Processo n.º 00217/2023
Parecer n.º 349/2023 CEC/RS
Projeto “CARNAVAL VENÂNCIO AIRES 2024”.
O projeto Carnaval Venâncio Aires – 2024 pretende realizar seu evento de carnaval nos dias 10/02/2024 à 12/02/2024 na cidade de Venâncio Aires. O proponente alega que esse festejo é tradicional e mobiliza muita gente da região para cidade. O carnaval de Venâncio Aires não realizou a mudança de data fora de época, em sua programação conta com dois dias do evento com desfiles de cinco Escolas de Samba sem carácter competitivo, que o torna muito significativo para região.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática: o proponente afirma que esse festejo é tradicional e tem mobilizado muita gente da região para cidade. Um belo projeto da comunidade carnavalesca em dar oportunidade de cinco Escolas de Samba demonstrarem em seus desfiles suas culturas próprias e sem carácter competitivo, previsto em data original aos dias da semana de carnaval a ser realizado em fevereiro de 2024, em sua metodologia o proponente menciona que as escolas de samba a desfilar devem obedecer a um regulamento, portanto não foi encontrado no conteúdo do projeto nem nos anexos.
Originalidade Inovação e Estética: dar mais visibilidade as atividades carnavalescas para residentes da cidade e região, curtir e fazer parte da composição das alas das escolas de samba local, que por vezes trazem em seus enredos a valorização da cultura e de sua ancestralidade. Demonstra ser original e inovador ao propor a oportunidade de demostrarem seus talentos artísticos culturais nos desfiles das escolas de samba do carnaval de rua aos que não tem acesso à cultura e ao entretenimento.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, acessibilidade e inclusão: o projeto conta com dois dias de apresentações no carnaval de rua na cidade de Venâncio Aires para que as cinco escolas de samba demostrem em seus desfiles carnavalescos. Portanto, a relatoria e a comissão de avaliação de projetos entendem que esse quesito é importantíssimo e o mesmo deve ser informado no conteúdo do projeto, sendo assim perde pontuação por falta dessas informações por parte do proponente, conforme planilha de custo observa-se a presença de ambulância e banheiro químico, mas isso não garante a acessibilidade para pessoas de todas as faixas etárias e/ou pessoas com algumas deficiências seja física ou visual. Portanto, esse quesito falta de informações para que seja melhor avaliado.
Democratização do acesso / gratuidade: entende-se que o evento ocorre na Avenida Osvaldo Aranha que é de fácil acesso para comunidade em geral de forma totalmente gratuita. Porém, o proponente não informa como se dará a democratização do acesso, apenas informa que o local terá banheiros químicos, ambulâncias e gradil de responsabilidade da Prefeitura Municipal conforme consta na planilha de custos, pelo fato do local de realização ser uma avenida com circulação prevista de aproximadamente vinte mil pessoas a de se preocupar com seguranças e serviços de limpeza e preservação do ambiente, que na planilha consta como a definir, questão que teria que ser informado no momento da habilitação do projeto. Mesmo assim a comissão de avaliação entendeu por bem atribuir nota máxima nesse quesito.
Dimensão Econômica:
Distribuição dos valores: conforme avaliação da planilha de custos, o projeto proporcionará a geração de emprego e renda para as escolas de samba, coordenação, equipes técnicas e pessoal de apoio caso a aprovação do projeto, o que impacta positivamente todos os setores econômicos envolvido no projeto. Porém, vale destacar que as rubricas 1.5, 1.11, 1.12 os valores são considerados muito elevados para apenas dois dias de evento, essas rubricas são as mesmas da BOABA PRODUTORA, por esses motivos observados esse quesito perde pontuação por entender que os valores a serem pagos geram em torno da produtora. Outra questão analisada é sobre o cache das escolas de samba, que não informa o que e em que os caches serão utilizados esses valores.
Investimento local / próprio. O projeto apresenta carta de intenção de patrocínio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires no valor de R$ 52.000,00, por ser parceira do evento. Não tendo outras informações de outros patrocinadores ou recursos próprios do proponente.
Relevância: o projeto Carnaval Venâncio Aires – 2024 está de acordo com seu mérito cultural que oferece à comunidade de Venâncio Aires, dois dias de desfiles das cinco escolas de samba. É fundamental e de extrema importância iniciativas que pensam formas de sociabilidade e visibilidade dos festejos carnavalescos, como essa proposta no projeto. Sendo assim o projeto recebe nota máxima nesse quesito. Porém, a oportunidade e a viabilidade do projeto fica prejudicada nesta avaliação por entender que o projeto não é viável por concentrar os valores a receber da planilha de custos em apenas algumas rubricas conforme a distribuição dos valores, não oportunizando mais geração de renda e emprego a mais prestadores de serviço da comunidade local.
Obs.: ao proponente que possa dar mais informações sobre o quesito distribuição dos valores. Quanto as rubricas mencionadas na avaliação, e o que será feito com o valor de R$ 40.000,00 se caso aprovado se vai ser contratado costureiras, soldador, maquiadores, reparos das estruturas das escolas de samba, manutenção dos figurinos, enfim, toda a parte de gastos com prestadores de serviço da própria escola de samba. Outra coisa a ser informado pelo proponente é, a questão da pluralidade acessibilidade e inclusão, que seja bem detalhado. O Conselho Estadual da Cultura apoia e valoriza o carnaval, mas a de se ater em detalhar melhor os quesitos que ficaram fragilizados em sua pontuação. O proponente tem a chance que reescrever seu projeto contemplando tudo que foi questionado no parecer, pois o evento é para o ano de 2024 e tem tempo de melhorar a estrutura do conteúdo do projeto.
Em conclusão, o projeto “CARNAVAL VENÂNCIO AIRES 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 06 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de maio de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00217/2023
Parecer nº 349/2023 CEC/RS
Projeto “CARNAVAL VENÂNCIO AIRES 2024” .
O projeto Carnaval Venâncio Aires – 2024, pretende realizar seu evento de carnaval nos dias 10/02/2024 à 12/02/2024 na cidade de Venâncio Aires, alegam que esse festejo é tradicional e mobiliza muita gente da região para cidade. O carnaval de Venancio Aires não realizou a mudança de data fora de época, em sua programação conta com dois dias do evento com desfiles de cinco Escolas de Samba sem carácter competitivo, que o torna muito significativo para região.
Dimensão Simbólica. Conceituação Temática. O proponente afirma que esse festejo é tradicional e tem mobilizado muita gente da região para cidade. Um belo projeto da comunidade carnavalesca em dar oportunidade de cinco Escolas de Samba demonstrarem em seus desfiles suas culturas próprias e sem carácter competitivo, previsto em data original aos dias da semana de carnaval a ser realizado em fevereiro de 2024, em sua metodologia o proponente menciona que as escolas de samba a desfilar devem obedecer a um regulamento, portanto não foi encontrado no conteúdo do projeto nem nos anexos. Originalidade Inovação e Estética. Dar mais visibilidade as atividades carnavalescas para residentes da cidade e região, curtir e fazer parte da composição das alas das escolas de samba local, que por vezes trazem em seus enredos a valorização da cultura e de sua ancestralidade. Demonstra ser original e inovador ao propor a oportunidade de demostrarem seus talentos artísticos culturais nos desfiles das escolas de samba do carnaval de rua aos que não tem acesso à cultura e ao entretenimento.
Dimensão Cidadã. Pluralidade, acessibilidade e inclusão. O projeto conta com dois dias de apresentações no carnaval de rua na cidade de Venâncio Aires para que as cinco escolas de samba demostrem em seus desfiles carnavalescos. Portanto, a relatoria e a comissão de avaliação de projetos entendem que esse quesito é importantíssimo e o mesmo deve ser informado no conteúdo do projeto, sendo assim perde pontuação por falta dessas informações por parte do proponente, conforme planilha de custo observa-se a presença de ambulância e banheiro químico mas isso não garante a acessibilidade para pessoas de todas as faixas etárias e/ou pessoas com algumas deficiências seja física ou visual. Portanto esse quesito falta de informações para que seja melhor avaliado. O quesito Democratização do acesso / gratuidade. Entende-se que o evento ocorre na Avenida Osvaldo Aranha que é de fácil acesso para comunidade em geral de forma totalmente gratuita. Porém o proponente não informa como se dará a democratização do acesso, apenas informa que o local terá banheiros químicos, ambulâncias e gradil de responsabilidade da Prefeitura Municipal conforme consta na planilha de custos, pelo fato do local de realização ser uma avenida com circulação prevista de aproximadamente vinte mil pessoas a de se preocupar com seguranças e serviços de limpeza e preservação do ambiente, que na planilha consta como à definir, questão que teria que ser informado no momento da habilitação do projeto. Mesmo assim a comissão de avaliação entendeu por bem atribuir nota máxima nesse quesito.
Dimensão Econômica. Distribuição dos valores. Conforme avaliação da planilha de custos, o projeto proporcionará a geração de emprego e renda para as escolas de samba, coordenação, equipes técnicas e pessoal de apoio caso a aprovação do projeto, o que impacta positivamente todos os setores econômicos envolvido no projeto. Porém vale destacar que as rubricas 1.5, 1.11, 1.12 os valores são considerados muito elevados para apenas dois dias de evento, essas rubricas são as mesmas da BOABA PRODUTORA, por esses motivos observados esse quesito perde pontuação por entender que os valores a serem pagos geram em torno da produtora. Outra questão analisada é sobre o cache das escolas de samba, que não informa o que e em que os caches serão utilizados esses valores. Investimento local / próprio. O projeto apresenta carta de intenção de patrocínio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires no valor de R$ 52.000,00, por ser parceira do evento. Não tendo outras informações de outros patrocinadores ou recursos próprios do proponente.
Relevância. O projeto Carnaval Venâncio Aires – 2024 está de acordo com seu mérito cultural que oferece à comunidade de Venâncio Aires, dois dias de desfiles das cinco escolas de samba. É fundamental e de extrema importância iniciativas que pensam formas de sociabilidade e visibilidade dos festejos carnavalescos, como essa proposta no projeto. Sendo assim o projeto recebe nota máxima nesse quesito. Porém a oportunidade e a viabilidade do projeto ficam prejudicada nesta avaliação por entender que o projeto não é viável por concentrar os valores a receber da planilha de custos em apenas algumas rubricas conforme a distribuição dos valores, não oportunizando mais geração de renda e emprego a mais prestadores de serviço da comunidade local.
Obs: Ao proponente que possa dar mais informações sobre o quesito distribuição dos valores. Quanto as rubricas mencionadas na avaliação, e o que será feito com o valor de R$ 40.000,00 se caso aprovado se vai ser contratado costureiras, soldador, maquiadores, reparos das estruturas das escolas de samba, manutenção dos figurinos, enfim, toda a parte de gastos com prestadores de serviço da própria escola de samba. Outra coisa a ser informado pelo proponente é, a questão da pluralidade acessibilidade e inclusão, que seja bem detalhado. O Conselho Estadual da Cultura apoia e valoriza o carnaval mas a de se ater em detalhar melhor os quesitos que ficaram fragilizados em sua pontuação. O proponente tem a chance que reescrever seu projeto contemplando tudo que foi questionado no parecer, pois o evento é para o ano de 2024 e tem tempo de melhorar a estrutura do conteúdo do projeto.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS