Processo n.º 00121/2023
Parecer n.º 297/2023 CEC/RS
Projeto “CAXIAS EM CENA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS - ‘TRANSVERSALIDADE URBANA/HUMANA’ - 23ª EDIÇÃO - 2023”.
Constata-se ser um projeto de boa qualidade, detentor de relevância no panorama cultural do RS. Seu proponente menciona que os critérios de avaliação são os fundamentos básicos da linguagem e a qualificação e instrumentalização de diferentes técnicas teatrais avançadas. Existe no projeto a seleção de uma proposta para a realização de uma residência artística, cujo resultado prático final, será apresentado ao público no término do festival. O Festival acontece desde 1998, sua inovação estética está pela chamada pública para a escolha dos espetáculos. A planilha financeira está baseada numa estimativa coerente com os valores regionais e nacionais. O Festival pretende estabelecer um paralelo entre os anseios culturais dos moradores da cidade e os espetáculos que possam saciar essas expectativas. As apresentações ocorrem de forma gratuita, mesmo que essa escolha metodológica seja preocupante, porque não fomenta a formação de plateia pagante para a Arte e cria uma visão equivocada que a Cultura deve sempre ser oferecida de graça, até mesmo para quem por ela pode pagar. Mas não entramos nesse mérito. A dimensão simbólica do festival está afirmada pelo arrebatamento que vai ao encontro da sociedade. O Festival põe Caxias do Sul dentro do clima do “Estado da Arte”, dentro das noções concretas do aqui e do agora com o teatro, na razão direta em que os bairros periféricos da cidade receberão grupos de teatro com seus espetáculos e Oficinas. Os espetáculos serão pautados respeitando a diversidade dos corpos, etnias e gêneros. Ressalta-se o ineditismo de apresentar aqui no RS, para o público com deficiência visual e também para o público vidente, o Grupo do Teatro Cego, que pela encenação utilizando o olfato, tato, paladar e audição, desenvolve a concepção de seu espetáculo. O Festival tem previsão total de público de dez mil pessoas. Contudo, dentro desta triste nuvem anônima chamada “A DEFINIR” estão as rubricas 1.1: espetáculos locais com R$ 50.000,00; 1.2: espetáculos estaduais com R$ 45.000,00; 1.4: Oficineiros com R$ 20.000,00; 1.5: hospedagem com R$ 7.500,00; 1.6: alimentação com R$ 4.000,00; 1.8: coordenador técnico com R$ 8.000,00 (como é possível não se conhecer o nome e o CNPJ de um Coordenador de um Festival?); 1.11: locação do ônibus para o transporte de público para algumas apresentações entre-bairros com R$ 6.000,00; 2.11: impulsionamento de rede social com R$ 5.000,00; 2.12: assessoria de imprensa e marketing com R$ 4.000,00; 2.13: gravação do spot para rádio com R$ 150,00 e a rubrica que nos parece o erro mais extravagante, 3.2: remuneração para captação de recursos com R$ 30.000,00. Do montante de R$ 346.610,00 solicitados à LIC-RS, o proponente nos informa que R$ 179.650,00 estão no “A DEFINIR”. Com todo respeito, recomenda-se que o proponente reapresente o projeto melhor construído, permanecendo no campo do “A DEFINIR” somente os espetáculos e as Oficinas, cujos nomes e CNPJ, obviamente ainda não foram selecionados.
Em conclusão, o projeto “CAXIAS EM CENA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS - ‘TRANSVERSALIDADE URBANA/HUMANA’ - 23ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 346.610,00 (trezentos e quarenta e seis mil e seiscentos e dez reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de abril de 2023.
Análise do Recurso:
No projeto cultural CAXIAS EM CENA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS - "transversalidade urbana-humana" por entender que o senhor proponente cultural insere um fator novo no seu pedido de reavaliação de nota e obedecendo os ditames que estão na IN 01 2023, não cabem fatos novos.
Entendemos, conforme foi debatido com todos os colegas Conselheiros que compõem a Comissão de Avaliação, que a transferência de gastos da rubrica de Coordenador Técnico na Planilha de Custos, para o poder público, constitui-se num fator novo no projeto.
Se esta transferência era possível de acontecer desde o início do projeto e assim, desonerar o valor solicitado à LIC-RS, porque não escrito, de pleno, no projeto inicial?
Novamente louva-se no projeto cultural que cá temos em mãos, o fato de estar na sua 23ª Edição e sua metodologia de realizar uma chamada pública nacional para a escolha dos espetáculos que participarão do certame e a apresentação do espetáculo convidado "NÓ CEGO".
Também louva-se o proponente cultural ter entendido a nossa preocupação com a formação de plateia pagante para o consumo de espetáculos.
Continuamos lamentando profundamente a persistência subjetiva e sinistra do "A DEFINIR" na rubrica 3.2 da Planilha de Custos: captação de recursos no valor de R$ 30.000,00. Por que insistir nesse anonimato?
Recomenda-se ao senhor proponente cultural que ao reinscrever seu projeto para concorrer à LIC-RS, esses equívocos já estejam sanados.
Após análise do recurso a nota final se mantém 4,28.
Porto Alegre, 28 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 28 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,28 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00121/2023
Parecer nº 297/2023 CEC/RS
Constata-se ser um projeto de boa qualidade, detentor de relevância no panorama cultural do RS. Seu proponente menciona que os critérios de avaliação são os fundamentos básicos da linguagem e a qualificação e instrumentalização de diferentes técnicas teatrais avançadas. Existe no projeto a seleção de uma proposta para a realização de uma residência artística, cujo resultado prático final, será apresentado ao público no término do festival. O Festival acontece desde 1998, sua inovação estética está pela chamada pública para a escolha dos espetáculos. A planilha financeira está baseada numa estimativa coerente com os valores regionais e nacionais. O Festival pretende estabelecer um paralelo entre os anseios culturais dos moradores da cidade e os espetáculos que possam saciar essas expectativas. As apresentações ocorrem de forma gratuita, mesmo que essa escolha metodológica seja preocupante, porque não fomenta a formação de plateia pagante para a Arte e cria uma visão equivocada que a Cultura deve sempre ser oferecida de graça, até mesmo para quem por ela pode pagar. mas não entramos nesse mérito. A dimensão simbólica do festival está afirmada pelo arrebatamento que vai ao encontro da sociedade. O Festival põe Caxias do Sul dentro do clima do “Estado da Arte”, dentro das noções concretas do aqui e do agora com o teatro, na razão direta em que os bairros periféricos da cidade receberão grupos de teatro com seus espetáculos e Oficinas. Os espetáculos serão pautados respeitando a diversidade dos corpos, etnias e gêneros. Ressalta-se o ineditismo de apresentar aqui no RS, para o público com deficiência visual e também para o público vidente, o Grupo do Teatro Cego, que pela encenação utilizando o olfato, tato, paladar e audição, desenvolve a concepção de seu espetáculo. O Festival tem previsão total de público de dez mil pessoas. Contudo, dentro desta triste nuvem anônima chamada “A DEFINIR” estão as rubricas 1.1: espetáculos locais com R$ 50.000,00; 1.2: espetáculos estaduais com R$ 45.000,00 ; 1.4: Oficineiros com R$ 20.000,00; 1.5: hospedagem com R$ 7.500,00; 1.6: alimentação com R$ 4.000,00; 1.8: Coordenador técnico com R$ 8.000,00 (como é possível não conhecer-se o nome e o CNPJ de um Coordenador de um Festival?); 1.11: locação do ônibus para o transporte de público para algumas apresentações entre-bairros com R$ 6.000,00; 2.11: impulsionamento de rede social com R$ 5.000,00; 2.12: assessoria de imprensa e marketing com R$ 4.000,00; 2.13: gravação do spot para rádio com R$ 150,00 e a rubrica que nos parece o erro mais extravagante, 3.2: remuneração para captação de recursos com R$ 30.000,00. Do montante de R$ 346.610,00 solicitados à LIC-RS, o proponente nos informa que R$ 179.650,00 estão no “A DEFINIR”. Com todo respeito, recomenda-se que o proponente reapresente o projeto melhor construído, permanecendo no campo do “A DEFINIR” somente os espetáculos e as Oficinas, cujos nomes e CNPJ, obviamente ainda não foram selecionados.
Em conclusão, o projeto “CAXIAS EM CENA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS - ‘TRANSVERSALIDADE URBANA/HUMANA’ - 23ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 397.510,00 (trezentos e noventa e sete mil e quinhentos e dez reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 13 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,28 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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