Processo n.º 00128/2023
Parecer n.º 269/2023 CEC/RS
Projeto “TAMOYO - O TIME DE VIAMÃO - 1ª EDIÇÃO”.
Um excelente projeto que propõe construir memória popular, potencializar a história, fortalecer a autoestima da comunidade e registrar momentos comuns ao povo de Viamão. Focar as luzes em um tempo de construção das identidades nacionais, fechando o campo de observação na história da fundação e caminhada do glorioso Tamoyo Futebol Clube de Viamão. O projeto Tamoyo – O Time de Viamão é de fato muito feliz quando valoriza o trabalho árduo dos pesquisadores locais que se debruçaram em suas lidas, visitando as casas das famílias, visitando a memória das pessoas mais antigas, bisbilhotando a caixa das velhas fotografias e recebendo da oralidade a gentileza e a alegria das informações mais queridas, com as quais esses escritores da história construíram valiosas páginas para a memória e deleite dos amantes do esporte, de todo o povo gaúcho e especialmente das gentes de Viamão. O projeto apresenta uma fragilidade técnica quando propõe a comercialização dos exemplares produzidos, porém não apresenta este dado no espaço: “Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços” na tabela final de custos. Anotando que seria interessante acrescentar a intérprete de libras nos eventos de lançamento do livro. Pela importância da proposta e boa apresentação do projeto conduzo a aprovação com a nota: 4,92.
Em conclusão, o projeto “TAMOYO - O TIME DE VIAMÃO - 1ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 155.590,00 (cento e cinquenta e cinco mil e quinhentos e noventa reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 03 de abril de 2023.
Análise do Recurso:
O proponente reconhece o destaque feito pela Comissão 1 e propõe solução alegando a IN 01, de 01 de fevereiro de 2023, da SEDAC RS, que diz que após a aprovação e priorização do projeto pelo CEC está prevista a etapa de ADEQUAÇÃO TÉCNICA, conforme o artigo 23 da referida normativa e seus parágrafos. Neste momento é plenamente viável realizar a adequação sugerida pela análise do CEC sem prejuízo algum para o projeto e sua realização, ou mesmo para o erário público. O proponente promete inserir o recurso de comercialização no campo devido e incluir a intérprete de libra nas ações de lançamentos propostas. Sendo desta forma conduzo este projeto as próximas etapas do processo com a Nota Máxima. Nota 5,0.
Porto Alegre, 27 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de abril de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00128/2023
Parecer nº 269/2023 CEC/RS
Um excelente projeto que propõe construir memória popular, potencializar a história, fortalecer a auto estima da comunidade e registrar momentos comuns ao povo de Viamão. Focar as luzes em um tempo de construção das identidades nacionais, fechando o campo de observação na história da fundação e caminhada do glorioso Tamoyo Futebol Clube de Viamão. O projeto Tamoyo – O Time de Viamão é de fato muito feliz quando valoriza o trabalho árduo dos pesquisadores locais que se debruçaram em suas lidas, visitando as casas das famílias, visitando a memória das pessoas mais antigas, bisbilhotando a caixa das velhas fotografias e recebendo da oralidade a gentileza e a alegria das informações mais queridas, com as quais esses escritores da história construíram valiosas páginas para a memória e deleite dos amantes do esporte, de todo o povo gaúcho e especialmente das gentes de Viamão. O projeto apresenta uma fragilidade técnica quando propõe a comercialização dos exemplares produzidos, porém não apresenta este dado no espaço: “Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços” na tabela final de custos. Anotando que seria interessante acrescentar a intérprete de libras nos eventos de lançamento do livro. Pela importância da proposta e boa apresentação do projeto conduzo a aprovação com a nota: 4,92.
Sessão realizada dia 03 de abril de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS