Processo nº 00258/2023
Parecer nº 474/2023 CEC/RS
Projeto “COMEMORAÇÃO DO BICENTENARIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ AO BRASIL 2023” .
“São Leopoldo é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Localizado na Região metropolitana de Porto Alegre, foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874”. É a segunda vez que o proponente apresenta este projeto e continua com o erro de apontar São Leopoldo como se fosse Canoas, sendo que tal erro já foi apontado na primeira apresentação. Como se trata de um evento de comemoração de data festiva tão importante, deveria ter maior cuidado na apresentação. Na dimensão econômica não está citado quais são as formas efetivas de valorização econômica das atividades culturais. “7.1 Objetivo Geral A identidade cultural, cria laços que ligam certos elementos a povos específicos. A preservação dessa identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado. Através deste projeto cultural criar uma programação que vise complementar o conhecimento da diversidade cultural do nosso país e consequentemente formar um cidadão crítico e criativo”. Só que não há diversidade no projeto. É inquestionável a contribuição alemã para o estado, mas e a miscigenação? Poderia ter samba, capoeira, mostra de artesanato indígena, por exemplo, mas o projeto não cita nenhuma dessas alternativas. Cita apenas uma feira de artesanato e Culinária típica alemã, mas não inclui os valores no plano de comercialização. A distribuição dos valores também apresenta distorções: na contratação de fotógrafo. R$ 13.500,00.; para a apresentação do Teatro fantomini: três apresentações, onde cada uma consta 5 mil mas no total está 30 mil; a instalação de camarins no custo de R$ 30 mil. Por fim, não estão descritas ações de inclusão e atendimento especializado para pessoas com necessidades especiais.
Em conclusão, o projeto “COMEMORAÇÃO DO BICENTENARIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ AO BRASIL 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 15 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 16 de junho de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,58 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS