Processo n.º 00103/2023
Parecer n.º 253/2023 CEC/RS
Projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - Projeto em conformidade com a dimensão simbólica. O projeto contempla a comunicação, reforço de vínculos e aprendizado das crianças, inclusive as com transtornos do espectro autista. Bilíngue Inglês, animação 2d, libras.
Originalidade e Inovação Estética - Apresenta adequada inovação cultural ao propor uma coleção de livros bilíngue, versão online gratuita com libras. Não acrescenta maiores inovações.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A criação de edição 2D e multimídia voltada a comunicação e reforço de vínculos com crianças com deficiências de aprendizado e especiais, de forma online, sendo que muitas professoras e mães buscam conteúdo digital. Terá libras na versão digital.
Democratização do Acesso / Gratuidade - Como forma de democratização da participação social o projeto prevê que a coleção será distribuída: 760 unidades gratuitamente, a SEDAC, a secretaria de educação do estado e dos municípios, sendo 100 unidades para público em geral. Desta forma será contemplado as crianças que realmente necessitam.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - Apresenta regular distribuição de valores. Projeto propicia geração de renda e trabalho junto aos profissionais envolvidos. Observa-se que o projeto mantém valor relativamente concentrado com a Bichinho Editora em itens como na avaliação anterior.
Investimento Local/Próprio - Projeto não apresenta outras fontes de financiamento. Somente LIC. Menciona 50 coleções para patrocinador, mas não tem aporte de valores do mesmo.
Relevância: É um projeto relevante por agregar diferentes profissionais cujo produto estará destinado a crianças com deficiências de aprendizado e especiais. Legado para novos produtos com maior abrangência de público com necessidades especiais. Sugere-se sempre apresentar anuência do Conselho de Cultura e Secretaria de Educação das prefeituras envolvidas.
Oportunidade: O projeto já foi realizado no FAC e Rouanet, no entanto, ainda apresenta lacunas ao ser apreciado por esta comissão.
Viabilidade: O projeto se apresenta necessário em sua proposta, mas ainda carece de correções conforme apontamentos.
Após análise entende-se que o projeto atende a relevância e compromisso de levar um produto cultural, livro bilíngue com vídeo em libras, para diversas cidades do interior onde as oportunidades nem sempre chegam.
O projeto ora apresentado se mantém idêntico ao anteriormente apreciado, sem alterações ou adequações perceptíveis.
O projeto apresenta boa proposta de gratuidade da coleção apresentada, destina parte para distribuição gratuita e contempla crianças com necessidades especiais. Os maiores apontamentos são a ausência de aporte de recursos locais, bem como a concentração de valores de rubricas em um mesmo prestador de serviços.
Recomenda-se que os apontamentos sejam observados para que melhorias sejam feitas afim de garantir uma valoração melhor do projeto.
Em conclusão, o projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 172.180,00 (cento e setenta e dois mil e cento e oitenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,06 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00103/2023
Parecer nº 253/2023 CEC/RS
Projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão Simbolica:
Conceituação Temática - Projeto em conformidade com a dimensão simbólica. O projeto contempla a comunicação, reforço de vínculos e aprendizado das crianças inclusive as com transtornos do espectro autista. Bilíngue Inglês, animação 2d, libras.
Democratização do Acesso / Gratuidade - Como forma de democratização da participação social o projeto prevê que a coleção será distribuída: 760 unidades gratuitamente, a Sedac, a secretaria de educação do estado e dos municípios, sendo 100 unidades para público em geral. Desta forma será contemplado as crianças que realmente necessitam.
Investimento Local/Próprio - Projeto não apresenta outras fontes de financiamento. Somente LIC. Menciona 50 coleções para patrocinador mas não tem aporte de valores do mesmo.
Oportunidade: O projeto já foi realizado no FAC e Rouanet, no entanto ainda apresenta lacunas ao ser apreciado por esta comissão.
Viabilidade: O projeto se apresenta necessário em sua proposta mas ainda carece de correções conforme apontamentos.
O projeto apresenta boa proposta de gratuidade da coleção apresentada, destina parte para distribuição gratuita e contempla crianças com necessidades especiais. Os maiores apontamentos são a ausência de aporte de recursos locais bem como a concentração de valores de rubricas em um mesmo prestador de serviços.
Em conclusão, o projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 172.180,00 (cento e setenta e dois mil e cento e oitenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,06 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS