Processo n.º 00215/2023
Parecer n.º 394/2023 CEC/RS
Projeto “NATAL NO CORAÇÃO 2023”.
O projeto "Natal no Coração" é um evento de artes integradas que ocorrerá na Cidade de Ivoti/RS, durante o período próximo ao Natal. O projeto engloba diversos segmentos artísticos, como dança, teatro, circo, música e oficinas, e tem como objetivo proporcionar uma programação diversificada relacionada ao tema do Natal.
O evento é gratuito e acontece nas sextas, sábados e domingos, abrangendo tanto atrações de artistas reconhecidos quanto artistas locais.
Além disso, o projeto inclui cortejos itinerantes que percorrem diferentes bairros e locais da cidade, ampliando o acesso às atrações e promovendo a participação da comunidade, bem como oficinas de teatro voltadas para estudantes do município, promovendo formação educativa.
Percebe-se que o projeto enfatiza a valorização das manifestações culturais locais, contribui para fortalecer a identidade cultural da comunidade e promove o reconhecimento dos talentos da região, entretanto, considerando ser uma festividade natalina restaram poucas apresentações e espetáculos nesse sentido.
O projeto carece de originalidade e inovação estética.
Na dimensão cidadã, encontram-se certas medidas de acessibilidade, como a presença de intérpretes de libras e a criação de espaços acessíveis para pessoas com deficiência.
A acessibilidade demonstra-se apenas no acesso à área, mas não apresenta um espaço reservado para cadeirantes na hora dos shows e espetáculos, por exemplo.
O projeto se preocupa com a democratização do acesso, promovendo a gratuidade e a classificação livre.
Sem mais comentários.
Em conclusão, o projeto “NATAL NO CORAÇÃO 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 19 de maio de 2023.
Análise do Recurso:
Trata-se de análise de recurso para revisão de nota atribuída ao projeto Natal no Coração 2023, interposto pelo produtor cultural Simples Assim Projetos e Produções Culturais.
RELATÓRIO
Recebido o recurso, passamos a análise:
(a) apesar de constar na dimensão simbólica que há inclusão de músicas natalinas, não vislumbrei isso nos anexos, os espetáculos estão adequados;
(b) quanto a dimensão cidadã, sim, consta intérprete de libras, guia vidente e espaço acessível e reservado para pessoas com deficiência, no entanto, os espaços reservados não são demonstrados nas imagens, bem como o intérprete de libras e guia vidente não constam nas rubricas de valores.
(c) a gratuidade faz parte da democratização do acesso, contudo não contempla a sua totalidade, pois se trata de um conceito de ampliação e equalização de acesso a recursos, oportunidades ou serviços, de forma a garantir que um número maior de pessoas possam usufruir desses benefícios, buscando eliminar barreiras e desigualdades existentes, permitindo que indivíduos de diferentes origens, condições socioeconômicas, culturas ou localizações geográficas tenham a mesma oportunidade de vivenciar estes espetáculos.
O projeto não obteve a pontuação máxima no critério de Democratização do Acesso/Gratuidade, pois a simples oferta de gratuidade de acesso não garante a democratização do acesso ao público que necessita de condições para comparecer ao evento, por exemplo.
(d) por fim, sobre a distribuição de valores, foi percebido que não estavam inclusos os valores de alimentação no entorno do evento, bem como de intérprete de libras e guia vidente.
É o relatório.
VOTO
Visto, relatado e discutido o recurso perante a comissão, foi decidido pelo aumento das notas de conceituação temática e distribuição de valores.
Nesse sentido, a Nota de Prioridade passou de 3,89 para 4,14.
Em conclusão, o projeto “NATAL NO CORAÇÃO 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 146.050,00 (cento e quarenta e seis mil e cinquenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 01 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 01 de junho de 2023.
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,14 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 02/06/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00215/2023
Parecer nº 394/2023 CEC/RS
Projeto “NATAL NO CORAÇÃO 2023” .
A acessibilidade demonstra-se apenas no acesso a área, mas não apresenta um espaço reservado para cadeirantes na hora dos shows e espetáculos, por exemplo.
Sessão realizada dia 19 de maio de 2023.
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,89 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS