Processo n.º 00000/2023
Parecer n.º 348/2023 CEC/RS
Projeto “OFICINAS DA CULTURA TRADICIONALISTA SOLIDÁRIA DE SÃO LEOPOLDO 1ª EDIÇÃO”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - As tradições regionais fazem parte da Cultura Popular, identificada com os anseios do povo que luta para a sua preservação. A cultura regional é fonte rica de criatividade e agrega o valor histórico e contemporâneo. O projeto promove o encontro do seu desenvolvimento das nove entidades tradicionalistas de São Leopoldo, associadas e coordenadas pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaucha, mostrando que cada entidade promoverá atividades em suas sedes organizadas. O projeto não recebeu a nota máxima na conceituação temática, pois o mesmo não apresenta como vai mostrar a continuidade das oficinas após a realização do projeto (começo, meio, fim). Por exemplo, nas oficinas de instrumentos não indica se a pessoa que vai participar tem que trazer o seu instrumento ou o mesmo será fornecido pela entidade que vai desenvolver as oficinas.
Originalidade e Inovação Estética - Neste quesito o projeto vai abordar temas e formatos diferentes. As práticas culturais propostas, articulam-se com o papel de fomentar os grupos culturais das entidades, envolvendo os aspectos pessoal, interpessoal, solitário, filosófico, histórico, politico, econômico e cultural. No quadro das metas (item 8) do projeto apresenta-se as oficinas que cada entidade vai desenvolver e a quantidade de oficinas.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - São Leopoldo foi habitada por Índios Carijós, fundada por imigrantes alemães e açorianos, tem uma formação plural desde os seus princípios com a colonização e permite o acesso a todos os seus munícipes indiscriminadamente.
É um projeto totalmente gratuito, tem acessibilidade a todos os eventos, que gera a inclusão social, atende as diretrizes que compõem os direitos humanos, e se baseia nas sustentações das políticas culturais. O projeto tem como determinante a questão da União das Entidades para desenvolver as atividades em diversos locais no município e assim oferece oportunidades a todos a participação nas oficinas a serem desenvolvidas e todas terão o interpretes de Libras e autodescrição.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto é totalmente gratuito em todas as atividades que vão ser desenvolvidas nas nove entidades tradicionalistas, pois o acesso permite que pessoas possam usufruir momentos que vão oferecer a inclusão social, bem como o resultado de proporcionar os eventos com fins de cidadania de inclusão e acesso as diversas oficinas que vai oferecer cada vez mais a história e o aperfeiçoamento dos movimentos culturais para cada entidade participante do projeto.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto será a primeira vez que todas as nove instituições culturais envolvidas vão simultaneamente desenvolver atividades abertas para a comunidade de São Leopoldo com o propósito de fortalecer seus trabalhos culturais e artísticos. As entidades receberão valores iguais para as atividades, que serão realizadas dentro de seus espaços ou sedes sociais e junto as suas comunidades. Pois, assim, os músicos, bailarinos, historiadores, poetas, folcloristas, educadores de vozes musicais, instrumentistas, produtores de eventos de cada entidade, que tem excelência artística, vão viabilizar o crescimento de suas entidades para a manutenção das mesmas e a formação de adeptos junto as entidades e de seus quadros sociais. Através deste projeto o mesmo tem a intenção de valorizar os prestadores de serviço para os eventos culturais e artísticos.
Investimento Local/Próprio - Como o projeto demonstra a grande união de 9 entidades da cidade de São Leopoldo, coordenadas pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha e este tem um desenvolvimento juntamente com seus associados, vai fortalecer as atividades abertas para a comunidade, e terá a captação de vídeo e áudio para as inserções a serem inseridas nas mídias, este projeto tem uma grande repercussão junto a empresas para efetuar a captação dos recursos solicitados para o investimento da LIC.
Relevância: A importância deste projeto para a comunidade onde está inserido e a união das 9 entidades de São Leopoldo, e coordenada pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaucha, é um grande legado em desenvolver as atividades culturais e artísticos nas oficinas que vão ser realizadas e o patrocínio das empresas locais vai ter o reconhecimento das mesmas para o crescimento das entidades e do seu quadro social.
Oportunidade: O projeto em direção ao âmbito da cidadania fundamenta-se no princípio dos direitos culturais atende as diretrizes das políticas culturais, e assim desenvolvendo a participação e a união das nove entidades de São Leopoldo oferece a toda a comunidade um projeto com fins de cidadania e inclusão ao acesso e crescimento nos princípios dos direitos culturais.
Viabilidade: Para a viabilidade do projeto o planejamento logístico apresentado demonstra a grande união das entidades e pela coordenação que tem o objetivo de oferecer momentos culturais a comunidade e o grande interesse das entidades em fortalecer o reconhecimento das diversas oficinas a serem realizadas, pois é a primeira vez que as 9 entidades culturais vão oferecer trabalhos de cultura em oficinas com conteúdo programático das propostas.
Em conclusão, o projeto “OFICINAS DA CULTURA TRADICIONALISTA SOLIDÁRIA DE SÃO LEOPOLDO 1ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 122.350,00 (cento e vinte e dois mil e trezentos e cinquenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de maio de 2023.
Análise do Recurso:
Em reunião realizada no dia 30 de maio de 2023, a Comissão 2, efetuou a leitura novamente do projeto Oficinas da Cultura Tradicionalista Solidária de São Leopoldo 1º Edição, e após analisar o (Documento em Anexo, documento Projeto LIC/Defesa), os conselheiros observam que no Quesito Dimensão Simbólica, Conceituação Temática, não houve uma maior explicação ou observação para o projeto; demonstrar que a perda do ponto não satisfaz a questão da continuidade do projeto como se refere as observações para as oficinas após a realização do projeto e também na questão dos instrumentos para as oficinas, sendo que o projeto tem que demonstrar como vai acontecer a continuidade do mesmo após a realização do projeto nas questões das oficinas. Sendo assim, o projeto mantém sua Nota de Prioridade 4,83.
Após análise do recurso o projeto mantém a Nota de Prioridade 4,83.
Em conclusão, o projeto “OFICINAS DA CULTURA TRADICIONALISTA SOLIDÁRIA DE SÃO LEOPOLDO 1ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 122.350,00 (cento e vinte e dois mil e trezentos e cinquenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 30 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 30 de maio de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 02/06/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00000/2023
Parecer nº 348/2023 CEC/RS
Projeto “OFICINAS DA CULTURA TRADICIONALISTA SOLIDÁRIA DE SÃO LEOPOLDO 1ª EDIÇÃO” .
Dimensão Simbolica:
Conceituação Temática - As tradições Regionais fazem parte da Cultura Popular, identificada com os anseios do povo que luta para a sua preservação, a Cultura Regional é fonte rica de criatividade e agrega o valor historico e contemporâneo. O projeto promove o encontro do seu desenvolvimento das nove entidades tradicionalistas de São Leopoldo, associadas e coordenadas pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaucha, monstrando que cada entidade promoverá atividades em suas sedes organizadas. O projeto não recebeu a nota maxima na conceituação temática, pois o mesmo não apresenta como vai mostrar a continuidade das oficinas após a realização do projeto (começo, meio, fim), sendo como exemplo nas oficinas de instrumentos, se a pessoa que vai participar tem que trazer o seu instrumento ou o mesmo será fornecido pela entidade que vai desenvolver as oficinas.
Originalidade e Inovação Estética - Neste quesito o projeto vai abordar temas e formatos diferentes, as praticas culturais propostas, articulam-se com o papel de fomentar os grupos culturais das entidades. Envolvendo os aspectos pessoal, interpessoal, solitário, filosófico, historico, politico economico e cultural. No quadro das Metas (item 8) do projeto apresenta-se as oficinas que cada entidade vai desenvolver e a quantidade de oficinas.
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - São Leopoldo foi habitada por Índios Carijós, fundada por imigrantes alemães e açorianos, tem uma formação plural deste os seus principios com a colonização e permite o acesso a todos os seus munícipes indiscriminadamente.
É um projeto de forma totalmente gratuida, tem acessibilidade a todos os eventos, que gera a inclusão social, atende as diretrizes que compõem os direitos humanos, e se baseia nas sustentações das politicas culturais. O projeto tem com determinante a questão da União das Entidades para desenvolver as atividades em diversos locais no municipio e assim oferece oportunidades a todos a participação nas oficinas a serem desenvolvidas e todas terão o interpretes de Libras e Autodescrição.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto é totalmente gratuito em todas as suas atividades que vão ser desenvolvidas nas nove entidades tradicionalistas, pois o acesso permite que pessoas possam usufruir momentos que vão oferecer a inclusão social, bem como o resultado de proporcionar os eventos com fins de cidadania de inclusão e acesso as diversos oficinas que vai oferecer cada vez mais a historia e o aperfeiçoamento dos movimentos culturais para cada entidade participante do projeto.
Distribuição de Valores - O projeto será a primeira vez que todas as 9 instituições culturais envolvidas vão simultaneamente desenvolver atividades abertas para a comunidade de São Leopoldo com o propósito de fortalecer seus trabalhos culturais e artísticos, as entidades receberão valores igualmente para as atividades, que serão realizadas dentro de seus espaços ou sedes sociais e junto as suas comundades. Pois assim os músicos, bailarinos, historiadores, poetas, folcloristas, educadores de vozes musicais, instrumentistas, produtores de eventos de cada entidade, que tem excelência artistica, vão viabilizar o crescimento de suas entidades para a manutenção das mesmas e a formação de adeptos junto as entidades e de seus quadros sociais. Através deste projeto o mesmo tem a intenção de valorizar os prestadores de serviço para os eventos culturais e artisticos.
Investimento Local/Próprio - Como o projeto demonstra a grande união de 9 entidades da cidade de São Leopoldo, coordenadas pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha e este tem um desenvolvimento juntamente com seus associados, vai fortalecer as atividades abertas para a comunidade, e terá a captação de vídeo e audio para as inserções a serem inseridas nas midias, este projeto tem uma grande repercusão junto a emprensas para efetuar a captação dos recursos solicitados para o investimento da LIC.
Relevância: A importância deste projeto para a comunidade onde esta inserido e a união das 9 entidades de São Leopondo, e coordenada pelo Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaucha, é um grande legado em desenvolver as atividades culturais e artisticos nas oficinas que vão ser realizadas e o patrocinio das empresas locais vai ter o reconhecimento das mesmas para o crescimento das entidades e do seu quadro social.
Oportunidade: O projeto em direção ao âmbito da cidadania fundamenta-se no principio dos direitos culturais atende as diretrizes das politicas culturais, e assim desenvolvento a participação e a união das 9 entidades de São Leopoldo oferece a toda a comunidade um projeto com fins de cidadania e inclusão ao acesso e crescimento nos princípios dos direitos culturais.
Sessão realizada dia 15 de maio de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS