Processo nº 00180/2023
Parecer nº 377/2023 CEC/RS
Projeto “RESTAURAÇÃO IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - RIO PARDO - 1ª ETAPA - 1ª EDIÇÃO” .
O projeto foi inscrito através da CULTA Assessoria e Projetos Culturais LTDA, chegou a esta conselheira dia 1º de maio, pertence a área de patrimônio material cultural, trata do restauro e revitalização da Igreja Nossa Senhora do Rosário – 1ª etapa, do município de Rio Pardo e não está vinculada a data fixa, solicitando a LIC o valor de R$1.915.004,34.
A Cult Assessoria e Projetos Culturais atua na área de gestão cultural há mais de 15 anos. A responsável pela empresa, Glaci Braga, é graduada em jornalismo, com especialização em Patrimônio Histórico em Centros Urbanos (UFRGS) e mestre em história (PUCRS).
Tem experiência com projetos culturais que contemplam a inclusão social e a acessibilidade. Entre seus clientes encontram-se o IAB RS, a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Fundação O Pão dos Pobres e diversas prefeituras.
Esse projeto nesta etapa prevê a intervenção na estrutura de suporte de cobertura da nave, comprometida pela infiltração de água e chuva e ação dos cupins e numa segunda etapa a proteção e remoção dos bens integrados, escoramentos, montagem de andaimes metálicos e infraestrutura para oficina e espaço para operadores.
Primeira fase já aprovada pelo IPHAE está de acordo com os projetos arquitetônicos e de PPCI realizados, pretendem restaurar a edificação em sua originalidade, construir um espaço para qualificar seu uso e a visitação turística, adequando todos os pavimentos de acordo com as normas de acessibilidade.
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
O Projeto apresenta bom planejamento, está bem estruturado, composto por uma equipe de profissionais que conta com arquitetos, engenheiros, museólogos entre outros, há caráter original dentro da sua proposta através do fortalecimento cultural patrimonial, tendo em vista o fortalecimento do uso e da importância da Igreja, de seu espaço de convivência pela comunidade, que abriga vários eventos como Festa do Divino, Festa da Nossa Senhora do Rosário, Teatro da Paixão de Cristo e procissão e visitação da imagem do Senhor Morto, uma referência para os turistas que visitam a cidade, pois a partir da história dela é possível conhecer a história da formação da região e do Estado.O projeto apresenta em seu escopo: Levantamento métrico arquitetônico, Levantamento patologias, Projeto de intervenção para preservação e restauro,Projeto trato cromático Projeto reintegração e consolidamento,pinturas murais e bens integrados ,Projeto eletricidade e iluminação,Projeto rede hidráulica e esgoto,Projeto proteção contra incêndio-PPCI Iluminação de emergência,Projeto proteção a descargas atmosféricas-SPDA ,Projeto de drenagem e desague,Proteção patrimonial,Memorial descritivo, Pesquisa histórica.
Dimensão Cidadã- Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
O acesso a Igreja é totalmente gratuito, abrigando a comunidade e milhares de pessoas que visitam o espaço, o restauro estará sendo contemplado com medidas de acessibilidade apresentada detalhadamente nos layout em anexo, do memorial descritivo como por exemplo serão construídos sanitários masculinos, femininos e Portadores de necessidades especiais, presença de plano de prevenção contra incêndio (PPCI) na edificação, assim como elevadores em três pisos.
Dimensão econômica- Distribuição de valores/ Investimento local
A Planilha de custos apresenta valores equilibrados, dentro das normas e padrões no que diz respeito e de acordo com os BDI.
Existem a presença de orçamentos, mas o projeto não apresenta Carta de Intenção de Patrocínio, o que não é mais exigido pela IN 01/2023, mas recomendamos que a mesma seja sempre anexada, quando houver, principalmente em um projeto de alto valor. Não apresenta cartas de interesse dos Conselhos Municipais de Cultura, patrimônio, ou quaisquer instituições a fins.
Por trazer uma proposta bem fundamentada e equilibrada é bastante relevante e oportuno tendo em vista as justificativas da dimensão simbólica já mencionadas, mas quanto a sua viabilidade, apresenta fragilidades nas ausências já citadas.
Em conclusão, o projeto “RESTAURAÇÃO IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - RIO PARDO - 1ª ETAPA - 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 1.915.004,34 (um milhão, novecentos e quinze mil, quatro reais e trinta e quatro centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 18 de maio de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS