Processo n.º 00327/2023
Parecer n.º 451/2023 CEC/RS
Projeto “FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO VALENTIM DO SUL - 4ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto “Festejos Farroupilhas de São Valentim do Sul” tem como objetivo geral “realizar o projeto cultural Festejos Farroupilha de São Valentim do Sul - 4ª edição - 2023, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2023, com acesso gratuito a toda população, no Parque Municipal Monsenhor João Benvegnú”. O evento é realizado pela Associação de Apoio ao Turismo e Ecologia do Vale do Taquari, com assessoria e produção cultural de TBT Produções e apoio da Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul. Segundo o proponente o evento é “marcado pela diversidade artístico-cultural”, com participação de “artistas locais, regionais e de renome no cenário da música gaúcha”, conta com a realização de “espetáculos de dança, oficina e palestras tradicionalista”, visa “o resgate e enaltecimento da arte, cultura, folclore, costumes e valores da história do Rio Grande do Sul” e tem ampla participação da comunidade local.
Para esta 4ª edição, o proponente apresenta como inovação estética a inserção de Palestra Tradicionalista e o desenvolvimento de oficinas tradicionalistas para alunos do Município de São Valentim, com promoção da cultura gaúcha para crianças e jovens. Além disso, serão realizados o Baile da Melhor idade voltado ao público idoso, o Evento Assadores de Costelão, O Acampamento Crioulo, Oficina do Cavalo e Cavaleiro, Oficina do Chimarrão, Missa Crioula. Em síntese, o evento coloca-se como um “espaço de compartilhamento de vivências e saberes ligados à história e cultura”.
Quanto a distribuição de valores, percebe-se no projeto um índice de 42,38%, do valor total do projeto, destinado à realização de shows de artistas ou grupos musicais consagrados e de grande projeção, enquanto as atrações locais e regionais ficam com um investimento de apenas 6,54%. Recomenda-se ao proponente que repense e se preocupe em fazer um fomento mais equilibrado entre os artistas de renome e as atrações locais e regionais.
O projeto não apresenta investimento de recursos próprios, porém tem aporte financeiro de 31,09% da Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul, ficando um índice de 68,91% do valor total do projeto para ser captado pelo Sistema Pró-Cultura/LIC-RS. Sendo assim, o quesito Investimento Local/Próprio está plenamente contemplado.
A proposição se demostra plural, pois agrega em sua programação uma diversidade de ações que possibilitam a integração dos mais diversos públicos e a adesão da comunidade em sua própria realização. É um evento que além de movimentar a cultura em diversas práticas e manifestações artísticas, com seus shows, apresentação de danças e oficinas, também promove o lazer, a integração e o entretenimento da comunidade local e regional. Se projetando como um espaço de inclusão e convivência para famílias, crianças, jovens, adultos e idosos. Contempla a participação de artistas locais e regionais. Como medida de acessibilidade propõe: vagas de estacionamento para pessoas com necessidades especiais, banheiro químico adaptado para cadeirantes, rampas de acesso, espaços reservados a idosos, cadeirantes e acompanhamento profissional acessível e intérprete de Libras. O evento conta com PPCI, segurança especializada, serviço de ambulância e cuidado com a limpeza e o descarte correto do lixo. Por tanto, os quesitos da pluralidade, acessibilidade e inclusão estão plenamente contemplados.
O projeto prevê a gratuidade em todos as suas atividades e a participação do público de diversas classes sociais e faixas etárias. Desta forma, contempla plenamente os quistos da democratização de acesso e gratuidade.
O histórico do proponente é plenamente satisfatório, pois os projetos anteriormente aprovados no sistema Pro-Cultura/LIC-RS possuem um ótimo índice de captação de recurso e execução. Também apresenta 1 (uma) Carta de Intenção de Patrocínio de empresa, com índice de 16,62% do valor solicitado. Além disso, apresenta um planejamento logístico plenamente satisfatório. O que confere ao projeto plena viabilidade.
O projeto tem relevância cultural, social e comunitária, pois: deixa um legado a comunidade; cultua a tradição e os costumes do Rio Grande do Sul; promove a integração da comunidade; promove a participação e o fomento de artistas locais e regionais; inclui alunos do município em atividades de formação; integra a comunidade local e regional em suas atividades culturais, de formação, de convivência e de entretenimento.
Por trazer uma proposta bem fundamentada e equilibrada em relação às dimensões simbólicas, cidadã e econômica; e apresentar uma conceituação fundamentada e coerente com seus objetivos, metas, metodologia e previsão orçamentária, o projeto é considerado oportuno.
Em conclusão, o projeto “FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO VALENTIM DO SUL - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 210.600,00 (duzentos e dez mil e seiscentos reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de junho de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00327/2023
Parecer nº 451/2023 CEC/RS
Projeto “FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO VALENTIM DO SUL - 4ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto “Festejos Farroupilhas de São Valentim do Sul ” tem como objetivo geral “realizar o projeto cultural Festejos Farroupilha de São Valentim do Sul - 4ª edição - 2023, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2023, com acesso gratuito a toda população, no Parque Municipal Monsenhor João Benvegnú”. O evento é realizado pela Associação de Apoio ao Turismo e Ecologia do Vale do Taquari, com assessoria e produção cultural de TBT Produções e apoio da Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul. Segundo o proponente o evento é “marcado pela diversidade artístico-cultural”, com participação de “artistas locais, regionais e de renome no cenário da música gaúcha”, conta com a realização de “espetáculos de dança, oficina e palestras tradicionalista”, visa “o resgate e enaltecimento da arte, cultura, folclore, costumes e valores da história do Rio Grande do Sul” e tem ampla participação da comunidade local.
Para esta 4ª edição, o proponente apresenta como inovação estética a inserção de Palestra Tradicionalista e o desenvolvimento de oficinas tradicionalistas para alunos do Município de São Valentim, com promoção da cultura gaúcha para crianças e jovens. Além disso serão realizados o Baile da Melhor idade voltado ao público idoso, o Evento Assadores de Costelão, O Acampamento Crioulo, Oficina do Cavalo e Cavaleiro, Oficina do Chimarrão, Missa Crioula. Em síntese, o evento coloca-se como um “espaço de compartilhamento de vivências e saberes ligados à história e cultura”.
Quanto a distribuição de valores, percebe-se no projeto um índice de 42,38%, do valor total do projeto, destinado a realização de shows de artistas ou grupos musicais consagrados e de grande projeção, enquanto as atrações locais e regionais ficam com um investimento de apenas 6,54%. Recomenda-se ao proponente que repense e se preocupe em fazer um fomento mais equilibrado entre os artistas de renome e as atrações locais e regionais.
A proposição se demostra plural, pois agrega em sua programação uma diversidade de ações que possibilitam a integração dos mais diversos públicos e a adesão da comunidade em sua própria realização. É um evento que além de movimentar a cultura em diversas práticas e manifestações artísticas, com seus shows, apresentação de danças e oficinas, também promove o lazer, a integração e o entretenimento da comunidade local e regional. Se projetando como um espaço de inclusão e convivência para famílias, crianças, jovens, adultos e idosos. Contempla a participação de artistas locais e regionais. Como medida de acessibilidade propõe: vagas de estacionamento para pessoas com necessidades especiais, banheiro químico adaptado para cadeirantes, rampas de acesso, espaços reservado a idosos, cadeirantes e acompanhamento profissional acessível e intérprete de Libras. O evento conta com PPCI, segurança especializada, serviço de ambulância e cuidado com a limpeza e o descarte correto do lixo. Por tanto, os quesitos da pluralidade, acessibilidade e inclusão estão plenamente contemplados.
O projeto prevê a gratuidade em todos as suas atividades e a participação do público de diversas classes sociais e faixas etárias. Desta forma, comtempla plenamente os quistos da democratização de acesso e gratuidade.
Por trazer uma proposta bem fundamentada e equilibrada em relação as dimensões simbólicas, cidadã e econômica; e apresentar uma conceituação fundamentada e coerente com seus objetivos, metas, metodologia e previsão orçamentária, o projeto é considerado oportuno.
Em conclusão, o projeto “FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO VALENTIM DO SUL - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 210.600,00 (duzentos e dez mil e seiscentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS