Processo n.º 00122/2023
Parecer n.º 282/2023 CEC/RS
Projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto IlluminArte propõe quatro apresentações do Espetáculo Illumina, circulando por cidades gaúchas, proporcionando acesso à cultura de forma gratuita. Nesse espetáculo o Coral Illumina e músicos instrumentistas integrantes da Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresentam um belo repertório que contempla dez idiomas. O projeto também ofertara uma apresentação do Coral Illumina em uma escola pública de Santa Maria.
O repertório do Coral Illumina envolve dez idiomas, sendo português, inglês, francês, japonês, alemão, italiano, espanhol, latim, aramaico e chinês. O Coral foi formado em 2014, pela regente Juliana Pires e pelo violonista Matheus Lopes, na EMEF Duque de Caxias, em Santa Maria, e mais tarde o projeto social abriu as portas para mais quatro escolas. O principal objetivo do trabalho foi educar culturalmente as crianças, apresentando novos estilos musicais, corais e compositores como: Chico Buarque, Giuseppe Verdi, Beto Pires, Les Choristes, entre outros
O Espetáculo Illumina criado e dirigido por Juliana Pires tem em sua formação, para as apresentações desse projeto, 25 integrantes do Coral Illumina, entre crianças, adolescentes e adultos provenientes de diferentes escolas públicas de Santa Maria, acompanhados por alguns integrantes da Orquestra Sinfônica de Santa Maria
Esse projeto tem por finalidade despertar o interesse do público em geral pelo canto coral e pela música instrumental. Promove a democratização de acesso pela sua gratuidade, realizado em locais de fácil acesso e, ainda, será disponibilizado vídeo das apresentações no canal do YouTube da proponente, facilitando o acesso às ações culturais e também formação de novas plateias. O projeto contempla a pluralidade de gênero e raça nas equipes artística e técnica. As atividades serão realizadas em locais adequados para cumprir as exigências legais de acessibilidade física. Haverá profissionais preparados para orientar, conduzir e guiar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local permitirá a estas pessoas, bem como seus acompanhantes, visualizar e participar das apresentações com a mesma qualidade das demais. Para facilitar o acesso ao conteúdo, contará com intérprete de libras. Para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) serão disponibilizados protetores auditivos (sem custo para o projeto, pois os protetores serão oferecidos pela proponente). Todas as ações do projeto serão amplamente divulgadas por meio da mídia espontânea e mídia paga.
Para essas apresentações, o Coral Illumina será composto por vinte e cinco crianças, adolescentes e adultos, provenientes de escolas públicas de Santa Maria e contará com a participação de três músicos instrumentistas integrantes da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. - 4º período (1 dia) – Coral Illumina – O Coral fará uma apresentação em uma escola pública de Santa Maria (EMEF Fontoura Ilha). A apresentação terá uma hora de duração e será oferecida a comunidade escolar dessa instituição educacional, que ainda não teve oportunidade de receber o Coral na escola. O Coral Illumina fará essa apresentação gratuitamente, não gerando nenhum custo para o projeto.
Em conclusão, o projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 142.065,00 (cento e quarenta e dois mil e sessenta e cinco reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de abril de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00000/2023
Parecer nº 282/2023 CEC/RS
Projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Esse projeto tem por finalidade despertar o interesse do público em geral pelo canto coral e pela música instrumental. Promove a democratização de acesso pela sua gratuidade, realizado em locais de fácil acesso e, ainda, será disponibilizado vídeo das apresentações no canal do Youtube da proponente, facilitando o acesso às ações culturais e também formação de novas plateias. O projeto contempla a pluralidade de gênero e raça nas equipes artística e técnica. As atividades serão realizadas em locais adequados para cumprir as exigências legais de acessibilidade física. Haverá profissionais preparados para orientar, conduzir e guiar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local permitirá a estas pessoas, bem como seus acompanhantes, visualizar e participar das apresentações com a mesma qualidade das demais. Para facilitar o acesso ao conteúdo, contará com interprete de libras. Para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) serão disponibilizados protetores auditivos (sem custo para o projeto, pois os protetores serão oferecidos pela proponente). Todas as ações do projeto serão amplamente divulgadas por meio da mídia espontânea e mídia paga.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS