Processo n.º 00000/2023
Parecer n.º 361/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA - 16ª EDIÇÃO - 2023”.
Evento do segmento “Música”, que será realizado entre os dias 10 de agosto a 20 de outubro de 2023, no município de Porto Alegre, RF 1. É um evento que vai para a 16ª edição, já consolidado e tem como objetivo principal promover um concurso gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, visando divulgar novos artistas, por meio da canção francesa, valorizando a sua diversidade. Ele foi criado em 2008, em Porto Alegre e a partir de 2009, o concurso acabou ganhando reconhecimento nacional, por meio da rede de Alianças Francesas do Brasil. Atualmente, é um evento que ocorre em oito capitais do país. Aqui, no Rio Grande do Sul, os candidatos preparam seu repertório com o auxílio de uma banda formada especialmente para o festival e dos professores da Aliança Francesa. A premiação destinada ao primeiro colocado do concurso na etapa de Porto Alegre será uma viagem à Paris, com passagem e hospedagem paga por cinco dias.
Na apresentação do primeiro projeto, em março, o evento recebeu nota 5 deste conselheiro, no entanto, na priorização, acabou não sendo priorizado em decorrência dos critérios de desempate. Na justificativa encaminhada a este Conselho, o proponente coloca os motivos aos quais reencaminhou o projeto, salientando que o Festival da Cação Aliança Francesa abrange e oportuniza a participação de artistas do interior do RS. O proponente coloca ainda que está no período limite para a captação de recursos e solicitamos priorização para garantir a continuidade dessa programação cultural que há 16 anos promove premiação internacional para artistas, garante a geração de 40 empregos e alcança mais de 2 mil espectadores, de forma direta.
Faço uma observação que neste segundo pedido de avaliação, o projeto não apresentou nenhuma documentação, nenhuma carta de anuência. Há apenas a carta de intenção de patrocínio que corresponde a 100% do valor pedido ao Sistema Pró-Cultura e um portfólio apresentando o evento nos últimos cinco anos.
Assim como na primeira avaliação, mantive a nota máxima, uma vez que o projeto apresenta, igualmente, todos os requisitos para obtenção de pontuação máxima. Considero um evento importantíssimo, pois dá visibilidade para artistas do Rio Grande do Sul no cenário nacional.
Conceituação Temática – Assim como na avaliação anterior, mantenho a minha opinião quanto a nota neste quesito. É um projeto bem especificado, que mostra o conceito do que é o Festival da Canção, que tem como objetivo principal, promover um concurso gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, visando divulgar novos artistas, por meio da canção francesa, valorizando a sua diversidade, estimulando a participação de todos. O projeto favorece o intercâmbio cultural e reforça os vínculos de amizade entre os povos. Conforme o proponente, um dos objetivos do projeto é contribuir com a cadeia da economia da cultura local, gerando trabalho para artistas, produtores e técnicos, além da fruição cultural desde a visita ao local do evento, pelo conhecimento da cultura francesa, revisitada pelos candidatos. Fomentar cultura, promover capacitação e divulgação de novos artistas.
Originalidade e Inovação Estética – Sigo considerando um projeto original e inovador, uma vez que pretende oportunizar que novos artistas (cantores), sejam eles profissionais ou amadores, possam se apresentar em um palco apropriado (Salão de Atos da UFRGS), com uma banda composta por músicos profissionais. Os 10 candidatos selecionados para cada etapa regional do Brasil terão várias masterclass com músicos reconhecidos no Brasil, na França e a nível internacional. Além disso, o Festival oferece a possibilidade de apoio, por meio dos professores da Aliança Francesa. Desconheço algum festival do gênero que oferece este suporte. Por isso, achei inovadora a proposta, indicando sua nota integral para este quesito.
DIMENSÃO CIDADÃ
Pluralidade, acessibilidade e inclusão – Em sua justificativa, o proponente segue demonstrando nítida preocupação em conseguir integrar o maior número possível de pessoas, de diferentes, raças, gêneros, classes sociais, o que é salutar e significativo, num momento em que a sociedade brasileira ainda enfrenta os efeitos nocivos da forte polarização política. Por isso, apesar de ser um festival voltado à música francesa, o projeto é plural, por dois motivos: desmistifica que o Rio Grande do Sul só realiza festivais de música nativista e também por oferecer a oportunidade de músicos amadores e profissionais concorrerem.
Quanto ao quesito Inclusão, a proposta atual, assim como a anterior, apresenta inúmeros pontos positivos. Cabe aqui salientar como exemplo disso, as percepções e contatos de trabalho que o proponente tem em seu histórico para a realização do festival. No projeto, o proponente informa que para fomentar a inclusão de todos, todas e todes, estimulando a participação de todas as etnias, classes sociais e gêneros, o material de mídia que será criado deverá incluir imagens propondo representatividade (como fotos que diversidade de etnias e gêneros) e também na assessoria de imprensa, procurando popularizar as inscrições, através da ampliação de informações em grupos específicos (revistas digitais sobre cultura negra, sobre pessoas com algum tipo de deficiência, sobre cultura LGBTQIA+, entre outros), buscando incorporar um público mais diverso, desde os participantes até o público espectador.
No quesito acessibilidade, a proposta contempla integralmente. Primeiro, por ser realizado em um local que conta com mobilidade inclusiva, que é o salão de atos da UFRGS. Além disso, a proposta vai oferecer intérprete de libras na apresentação do evento e nos textos para internet que acompanham imagens, teremos texto alternativo, como descritivo para cegos. A entrada é gratuita mediante entrega de alimento perecível que é posteriormente doado para entidades de assistência social. Além disso, o evento vai ser transmitido também online pelas redes sociais da Aliança Francesa e será retransmitido na TVE-TV educativa.
DIMENSÃO ECONÔMICA
Conforme o proponente, esta etapa regional deve gerar 18 empregos diretos e, em torno de 30 indiretos, além de ser um canal de projeção no mundo musical para diversos.
Distribuição dos valores – O projeto segue apresentando uma tabela de valores bem aplicada, sem incoerências ou cachês elevados e fora do mercado local. Nota-se a preocupação do proponente em utilizar os recursos do sistema Pró-Cultura de maneira justa e coerente, o que é salutar.
Investimento local/próprio – Também podemos encontrar neste projeto, que tem valor total de R$ 102,5 mil, investimentos do proponente que somam R$ 11,4 mil, ou seja, pouco mais de 11% do total dos custos. Além disso, podemos encontrar doações no valor de R$ 1,9 mil, que representa R$ 1,85% do total do projeto. Cabe ressaltar que os valores referentes aos recursos próprios serão utilizados para as premiações (bolsas de estudos), o que é relevante. As doações também serão utilizadas às premiações. Por isso, indico nota integral neste quesito.
Ressalto positivamente ainda, a inserção do pagamento de ECAD, prevista no valor de R$ 4,5 mil, o qual reforça o compromisso do festival em incentivar o surgimento de novos talentos, mas, ao mesmo tempo, valorizar quem construiu sua história dentro da música francesa.
Relevância - Mantenho a nota integral por considerar um projeto relevante ao cenário musical de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, que já está em sua 16ª edição, já consolidado e tem como objetivo principal, promover um concurso gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, visando divulgar novos artistas, por meio da canção francesa, valorizando a sua diversidade. Além disso, nunca é demais salientar que este festival é inovador, por se tratar de um evento direcionado a outro segmento no ramo dos festivais (música francesa), valorizando a rica diversidade de etnias e raças que formaram o Rio Grande do Sul ao longo do tempo.
Oportunidade - É um projeto oportuno, que pela análise deste conselheiro relator, deve participar da priorização e, desta vez, ser contemplado com recursos do sistema Pró-Cultura, tanto pela sua coerência financeira, bem como pela preocupação em oportunizar músicos amadores e profissionais a terem a possibilidade de apresentar-se em um festival desse porte.
Viabilidade - Conforme análise das documentações, encontrei uma carta de intenção de patrocínio no valor de R$ 89,2 mil, o que corresponde a 100% do valor solicitado ao sistema Pró-Cultura e, por isso, é completamente viável de sua execução, merecendo nota integral também neste quesito.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA - 16ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 89.200,00 (oitenta e nove mil e duzentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 15 de maio de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 02/06/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00000/2023
Parecer nº 361/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA - 16ª EDIÇÃO - 2023” .
Evento do segmento “Música”, que será realizado entre os dias 10 de agosto a 20 de outubro de 2023, no município de Porto Alegre, RF 1. É um evento que já vai para a 16ª edição, já consolidado e tem como objetivo principal, promover um concurso gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, visando divulgar novos artistas, por meio da canção francesa, valorizando a sua diversidade. Ele foi criado em 2008, em Porto Alegre e, a partir de 2009, o concurso acabou ganhando reconhecimento nacional, por meio da rede de Alianças Francesas do Brasil. Atualmente, é um evento que ocorre em oito capitais do país. Aqui, no Rio Grande do Sul, os candidatos preparam seu repertório com o auxílio de uma banda formada especialmente para o Festival e dos professores da Aliança Francesa. A premiação destinada ao primeiro colocado do concurso na etapa de Porto Alegre será uma viagem à Paris, com passagem e hospedagem paga por cinco dias. Na apresentação do primeiro projeto, em março, o evento recebeu nota 5 deste conselheiro, no entanto, na priorização, acabou não sendo priorizado, em decorrência dos critérios de desempate. Na justificativa encaminhada a este Conselho, o proponente coloca os motivos aos quais reencaminhou o projeto, salientando que o Festival da Cação Aliança Francesa abrange e oportuniza a participação de artistas do interior do RS. O proponente coloca ainda que está no período limite para a captação de recursos e solicitamos priorização para garantir a continuidade dessa programação cultural que há 16 anos promove premiação internacional para artistas, garante a geração de 40 empregos e alcança mais de 2 mil espectadores, de forma direta. Faço uma observação que neste segundo pedido de avaliação, o projeto não apresentou nenhuma documentação, nenhuma carta de anuência. Há apenas, a carta de intenção de patrocínio que corresponde a 100% do valor pedido ao Sistema Pró-Cultura e um portfólio apresentando o evento nos últimos cinco anos.
Originalidade e Inovação Estética – Sigo considerando um projeto original e inovador, uma vez que pretende oportunizar que novos artistas (cantores), sejam eles profissionais ou amadores, possam se apresentar em um palco apropriado (Salão de Atos da UFRGS), com uma banda composta por músicos profissionais. Os 10 candidatos selecionados para cada etapa regional do Brasil terão várias Masterclass com músicos reconhecidos no Brasil, na França e a nível internacional. Além disso, o Festival oferece a possibilidade de apoio, por meio dos professores da Aliança Francesa. Desconheço algum festival do gênero que oferece este suporte. Por isso, achei inovadora a proposta, indicando sua nota integral para este quesito.
Quanto ao quesito Inclusão, a proposta atual, assim como a anterior, apresenta inúmeros pontos positivos. Cabe aqui salientar como exemplo disso, as percepções e contatos de trabalho que o proponente tem em seu histórico para a realização do festival. No projeto, o proponente informa que para fomentar a inclusão de todos, todas e todes, estimulando a participação de todas etnias, classes sociais e gêneros, o material de mídia que será criado deverá incluir imagens propondo representatividade (como fotos que diversidade de etnias e gêneros) e também na assessoria de imprensa, procurando popularizar as inscrições, através da ampliação de informações em grupos específicos (revistas digitais sobre cultura negra, sobre pessoas com algum tipo de deficiência, sobre cultura LGBTQIA+, entre outros), buscando incorporar um público mais diverso, desde os participantes até o público espectador.
No quesito acessibilidade, a proposta contempla integralmente. Primeiro, por ser realizado em um local que conta com mobilidade inclusiva, que é o salão de atos da UFRGS. Além disso, a proposta vai oferecer intérprete de libras na apresentação do evento e nos textos para internet que acompanham imagens, teremos texto alternativo, como descritivo para cegos. A entrada é gratuita mediante entrega de alimento perecível que é posteriormente doado para entidades de assistência social. Além disso, o evento vai ser transmitido também online pelas redes sociais da Aliança Francesa e será retransmitido na TVE -TV educativa.
Ressalto positivamente ainda, a inserção do pagamento de ECAD, prevista no valor de R$ 4,5 mil, o qual reforça o compromisso do festival em incentivar o surgimento de novos talentos mas, ao mesmo tempo, valorizar quem construiu sua história dentro da música francesa.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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