Processo nº 00262/2023
Parecer nº 419/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA DA FÁBRICA DE GAITEIROS - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
Na dimensão simbólica, o projeto está em conformidade com os requisitos quanto aos aspectos simbólico, identitário e de pertencimento para a cultura local.
Na conceituação temática, busca registrar a importância do instrumento acordeon para a continuação do trabalho junto as crianças de até 15 anos, desenvolvendo a nossa música regional gaúcha. De forma perene, a importância do instituto ao longo dos anos para a história do estado, nos aspectos referentes à evolução social e cultural da região, visando proporcionar aos alunos momento de musicalização conhecimento deste instrumento quase sumido do país, além da possibilidade de levarem os mesmos para casa afim de estudarem. O projeto prevê uma exposição itinerante em 17 cidades do RS.
Na originalidade e inovação estética, o produto resultante deste projeto, será uma multiplicação de instrumentistas desta modalidade e o desenvolvimento da Fábrica de Gaiteiros.
Na dimensão cidadã, o projeto apresenta práticas de democratização de acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local.
Na pluralidade, acessibilidade e inclusão, em relação a pessoas com deficiência visual, será apresentada nas exposições gaitas com botões em braile pela Fantástica Fábrica de Gaiteiros, que irá realizar uma apresentação com oficina no centro educacional de atendimento ao autista de Alvorada com Libras e experiência tátil.
Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto viabiliza a entrada totalmente gratuitas para o evento das atividades presenciais que serão ofertadas, como: 8 SHOWS DE ACORDEONISTAS DE RENOME NACIONAL E INTERNACIONAL,12 APRESENTAÇOES DE GRUPOS,OFICINA DURANTE O FESTIVAL MINISTRADA POR RENATO BORGHETTI, TRANSMISÃO AO VIVO PELAS REDES SOCIAIS.
Na dimensão econômica, o projeto pretende se inserir nos espaços públicos da cidade de Barra do RIbeiro com shows e atendimento ao PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES LOCAIS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES,MUSICOS,APRESENTADORES,EQUIPE TECNICA,SEGURANÇAS SERVIÇOS GERAIS a economia no município e a cadeia regional direta e indiretamente. Na distribuição dos valores, prevê a contratação de uma série de profissionais nesta área de produção, coordenação.
Na relevância, o projeto é relevante para a comunidade local e de varias cidades, nos aspectos cultural, social, educacional e de dar ênfase a cultura gaúcha através de shows e oficinas para o desenvovimento de gaiteiros mirins no estado.
Na oportunidade, o projeto oportuniza a participação da comunidade adulta e crianças no acesso ao conhecimento de artistas nativistas bem como o aprendizado de instrumentação da gaita.
Na viabilidade, demonstra capacidade de execução.
Conclusão
Em conclusão o projeto , se destaca nas suas dimensões simbólica e cidadã, sendo de considerável relevância cultural pelo seu caráter simbólico, identitário, social e educacional.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA DA FÁBRICA DE GAITEIROS - 2ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 07 de junho de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS