensões simbólicas, cidadã e econômica, o projeto é considerado parcialmente oportuno.
Em conclusão, o projeto “VINHOS DO BRASIL - 1ª EDIÇÃO - 2022” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 180.800,00 (cento e oitenta mil e oitocentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de abril de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00097/2023
Parecer nº 312/2023 CEC/RS
O projeto “VINHOS DO BRASIL” tem como objetivo geral “retratar o universo dos pequenos produtores de vinhos do Brasil, demostrando a qualidade desta bebida e, também, a sua conexão com a história e com a cultura brasileira”. Segundo o proponente, a história da produção e do consumo do vinho reporta-se aproximadamente a 6.000 anos antes de Cristo, tendo ao longo deste tempo, diversas narrativas históricas, religiosas e pagãs, que contêm a presença do vinho. Afirma que “no imaginário popular o vinho é uma bebida sagrada que faz parte das mais distintas culturas ao redor do mundo”; simbolismo que é mantido de forma ritualística em muitas nações até os dias atuais. No Brasil o vinho acompanha os “diferentes fluxos de colonização desde a chegada dos portugueses”, portanto “o vinho poderia ser visto como uma bebida de forte conexão com a cultura brasileira ao longo de toda a sua formação”. A vinicultura tornou-se ao longo do tempo uma cultura compensadora e economicamente viável, tendo o Sul do pais se destacado como produtor de “muitos dos melhores vinhos brasileiros”. O projeto pretende contar a história do vinho no Brasil “através da perspectiva de pequenos produtores, que criam vinhos incríveis, mas ainda pouco conhecidos”. Destaca ainda que “o motivo desde projeto existir é centralizado na relevância da produção de vinhos brasileiros, com alta qualidade, versus o baixo reconhecimento do mesmo por brasileiros”. Ressaltando, que o projeto será realizado em forma de série audiovisual documental com 5 episódios, sendo que cada um deles apresentará, com bom humor, uma pequena vinícola “revelando suas singularidades e desconstruindo padrões para desburocratizar a experiência das pessoas com o vinho”, além de ter uma abordagem na perspectiva e percepções de quem mais entende da bebida: o seu produtor. O percurso dos relatos de “cada produtor será o elo que unirá as histórias apresentadas em uma só narrativa”, com qualidade técnica e linguagem acessível, a fim de “desenvolver um papel fundamental na valorização da produção de vinho nacional, bem como no fortalecimento das pequenas vinícolas brasileiras”. Também destaca que “existe uma forte conexão identitária entre os vinhos e a cultura brasileira”.
O projeto na sua Apresentação e Conceituação Temática, descreve a abordagem que pretende empregar para a sua execução, gravitando entre o universo de uma concepção estética e o apelo comercial em prol do consumo da produção vinícola. Sendo assim, compromete sua nota com relação ao quesito da Originalidade e Inovação Estética, pois deixa dúvidas se realmente pretende fazer uma série documental, ou uma série com apelo comercial.
No que tange a Democratização do Acesso, o projeto apresenta os recursos de acessibilidade e a produção de uma linguagem clara, objetiva e de fácil compressão da temática abordada aos diferentes públicos. Em suas metas coloca que a exibição da série será comercializada com um Canal de TV nacional, mas não informa qual canal e nem se ele é de TV aberta ou por assinatura. Porém se compromete em realizar mostras com entrada gratuitas e abertas ao público nas cidades onde a série for gravada, bem como a participação em festivais e eventos voltados a séries.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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