Processo n.º 00063/2023
Parecer n.º 258/2023 CEC/RS
Projeto “BAILE DAS CODORNAS DE CAMPESTRE DA SERRA - 7ª EDIÇÃO - 2023”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O presente projeto fomenta à produção e/ou salvaguarda de bens culturais, a valorização das manifestações culturais locais, todavia, a proposta está intimamente ligada a área culinária e a metodologia não traz de forma clara como estes aspectos do projeto serão trabalhados com o público que não estará no jantar de adesão, o que desconecta o artístico do cultural.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto trata de um jantar típico regional com atrações artísticas (coral, animação e baile), neste caso não apresentando grande originalidade e inovação estética. Não foi encontrado no projeto anexo que trouxesse histórico das outras edições, para que desta forma fosse possível buscar análise deste critério dentro desta nova proposta.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A proponente descreve que a local é dotado de meios de acessibilidade, no entanto, não manifesta preocupação para inserção das pessoas com necessidade especial, não foram encontradas ações práticas como intérprete de libras, por exemplo. A previsão de acesso de todos os tipos de público, não é preocupação com medidas inclusivas, pois trata de forma simples e genérica ações que precisam ser a preocupação do(a) proponente, com manifestação clara de como estas ações serão promovidas.
Democratização do Acesso / Gratuidade - As atrações artísticas serão oferecidas de forma gratuita, no entanto, não há uma previsão de público a ser beneficiado, tendo em vista que parte do projeto está vinculado a um jantar por adesão, que também se beneficiara das atrações artísticas, neste caso mediante pagamento pelo jantar, não ficando claro os percentuais de público em cada etapa do projeto, vale lembrar que a IN 01/2023 não permite projetos particionados. Desta forma há de considerar todos os aspetos do projeto.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto apresenta uma planilha de custo equilibrada.
Investimento Local/Próprio - Ha a previsão de investimento de R$ 3.000,00 por parte da prefeitura local, 3,70% do valor total pleiteado. A menção de um jantar por adesão, com recursos revertidos para a capela Nossa Senhora das Graças, sem que sejam previstos os valores a serem arrecadados. Entendo que, o nome do projeto está diretamente relacionado ao jantar e ao baile, desta forma seria necessário o registro destes recursos financeiros.
Relevância: O evento “baile das Codornas de Campestre da Serra” está em sua sétima edição, o que comprova a importância para sua comunidade.
Oportunidade: As dimensões simbólica e econômica não estão atendidas de pleno, o comprometimento do planejamento, com base no período de execução pós-aprovação com base na IN 01/2023, não possibilitam a nota máxima neste quesito.
Viabilidade: Por já ser um projeto consagrado na comunidade onde está inserido e mesmo não sendo necessária a apresentação de carta de patrocínio, a mesma está anexa com intenção de patrocínio com valor total do projeto, demonstram total viabilidade do projeto.
O projeto “Baile das Codornas de Campestre da Serra - 7 a edição – 2023”, traz as caraterísticas da cultura comunitária, sua valorização e projeção, todavia há necessidade de uma especial atenção a preocupações necessárias para uma melhor avaliação, a manifesta preocupação acessibilidade e inclusão são critérios levados em conta na avaliação dos projetos. Outro tópico que não fica claro é a realização de jantar por adesão, no mesmo local do evento, no mesmo dia, o que no entendimento deste avaliador, esta atividade caracteriza o nome do projeto, tendo em vista o cardápio serem codornas, a não inserção mais detalhada desta atividade e suas receitas arrecadadas, público a ser atingido pelas atividades e um certo desmembramento do que parece claro ser atividade principal, comprometem uma melhor nota de avaliação do presente projeto.
Em conclusão, o projeto “BAILE DAS CODORNAS DE CAMPESTRE DA SERRA - 7ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 78.013,00 (setenta e oito mil e treze reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de abril de 2023.
Análise do Recurso:
A Proponente não ataca a avaliação da Nota de Conceituação Temática, neste sentido são mantidas as notas já aplicadas.
Originalidade e inovação estética
No projeto apresentado na Metodologia após a pós-produção, encontra-se relatado o evento anterior e links de postagens da página da repercussão das rádios e página do evento (Festa do Pêssego Campestre), tem com todas as informações, fotos, vídeos, filmagens, capa de jornal e matérias, contendo todas as informações, conforme está escrito abaixo: “No ano de 2022 foi realizado o VI Baile das Codornas com financiamento do Pró Cultura, o evento foi um sucesso e teve ótima repercussão, foi capa do Jornal Correio Vacariense na data de 13 de agosto de 2022, com a manchete “Baile das Codornas leva grande público à Serra do Meio em Campestre da Serra” e matéria na página 12 com o título “ Grande Público prestigiou a sexta edição do Baile das Codornas na Serra do Meio, em Campestre”.
Argumentação desconectada com o critério, mantêm-se a nota já aplicada.
Na Dimensão Cidadã a proponente relata: “Posteriormente ao jantar a porta do salão ficará aberta para a população entrar de forma gratuita para as apresentações artísticas com as músicas italianas cantadas pelo Coral local, animação da personagem Bete e show/baile com a música tradicionalista gaúcha apresentada pelo Grupo Os Monarcas. Nas laterais do salão o público presente irá encontrar mesas compridas, cobertas de toalhas xadrez, típicas italianas, sobre elas encontra-se café, chá, biscoitos coloniais, bolos de diversos sabores, cucas, suspiros com e sem cobertura de chocolate, grostollis e outros acompanhamentos, todos feitos pela comunidade da região e disponibilizados gratuitamente para quem estiver no salão até acabar o baile.”
Da Análise: A proponente mantém o que já foi detectado na apresentação do projeto, trata-se de um jantar típico, que após sua realização abre suas portas para as demais pessoas, logo a primeira análise está correta em relação a um projeto parcial ou fragmentado.
Dimensão Econômica: Distribuição de Valores
O valor arrecadado do jantar, a bebida que é vendida após o jantar, é pago a comida que é servida no jantar por adesão, a decoração do salão, os trabalhadores do evento, assadores, garçons, cozinheiras. O lucro que sobra eles investem no salão de eventos da comunidade, que é onde eles se reúnem aos finais de semana para jogar bocha, mora, fazer almoços e festas, é o local de lazer deles, pois não dispõem de tempo para viagens e férias, devido ao serviço da agricultura familiar que precisa da presença diária deles.
Da Análise: Observa-se que realmente outras informações em relação ao projeto, não foram trazidas na proposta original, todavia o critério Distribuição traz novas informações que deveriam estar na primeira apresentação do projeto. mantêm-se a nota já atribuída.
Registre que novas informações, novos documentos não são aceitos na revisão de nota. Após avaliação do pedido de revisão, recomendo a manutenção da nota já atribuída ao projeto, Nota 4,28.
Porto Alegre, 27 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,28 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00063/2023
Parecer nº 258/2023 CEC/RS
Projeto “BAILE DAS CODORNAS DE CAMPESTRE DA SERRA - 7ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão Simbolica:
Conceituação Temática - O presente projeto fomenta à produção e ou salvaguarda de bens culturais , a Valorização das Manifestações Culturais Locais, todavia, a proposta está intimamente ligada a área culinária e a metodologia não traz de forma clara como estes aspectos do projeto serão trabalhados com o público que não estará no jantar de adesão, o que desconecta o artístico do cultural.
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A proponente descreve que a local é dotado de meios de acessibilidade, no entanto não manifesta preocupação para inserção das pessoas com necessidade especial, não foram encontradas ações práticas como intérprete de libras, por exemplo. A previsão de acesso de todos os tipos de público, não é preocupação com medidas inclusivas, pois trata de forma simples e genérica ações que precisam ser a preocupação do (a) proponente com manifestação clara de como estas ações serão promovidas.
Democratização do Acesso / Gratuidade - As atrações artísticas serão oferecidas de forma gratuita, no entanto não há uma previsão de público a ser beneficiado, tendo em vista que parte do projeto está vinculado a um jantar por adesão, que também se beneficiara das atrações artísticas, neste caso mediante pagamento pelo jantar, não ficando claro os percentuais de público em cada etapa do projeto, vale lembrar que a IN 01/2023 não permite projetos particionados. Desta forma há de considerar todos os aspetos do projeto.
Relevância: O evento “baile das Codornas de Campestre da Serra” está em sua sétima edição o que comprova a importância para sua comunidade.
Oportunidade: As dimensões simbólica e econômica não estão atendidas de pleno, o comprometimento do planejamento, com base no período de execução pós aprovação com base na IN 01/2023, não possibilitam a nota máxima neste quesito.
Sessão realizada dia 10 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,28 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS