Processo n.º 00086/2023
Parecer n.º 251/2023 CEC/RS
Projeto “CORPOS QUE FALAM - 4º EDIÇÃO - 2023”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - Oferece aos alunos da rede pública de ensino a oportunidade da experiência artística, aliada a sua formação escolar. Por meio da linguagem da DANÇA MODERNA, tendo como argumento os textos literários LARVA NO CORPO e CADEIAS SOCIAIS, serão realizadas atividades formativas, como aulas de Dança Moderna e ensaios. Os produtos ofertados pelo projeto estão em conformidade às atividades propostas e são os seguintes; apresentação do Espetáculo Larvas no Corpo, produção de livro físico e e-book, vídeo com imagens do Espetáculo (com áudio descrição). O projeto reúne trabalhadores da cultura diversificados, oferecendo uma experiência artística integral, dialogando com outros segmentos. Nas atividades formativas propõe o desenvolvimento da Linguagem da DANÇA MODERNA, aliada a literatura, música e teatro. O projeto 4ª edição de CORPOS QUE FALAM contempla plenamente o quesito.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto alia a DANÇA MODERNA e todo processo da construção artística (que envolve a criação da obra) e oferece esta experiência aos estudantes do ensino médio, preenchendo uma lacuna, mitigando a carência da arte nas escolas públicas que participam do projeto. Além deste aspecto, vale salientar a metodologia adotada nas aulas e a realização das oficinas deste projeto de Arte- Educação, que transforma cada participante em protagonista da construção e interpretação de sua partitura corporal – INTÉRPRETES CRIADORES. Oferece um mergulho na linguagem da Dança Moderna, faz uma abordagem ao trabalho, técnica e metodologia dos grandes nomes desta arte, tais como; Martha Graham, Grotovsky, Eugenio Braba, entre outros descritos na planilha de metodologia e planos de aula. O projeto é desenvolvido em parceria com os professores da rede pública, transformando-os em participantes ativos do processo artístico. Propõe uma nova alternativa de dança, diversificando as opções normalmente restritas aos grupos de danças tradicionalistas nas escolas públicas.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O cadastramento dos participantes será realizado em parceria com os professores das escolas, para bem atenderem aos mais necessitados e interessados em participar do projeto. Existe a preocupação de priorização de PCDs intelectual e múltiplas, pois entendem que a dança possui um grande potencial inclusivo, somos todos corpos em expressão, sem distinção. A Dança Moderna carrega na sua essência a inclusão, foi a busca por uma nova forma de expressão e liberdade, rompendo paradigmas. As oficinas e espetáculos serão gratuitos. Além destas ações estão previstas ainda, a produção de vídeos com imagens do Espetáculo, com áudio descrição e e-books, com distribuição gratuita. As atividades serão realizadas em escolas da rede pública, espaços democráticos por excelência, portanto considero satisfeito o quesito pluralidade e inclusão.
Democratização do Acesso / Gratuidade - As oficinas e espetáculos são gratuitos. Serão produzidos vídeos com áudio descrição e e-books, também com distribuição gratuita. As oficinas e espetáculos serão realizados nas escolas, ambientes que fazem parte do dia a dia dos estudantes, pois já o frequentam normalmente, presume-se que seja acessível a todos. Como as atividades serão realizadas em escolas da rede pública, espaços democráticos por excelência, e direcionado aos estudantes na sua maioria de baixa renda, na faixa de 14 a 16 anos, considero satisfeito satisfaz o quesito democratização/acesso.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto possui orçamento modesto, será executado em 6 meses, e apresenta a planilha de custos bem distribuídas. As rubricas de atividades artísticas e culturais são as maiores, valorizando assim o trabalhador da arte e da cultura. As rubricas dos fornecedores estão em conformidade às atividades propostas.
Investimento Local/Próprio - Não possui, considero atendido o quesito, para não penalizar o pequeno proponente, com base na nova IN 01/2023, que desobriga a apresentação de investimento local/próprio.
Relevância: O projeto CORPOS QUE FALAM, está amparado no preconizado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada a preservação da natureza.” Este projeto é relevante, pois supre a carência da arte no currículo escolar, como importante ferramenta de formação de cidadania, consciência social questionadora e pensante, aspectos fundamentais para a construção e desenvolvimento de uma sociedade mais humana e com menos desigualdade. Levar arte e cultura para dentro das escolas da rede pública é urgente.
Oportunidade: Considero oportuno o projeto CORPOS QUE FALAM, pois se trata de um projeto que justifica plenamente o emprego da verba pública, está direcionado aos estudantes do ensino médio e reverte totalmente à rede pública de ensino, deficiente na entrega de ensino de qualidade, consequência dos anos consecutivos de desamparo e sucateamento que vêm enfrentando. Auxilia no cumprimento do papel de mitigar os efeitos da carência de arte nestes espaços. Além disso, contempla a DANÇA, um dos segmentos que menos recebe incentivos para seu desenvolvimento e fortalecimento. CORPOS QUE FALAM, foge totalmente de um formato de projeto que cada vez mais inunda os editais da LIC: as feiras e festejos, que tem como objetivo principal gerar negócios e alavancar vendas, e por isso, são autossustentáveis.
Viabilidade: Esta será a 4ª edição do projeto CORPOS QUE FALAM, o que demonstra a capacidade de execução do proponente. O cronograma está claro e bem organizado. Trata-se de um projeto de orçamento modesto e execução simples. Com a desobrigação de patrocínio da nova IN, considero que o projeto contempla plenamente o quesito viabilidade.
Após a análise de CORPOS QUE FALAM, concluo que mesmo possuindo um orçamento modesto e de simples execução, trata-se de um projeto de extrema relevância, pois leva arte, sobre tudo, a DANÇA, segmento que recebe pouco reconhecimento e incentivos, dialogando com outras estéticas, para dentro das escolas públicas. É um projeto estritamente de ARTE-EDUCAÇÃO, que merece olhar, atenção e incentivo especiais. O projeto está bem-apresentado, com texto claro, possui um detalhado plano de aula e os anexos estão completos, satisfazendo a compreensão do mesmo.
Em conclusão, o projeto “CORPOS QUE FALAM - 4º EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 87.179,00 (oitenta e sete mil e cento e setenta e nove reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Processo nº 00086/2023
Parecer nº 251/2023 CEC/RS
Projeto “CORPOS QUE FALAM - 4º EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão Simbolica:
Conceituação Temática - Oferece aos alunos da rede pública de ensino a oportunidade da experiência artística, aliada a sua formação escolar. Por meio da linguagem da DANÇA MODERNA, tendo como argumento os textos literários LARVA NO CORPO e CADEIAS SOCIAIS, serão realizadas atividades formativas, como aulas de Dança Moderna e ensaios. Os produtos ofertados pelo projeto estão em conformidade às atividades propostas e são os seguintes; apresentação do Espetáculo Larvas no Corpo, produção de livro físico e ebook, vídeo com imagens do Espetáculo (com áudio descrição). O projeto reúne trabalhadores da cultura diversificados, oferecendo uma experiência artística integral, dialogando com outros segmentos. Nas atividades formativas propõe o desenvolvimento da Linguagem da DANÇA MODERNA, aliada a literatura, música e teatro. O projeto 4ª edição de CORPOS QUE FALAM contempla plenamente o quesito.
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O cadastramento dos participantes será realizado em parceria com os professores das escolas, para bem atenderem aos mais necessitados e interessados em participar do projeto. Existe a preocupação de priorização de PCDs intelectual e múltiplas, pois entendem que a dança possui um grande potencial inclusivo, somos todos corpos em expressão, sem distinção. A Dança Moderna carrega na sua essência a inclusão, foi a busca por uma nova forma de expressão e liberdade, rompendo paradigmas. As oficinas e espetáculos serão gratuitos. Além destas ações estão previstas ainda, a produção de vídeos com imagens do Espetáculo, com áudio descrição e ebooks, com distribuição gratuita. As atividades serão realizadas em escolas da rede pública, espaços democráticos por excelência, portanto considero satisfeito o quesito pluralidade e inclusão.
Democratização do Acesso / Gratuidade - As oficinas e espetáculos são gratuitos. Serão produzidos vídeos com áudio descrição e ebooks, também com distribuição gratuita. As oficinas e espetáculos serão realizados nas escolas, ambientes que fazem parte do dia a dia dos estudantes, pois já o frequentam normalmente, presume-se que seja acessível a todos. Como as atividades serão realizadas em escolas da rede pública, espaços democráticos por excelência, e direcionado aos estudantes na sua maioria de baixa renda, na faixa de 14 a 16 anos, considero satisfeito satisfaz o quesito democratização/acesso.
Relevância: O projeto CORPOS QUE FALAM, está amparado no preconizado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada a preservação da natureza.” Este projeto é relevante pois supre a carência da arte no currículo escolar, como importante ferramenta de formação de cidadania, consciência social questionadora e pensante, aspectos fundamentais para a construção e desenvolvimento de uma sociedade mais humana e com menos desigualdade. Levar arte e cultura para dentro das escolas da rede pública é urgente.
Oportunidade: Considero oportuno o projeto CORPOS QUE FALAM, pois trata-se de um projeto que justifica plenamente o emprego da verba pública, está direcionado aos estudantes do ensino médio e reverte totalmente à rede pública de ensino, deficiente na entrega de ensino de qualidade, consequência dos anos consecutivos de desamparo e sucateamento que vêm enfrentando. Auxilia no cumprimento do papel de mitigar os efeitos da carência de arte nestes espaços. Além disso, contempla a DANÇA, um dos segmentos que menos recebe incentivos para seu desenvolvimento e fortalecimento. CORPOS QUE FALAM, foge totalmente de um formato de projeto que cada vez mais inunda os editais da LIC: as feiras e festejos, que têm como objetivo principal gerar negócios e alavancar vendas, e por isso, são auto sustentáveis.
Após a análise de CORPOS QUE FALAM, concluo que mesmo possuindo um orçamento modesto e de simples execução, trata-se de um projeto de extrema relevância, pois leva arte, sobre tudo a DANÇA, segmento que recebe pouco reconhecimento e incentivos, dialogando com outras estéticas, para dentro das escolas públicas. É um projeto estritamente de ARTE-EDUCAÇÃO, que merece olhar, atenção e incentivo especiais. O projeto está bem apresentado, com texto claro, possui um detalhado plano de aula e os anexos estão completos, satisfazendo a compreensão do mesmo.
Em conclusão, o projeto “CORPOS QUE FALAM - 4º EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 87.179,00 (oitenta e sete mil e cento e setenta e nove reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Presidente do CEC/RS
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