Processo n.º 00014/2023
Parecer n.º 234/2023 CEC/RS
Projeto “PROGRAMA EDUCATIVO DO IBERÊ 2023”.
Realização do Programa Educativo do Iberê, uma série de atividades educativas no formato presencial disponibilizadas para o digital, através do núcleo de arte educação da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. As ações estão divididas em três eixos:
1) Eixo Mediação, com visitas guiadas e mediações virtuais aos espaços expositivos da Fundação Iberê Camargo, debatendo temas referentes aos recortes curatoriais em cartaz, além de abordar aspectos arquitetônicos do prédio que abriga a instituição;
2) Eixo Formação: encontros de curadores, artistas e arte educadores com o público visitante, trazendo para o debate temáticas presentes nas exposições em cartaz propondo uma correlação com a arte-educação;
3) Eixo Ações Expandidas: oficinas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias; e laboratórios experimentais no formato digital com proposições práticas e teóricas, nas quais os participantes serão convidados a experimentar o processo de criação de obras de arte e diálogos com os educadores da instituição e artistas convidados.
Mérito Cultural:
Sustentado sobre três eixos:
1) visitas guiadas, onde são abordados os aspectos técnicos e formais das obras, assim como aqueles subjetivos do artista, seu contexto de produção e a relação da curadoria. Também convidar profissionais de outras áreas que estabelecerão conexões com outras áreas de campos do saber. Além de abordar aspectos arquitetônicos do próprio prédio que abriga a instituição;
2) Serão realizadas séries de encontros com curadores para debater temáticas presentes nas exposições em cartaz;
3) O terceiro eixo, das ações expandidas, consiste na realização de oficinas artísticas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias.
A relatoria entende que o tripé onde está montado o projeto apresenta grande relevância para a expansão de conhecimento e interesse pelas Artes Visuais modernas e contemporâneas, em formato híbrido (presencial e virtual) eles permitem o acesso ampliado e indiscriminado de novos interessados e amplia o conhecimento e o fazer de novos públicos, talvez, novos artistas.
O projeto é apresentado com os mínimos 120 dias antecedentes a sua realização. Oferece originalidade e inovação estética ao expandir fazeres artísticos de maneira formadora de novos públicos.
Contribui para geração de renda ao contratar diversos artistas e curadores para desenvolverem os eixos e propõe acessibilidade a diversos públicos, incluindo os com necessidades especiais e oriundos de movimentos sociais (embora não explicite metodologicamente como isso será feito). Alargar as linguagens e conhecimentos das Artes sempre constituirá uma possibilidade de ampliação de sua economia criativa.
Esta perspectiva aparece também na estruturação de equipe interna, fomentando a economia da cultura em grupos de minorias sociais e inclusão social. O acesso é amplo e irrestrito, inclusive no que se refere à acessibilidade física da fundação. É facilmente transitável para pessoas com deficiência e tem-se à disposição cadeiras de rodas para necessidades especiais. O acesso entre cada andar do prédio dá-se por meio de rampas. É previsto interprete de Libras para grupos específicos a serem convidados, de entidades para pessoas com deficiência auditiva.
As visitas mediadas se dão com mediadores, mediante agendamento, nos horários de funcionamento da Fundação (de quinta a domingo, das 14h às 18h). LOCAL: Espaços expositivos da Fundação Iberê / HORÁRIO / PÚBLICO-ALVO: Entre quinta e sexta-feira das 14h às 16h para alunos e professores da rede pública e privada de ensino e nos finais de semana e feriados para o público espontâneo.
A planilha de custos obedece a uma distribuição equilibrada e adequada ao mercado das artes visuais e a sustentação da ocorrência dos três eixos ao longo de seus 6 meses de duração.
O relator entende que o projeto traz uma grande e valiosa contribuição, não somente para as Artes Visuais, como para Artes Integradas, como arquitetura, educação, conhecimento cidadão.
Em conclusão, o projeto “PROGRAMA EDUCATIVO DO IBERÊ 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de março de 2023.
Informe:
Sessão realizada em 24 de fevereiro de 2023
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Berardi, Nicolas Beidacki, Sérgio Correa e Vera Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sérgio Correa e teve como secretário o conselheiro Ben Berardi.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 31/03/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro Presidente do CEC/RS
Programa Educativo do Ibere.CEPC 631
Carta de patrocínio R$ 350.000,00 Valor solicitado: 350.000,00
Período de Realização: 07/06/23 – 07/12/23
Segmento: Artes Integradas
Realização do Programa Educativo do Iberê, uma série de atividades educativas no formato presencial disponibilizadas para o digital, através do núcleo de arte educação da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. As ações estão divididas em três eixos: 1) Eixo Mediação, com visitas guiadas e mediações virtuais aos espaços expositivos da Fundação Iberê Camargo, debatendo temas referentes aos recortes curatoriais em cartaz, além de abordar aspectos arquitetônicos do prédio que abriga a instituição; 2) Eixo Formação: encontros de curadores, artistas e arte educadores com o público visitante, trazendo para o debate temáticas presentes nas exposições em cartaz propondo uma correlação com a arte-educação; 3) Eixo Ações Expandidas: oficinas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias; e laboratórios experimentais no formato digital com proposições práticas e teóricas, nas quais os participantes serão convidados a experimentar o processo de criação de obras de arte e diálogos com os educadores da instituição e artistas convidados.
Mérito Cultural: sustentado sobre três eixos: 1) visitas guiadas, onde são abordados os aspectos técnicos e formais das obras, assim como aqueles subjetivos do artista, seu contexto de produção e a relação da curadoria. Também convidar profissionais de outras áreas que estabelecerão conexões com outras áreas de campos do saber. Além de abordar aspectos arquitetônicos do próprio prédio que abriga a instituição; 2) Serão realizadas séries de encontros com curadores para debater temáticas presentes nas exposições em cartaz; 3) O terceiro eixo, das ações expandidas, consiste na realização de oficinas artísticas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias.
Esta perspectiva aparece também na estruturação de equipe interna, fomentando a economia da cultura em grupos de minorias sociais e inclusão social. O acesso é amplo e irrestrito, inclusive no que se refere à acessibilidade física da fundação. É facilmente transitável para pessoas com deficiência e tem-se à disposição cadeiras de rodas para necessidades especiais. O acesso entre cada andar do prédio dá-se por meio de rampas. É previsto Interprete de Libras para grupos específicos a serem convidados, de entidades para pessoas com deficiência auditiva.
As visitas mediadas se dão com mediadores, mediante agendamento, nos horários de funcionamento da Fundação (de quinta a domingo, das 14h às 18h). LOCAL: Espaços expositivos da Fundação Iberê HORÁRIO / PÚBLICO-ALVO: Entre quinta e sexta-feira das 14h às 16h para alunos e professores da rede pública e privada de ensino e nos finais de semana e feriados para o público espontâneo.
5,00
A reunião foi realizada no dia 24/03, com parecer máximo de aprovação.
O projeto obteve nota 5,00, aprovado por unanimidade, sendo considerado apto a concorrer à priorização.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS