Processo n.º 00078/2023
Parecer n.º 309/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO - 51ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2023 tem como objetivo geral “Realizar o 51º Festival de Cinema de Gramado no período de 11 a 19 de agosto de 2023” e na sua Conceituação Temática apresenta-se como “uma mostra internacional de cinema com atenção especial ao cinema gaúcho, brasileiro e latino-americano”. O festival em 2023 chega em sua 51ª Edição, sendo um dos mais importantes Festivais de Cinema da América Latina, tendo como atrações principais seis Mostras Competitivas de filmes, sendo de: longa-metragem brasileiros, longa-metragem estrangeiros, longa-metragem gaúchos, curta-metragem brasileiros, curta-metragem gaúchos e longa-metragem documentários brasileiros. Ainda realiza outras mostras não competitivas como: Cinema nos Bairros, Mostra Acessível, Mostra Educavídeo e Reprises, além de proporcionar outras atividades paralelas como o Gramado Film Market e as tradicionais homenagens. Demostra-se um festival plural e preocupado com a difusão do cinema, a formação de plateia, o incentivo à produção audiovisual, além de promover as mais variadas trocas entre os diversos profissionais que compõem as equipes de produção cinematográficas.
Com relação ao quesito da Originalidade e Inovação Estética, convêm observar que o festival em suas mostras competitivas prima por obras inéditas, ou seja, que ainda não tenham sido exibidos publicamente em salas comerciais. Sabemos o quão difícil é, em um evento tão longevo como o Festival de Cinema de Gramado, manter-se original e propor inovação estética em sua programação. Porém, cabe salientar que o festival ao dar “janela” para obras cinematográficas que recém saíram dos estúdios de finalização, o festival promove originalidade e inovação, pois permite aos realizadores a aproximação antecipada de suas obras com o público consumidor do cinema.
O projeto, por se tratar de linguagem específica do audiovisual, apresenta pluralidade ao propor a realização de diferentes mostras competitivas e não competitivas, dando oportunidade de exibição a obras de diferentes metragens, formatos, gêneros, de origens (gaúchos, brasileiros e latino-americanos) e recursos de acessibilidade. Também é plural quando recebe durante sua realização um enorme número de profissionais que compõem as diversas equipes de produção fílmicas.
Como medidas de acessibilidade apresenta: a realização da Mostra Acessível no site do festival com exibição de três filmes com recursos de acessibilidade plena (LIBRAS, audiodescrição e legendagem descritiva); sessão de abertura e encerramento com tradução em LIBRAS; exibição de um filme da mostra competitiva com audiodescrição; e os locais de realização das mostras (Palácio dos Festivais e Teatro Elisabeth Rosenfeld) contam com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. O quesito da inclusão está contemplado quando o festival promove as mostras Acessível, Cinema nos Bairros, Educavídeo e Reprises, dando acesso amplo aos mais diversos públicos.
No que tange a Democratização do Acesso e Gratuidade, o projeto apresenta a troca de ingressos por 2Kg de alimento não perecível para as Mostras Competitivas realizadas a noite no Palácio dos Festivais e 4kg de alimento para a noite de entrega dos Kikitos. Porém, realiza a Mostra Reprise no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com entrada franca, onde são exibidos os filmes que participaram da Mostra Competitiva da noite anterior. As demais atividades do festival são gratuitas.
Quanto a Distribuição de Valores, o proponente ressalta que o evento “contará com cerca de 400 pessoas envolvidas desde a produção interna e externa”, sendo “que 60% do orçamento do 51º Festival de Cinema de Gramado é investido diretamente na região, considerando-se a contratação de empresas locais como: agência de criação, transporte aérea, brigadistas locais, rede hoteleira, equipe de informática, limpeza, cenografia, segurança, receptivo, alimentação e comunicação visual”. Observando a Planilha de Custos percebe-se que há um equilíbrio financeiro com relação as diferentes funções e atividades elencadas, salienta-se que há Cartas de Anuência dos principais profissionais envolvidos na execução do projeto, bem como descrição de suas atribuições.
Com relação ao Investimento Local/Próprio, o proponente apresenta os valores de: R$ 1.818.200,00 de receitas originárias da Prefeitura de Gramado, com índice de 41,44% do valor do projeto; R$ 1.569.301,59 de receitas originárias do MinC, com índice de 35,77% e com projeto já pré-aprovado; e solicita R$ 1.000.000,00 para o Financiamento do Sistema LIC RS, um índice de 22,79% do total do orçamento previsto para a sua execução. Estes índices são considerados plenamente satisfatório para o quesito em análise.
O projeto não apresenta Carta de Intenção de Patrocínio, mas contém Carta de Anuência do Captador, na qual informa que atua junto a captação de patrocínio da Claro, onde estima o valor R$ 100.000,00 para sua remuneração de 10% em relação ao valor patrocinado, deixando a entender que o patrocínio da empresa será confirmado “mediante aprovação e captação junto ao Sistema Pró-Cultura RS”. Também possui Carta de Anuência da Gramadotur - Autarquia Municipal de Turismo de Gramado, que declara ciência da apresentação do projeto junto ao Sistema Pro-Cultura RS e cópia da Ata de Licitação do proponente. O histórico do proponente é plenamente satisfatório, pois em seus projetos anteriormente aprovados no sistema Pro-Cultura/LIC-RS possui um ótimo nível de captação e execução. Em relação ao seu planejamento logístico, também é plenamente satisfatório, o que torna o projeto plenamente viável.
A proposição traz em anexo Carta de Recomendação do Conselho Municipal de Cultura de Gramado afirmando que o projeto é recomendado e tem o fim de “valorizar a produção artística ampla e diversa brasileira, através de sua ampla programação de mercado, formação e network”. Por essa questão e as demais já esplanadas nesse parecer, o projeto é considerado de extrema Relevância.
Por trazer uma proposta bem fundamentada e equilibrada em relação às dimensões simbólicas, cidadã e econômica; por promover, difundir, ser plural, proporcionar formação de linguagem e de plateia, incentivar a produção do audiovisual gaúcho, brasileiro e latino-americano, além de promover a troca de experiências entre os profissionais do cinema, o projeto é considerado plenamente oportuno.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO - 51ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 13 de abril de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00078/2023
Parecer nº 309/2023 CEC/RS
O projeto FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2023 tem como objetivo geral “Realizar o 51º Festival de Cinema de Gramado no período de 11 a 19 de agosto de 2023” e na sua Conceituação Temática apresenta-se como “uma mostra internacional de cinema com atenção especial ao cinema gaúcho, brasileiro e latino-americano”. O festival em 2023 chega em sua 51ª Edição sendo um dos mais importantes Festivais de Cinema da América Latina, tendo como atrações principais seis Mostras Competitivas de filmes, sendo de: longa-metragem brasileiros, longa-metragem estrangeiros, longa-metragem gaúchos, curta-metragem brasileiros, curta-metragem gaúchos e longa-metragem documentários brasileiros. Ainda realiza outras mostras não competitivas como: Cinema nos Bairros, Mostra Acessível, Mostra Educavídeo e Reprises, além de proporcionar outras atividades paralelas como o Gramado Film Market e as tradicionais homenagens. Demostra-se um festival plural e preocupado com a difusão do cinema, a formação de plateia, o incentivo à produção audiovisual, além de promover as mais variadas trocas entre os diversos profissionais que compõem as equipes de produção cinematográficas.
Com relação ao Investimento Local/Próprio, o proponente apresenta os valores de: R$ 1.818.200,00 de receitas originárias da Prefeitura de Gramado, com índice de 41,44% do valor do projeto; R$ 1.569.301,59 de receitas originárias do MinC, com índice de 35,77 % e com projeto já pré-aprovado; e solicita R$ 1.000.000,00 para o Financiamento do Sistema LIC RS, um índice de 22,79% do total do orçamento previsto para a sua execução. Estes índices são considerados plenamente satisfatório para o quesito em análise.
Por trazer uma proposta bem fundamentada e equilibrada em relação as dimensões simbólicas, cidadã e econômica; por promover, difundir, ser plural, proporcionar formação de linguagem e de plateia, incentivar a produção do audiovisual gaúcho, brasileiro e latino-americano, além de promover a troca de experiências entre os profissionais do cinema, o projeto é considerado plenamente oportuno.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO - 51ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 4.387.501,59 (quatro milhões, trezentos e oitenta e sete mil, quinhentos e um reais e cinquenta e nove centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS