Processo n.º 00131/2023
Parecer n.º 301/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVA PRATA 4ª EDIÇÃO”.
Constata-se ser um projeto de boa qualidade, detentor de relevância no panorama cultural do RS. Seu proponente não começou ontem a fazer Cultura e nem a apresentar projetos culturais.
Entretanto, lamenta-se a apresentação de uma lista de shows com pouco ineditismo, ausência severa de portfólios e de informações complementares, em relação aos workshops, vez que constituem parte de uma Ação Formativa, lamenta-se a carência de um plano de atividades e um plano de metas pedagógicas a serem alcançados.
Recomendamos que para as próximas edições, atente-se para todos estes detalhamentos fragilizados da qualidade do projeto cultural.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVA PRATA 4ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 169.600,00 (cento e sessenta e nove mil e seiscentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de abril de 2023.
Análise do Recurso:
Sobre a Dimensão Cidadã no quesito Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão, o proponente não menciona quais são as ações afirmativas concretas que executará para ter entre os seus Artistas, técnicos, gestores, administradores, pessoas que sejam parte de outros degraus, que não sendo os mais óbvios, da escala das pessoas socialmente invisibilizadas pela Sociedade excludente. Assim, perguntamos: além de artistas, técnicos, gestores e produtores, mulheres ou negros, o proponente gerará oportunidade de emprego e renda para Artistas, técnicos, gestores, administradores que sejam Pessoas com Deficiência, LGBT, obesos, idosos, povos originários, ciganos? Tais pessoas estarão trabalhando no seu projeto? Tais pessoas estarão sendo remuneradas para participar do projeto?
A acessibilidade, inclusão e pluralidade não dizem somente respeito ao público que vai assistir ao seu projeto acontecer.
Mantemos a nota atribuída de: 2.50;
Por entendermos a explicação do produtor cultural no que diz respeito ao tópico de RELEVÂNCIA, aumenta-se a nota atribuída para: 2.50;
Mantém-se a nota da VIABILIDADE em 2.50 por estar o tópico METODOLOGIA carente de maiores explicações desde o início do projeto.
Após o recurso a nota final passa de 4,33 para 4,47.
Porto Alegre, 27 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,47 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00131/2023
Parecer nº 301/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVA PRATA 4ª EDIÇÃO” .
Entretanto lamenta-se a apresentação de uma lista de shows com pouco ineditismo, ausência severa de portfólios e de informações complementares, em relação aos workshops, vez que constituem parte de uma Ação Formativa, lamenta-se a carência de um plano de atividades e um plano de metas pedagógicas a serem alcançados.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVA PRATA 4ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 549.265,00 (quinhentos e quarenta e nove mil e duzentos e sessenta e cinco reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 17 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS