Processo n.º 00016/2023
Parecer n.º 200/2023 CEC/RS
Projeto “COXILHA NATIVISTA - 43ª EDIÇÃO - 2023”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Simbólica - Projeto em conformidade com a dimensão simbólica. O Festival contemplará diversas atividades da música tradicionalista gaúcha e em especial Santa Cruz.
Originalidade e Inovação Estética - Apresenta inovação cultural ao trazer a Coxilha Vais às Ruas e a Coxilha dos Idosos, propondo atividades também junto as crianças nas escolas e com idosos nos bairros. Apresenta plano pedagógico, o que é louvável.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, acessibilidade e inclusão - Conforme o proponente, o local “obedece às normas de segurança, bem como de acessibilidade física, haverá acomodação para que idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais possam aproveitar o evento de forma segura e confortável”. Contará com tradutor de libras junto as ações do projeto.
Democratização do Acesso / Gratuidade - Como forma de democratização da participação social, o projeto prevê: entrada gratuita a todos os interessados.
Dimensão Econômica:
Distribuição dos Valores - Apresenta regular distribuição de valores. Projeto propicia geração de renda e trabalho junto aos profissionais e comunidade envolvida. Excessivas rubricas sem fornecedor definido.
Investimento Local / Próprio - Projeto apresenta apoio financeiro da Prefeitura de valor respeitável. Não menciona outros apoios.
Relevância: É um projeto relevante por fomentar a cultura tradicionalista. Festival de grande expressão local, regional e internacional. Apresenta anuência da prefeitura municipal.
Oportunidade: Proponente tem histórico de projetos realizados. Projeto bem elaborado e com todos os requisitos para ser realizado.
Viabilidade: Evento relevante para a comunidade de Cruz Alta e nosso estado. Carta de Intenção de Patrocínio e apoio público. Plano pedagógico e equipe com experiência de um festival de mais de 40 anos.
O projeto apresenta proposta relevante de um festival de música tradicionalista, enaltecendo e dando continuidade à cultura gaúcha. Cabe ao Estado estar presente, sendo necessário fomentar as ações afirmativas para a manutenção e preservação das tradições locais e do Estado. Projeto em conformidade na sua dimensão simbólica, atende a relevância e compromisso de fomentar um evento que a mais de 40 anos é realizado de forma ininterrupta. O projeto apresenta proposta adequada de gratuidade e inclusão em face ao que se propõe.
Em conclusão, o projeto “COXILHA NATIVISTA - 43ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 399.662,00 (trezentos e noventa e nove mil e seiscentos e sessenta e dois reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de março de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 09 de março de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Andrea Peres Barboza, Neimar Pires Rodrigues, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00016/2023
Parecer nº 200/2023 CEC/RS
Projeto “COXILHA NATIVISTA - 43ª EDIÇÃO - 2023” .
Conceituação Temática - Projeto em conformidade com a dimensão simbólica. O Festival contemplará diversas atividades da música tradicionalista gaúcha e em especial Santa Cruz.
Originalidade e Inovação Estética - Apresenta inovação cultural ao trazer a Coxilha Vais às Ruas e a Coxilha dos Idosos propondo atividades também junto as crianças nas escolas e com idosos nos bairros. Apresenta plano pedagógico o que é louvável.
Pluralidade, acessibilidade e inclusão - Conforme o proponente o local “obedece às normas de segurança, bem como de acessibilidade física, haverá acomodação para que idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais possam aproveitar o evento de forma segura e confortável”. Contará com tradutor de libras junto as ações do projeto.
Democratização do Acesso / Gratuidade - Como forma de democratização da participação social o projeto prevê: Entrada gratuita a todos os interessados.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS