Processo n.º 00257/2023
Parecer n.º 449/2023 CEC/RS
Projeto “FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 69ª EDIÇÃO - 2023”.
O Projeto 69ª Feira do Livro de Porto Alegre vem com a qualidade da tradição de potencializar a cena cultural literária de todo o nosso estado e além dele. A nossa capital fica ainda mais bonita quando se erguem, entre as árvores da Praça da Alfândega, inúmeras barraquinhas feitas de livros, impressos com os pensamentos, as ideias, os ideais, os problemas e as soluções do cotidiano de cada um passante que é atraído pelo título estampado na capa de algum livro, em alguma estante ou em algum balaio, com preços de ocasião. Vive, revive e se perpetua o escritor, o poeta, o letrista, o ilustrador, a cada livro exposto e apanhado pelas mãos curiosas de seus leitores. Os clássicos, as novidades, os lançamentos, os olhares, as conversas e as discussões. Os autógrafos e os encontros. As polêmicas e as declarações de amor. Tudo está na Feira do Livro de Porto Alegre, pois ela está na vida das gentes da cidade. A importância da Feira do Livro de Porto Alegre é incontestável, e por sua magnitude já devia estar sendo atendida por uma política pública específica, tanto da Prefeitura de Porto Alegre, quanto do Governo do Estado do RS. Ganhando mais autonomia e diminuindo a sua dependência da participação em certames de concessões de recursos da renúncia fiscal. Algumas questões se apresentaram frágeis no projeto, quando o recurso angariado pela comercialização dos espaços não aparece na tabela, não havendo destino apontado para este recurso, assim como é com pesar que não vemos anotado o investimento de recursos da Prefeitura de Porto Alegre, tendo em vista a importância da feira literária da capital. Mas é sabida a importância da realização da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre para a vida das gentes da nossa capital e por tudo o projeto é conduzido a prosseguir no processo com a nota máxima: 5,0.
Em conclusão, o projeto “FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 69ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 871.631,00 (oitocentos e setenta e um mil e seiscentos e trinta e um reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de junho de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00257/2023
Parecer nº 449/2023 CEC/RS
Projeto “FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 69ª EDIÇÃO - 2023” .
O Projeto 69ª Feira do Livro de Porto Alegre vem com a qualidade da tradição de potencializar a cena cultural literária de todo o nosso estado e além dele. A nossa capital fica ainda mais bonita, quando se erguem entre as árvores da Praça da Alfândega, inúmeras barraquinhas feitas de livros, impressos com os pensamentos, as ideias, os ideais, os problemas e as soluções do cotidiano de cada um passante que é atraído pelo título estampado na capa de algum livro, em alguma estante ou em algum balaio, com preços de ocasião. Vive, revive e se perpetua o escritor, o poeta, o letrista, o ilustrador, a cada livro exposto e apanhado pelas mãos curiosas de seus leitores. Os clássicos, as novidades, os lançamentos, os olhares, as conversas e as discussões. Os autógrafos e os encontros. As polêmicas e as declarações de amor. Tudo está na Feira do Livro de Porto Alegre, pois ela está na vida das gentes da cidade. A importância da Feira do Livro de Porto Alegre é incontestável, e por sua magnitude já devia estar sendo atendida por uma política pública específica, tanto da Prefeitura de Porto Alegre, quanto do Governo do Estado do RS. Ganhando mais autonomia e diminuindo a sua dependência da participação em certames de concessões de recursos da renúncia fiscal. Algumas questões se apresentaram frágeis no projeto, quando o recurso angariado pela comercialização dos espaços não aparece na tabela, não havendo destino apontado para este recurso, assim como é com pesar que não vemos anotado o investimento de recursos da Prefeitura de Porto Alegre, tendo em vista a importância da feira literária da capital. Mas é sabida a importância da realização da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre para a vida das gentes da nossa capital e por tudo o projeto é conduzido a prosseguir no processo com a nota máxima: 5,0.
Em conclusão, o projeto “FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 69ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 871.631,00 (oitocentos e setenta e um mil e seiscentos e trinta e um reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS