Processo n.º 00173/2023
Parecer n.º 364/2023 CEC/RS
Projeto “PROGRAMA EDUCATIVO DO IBERÊ 2023”.
Realização do Programa Educativo do Iberê, uma série de atividades educativas no formato presencial disponibilizadas para o digital, através do núcleo de arte educação da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. As ações estão divididas em três eixos: 1) Eixo Mediação, com visitas guiadas e mediações virtuais aos espaços expositivos da Fundação Iberê Camargo, debatendo temas referentes aos recortes curatoriais em cartaz, além de abordar aspectos arquitetônicos do prédio que abriga a instituição; 2) Eixo Formação: encontros de curadores, artistas e arte educadores com o público visitante, trazendo para o debate temáticas presentes nas exposições em cartaz propondo uma correlação com a arte-educação; 3) Eixo Ações Expandidas: oficinas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias; e laboratórios experimentais no formato digital com proposições práticas e teóricas, nas quais os participantes serão convidados a experimentar o processo de criação de obras de arte e diálogos com os educadores da instituição e artistas convidados.
Mérito Cultural: sustentado sobre três eixos: 1) visitas guiadas onde são abordados os aspectos técnicos e formais das obras assim como aqueles subjetivos do artista, seu contexto de produção e a relação da curadoria. Também convidar profissionais de outras áreas que estabelecerão conexões com distintos campos do saber. Além de abordar aspectos arquitetônicos do próprio prédio que abriga a instituição 2: Serão realizadas séries de encontros com curadores para debater temáticas presentes nas exposições em cartaz; 3) O terceiro eixo, das ações expandidas, consiste na realização de oficinas artísticas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias.
A relatoria entende que o tripé onde está montado o projeto apresenta grande relevância para a expansão de conhecimento e interesse pelas Artes Visuais modernas e contemporâneas, em formato híbrido (presencial e virtual) eles permitem o acesso ampliado e indiscriminado de novos interessados e amplia o conhecimento e o fazer de novos públicos, talvez, novos artistas.
O projeto é apresentado com os mínimos 120 dias antecedentes a sua realização. Oferece originalidade e inovação estética ao expandir fazeres artísticos de maneira formadora de novos públicos.
Contribui para geração de renda ao contratar diversos artistas e curadores para desenvolverem os eixos e propõe acessibilidade a diversos públicos, incluindo os com necessidades especiais e oriundos de movimentos sociais (embora não explicite metodologicamente como isso será feito). Alargar as linguagens e conhecimentos das Artes sempre constituirá uma possibilidade de ampliação de sua economia criativa.
Esta perspectiva aparece também na estruturação de equipe interna, fomentando a economia da cultura em grupos de minorias sociais e inclusão social. O acesso é amplo e irrestrito, inclusive no que se refere à acessibilidade física da fundação. É facilmente transitável para pessoas com deficiência e tem-se à disposição cadeiras de rodas para necessidades especiais. O acesso entre cada andar do prédio dá-se por meio de rampas. É previsto Interprete de Libras para grupos específicos a serem convidados, de entidades para pessoas com deficiência auditiva.
As visitas medidas se dão com mediadores, mediante agendamento, nos horários de funcionamento da Fundação (de quinta a domingo das 14h às 18h). LOCAL: Espaços expositivos da Fundação Iberê HORÁRIO / PÚBLICO-ALVO: Entre quinta e sexta-feira das 14h às 16h para alunos e professores da rede pública e privada de ensino e nos finais de semana e feriados para o público espontâneo.
A planilha de custos obedece a uma distribuição equilibrada e adequada ao mercado das artes visuais e a sustentação da ocorrência dos três eixos ao longo de seus 6 meses de duração.
A Instituição, Instituto Iberê, tem muito a auxiliar com projetos assim por possuir conteúdos valiosos para formação de platéias, qualificação em História da Arte, mediação para Arte Educação, novos artistas. É de notória e reconhecida valia para as Artes Visuais e é atração internacional para o nosso estado.
O relator entende que o projeto traz uma grande e valiosa contribuição, não somente para as Artes Visuais, como para Artes Integradas, como arquitetura, educação, conhecimento cidadão.
Em conclusão, o projeto “PROGRAMA EDUCATIVO DO IBERÊ 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 30 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de maio de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 02/06/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
​Presidente do CEC/RS
Processo nº 00173/2023
Parecer nº 364/2023 CEC/RS
Projeto “PROGRAMA EDUCATIVO DO IBERÊ 2023” .
Mérito Cultural: sustentado sobre três eixos: 1) visitas guiadas onde são abordados os aspectos técnicos e formais das obras assim como aqueles subjetivos do artista, seu contexto de produção e a relação da curadoria.Também convidar profissionais de outras áreas que estabelecerão conexões com distintos campos do saber. Além de abordar aspectos arquitetônicos do próprio prédio que abriga a instituição 2: Serão realizadas séries de encontros com curadores para debater temáticas presentes nas exposições em cartaz; 3) O terceiro eixo, das ações expandidas, consiste na realização de oficinas artísticas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias.
O relator entende que o projeto trás uma grande e valiosa contribuição, não somente para as Artes Visuais, como para Artes Integradas, como arquitetura, educação, conhecimento cidadão.
Porto Alegre, 03 de maio de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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