Processo n.º 00373/2023
Parecer n.º 701/2023 CEC/RS
Projeto “POR ONDE ANDEI - 50 ANOS DE FOTOGRAFIA - 1ª EDIÇÃO - 2024”.
O Projeto trata de realizar a produção, edição, publicação e impressão de 1000 exemplares do livro com 64 imagens e 112 paginas, textos português/inglês, um fotolivro digital em PDF acessível com áudio descrição, com lançamento previsto (5 meses após a captação dos recursos) na cidade de Porto Alegre. Serão impressas também 1000 unidades cartão postal, 1000 unidades marcadores de páginas.
O artista em questão, homenageado com essa edição, é Jorge Aguiar, fotógrafo de larga e frutífera experiência no campo da fotografia documental das periferias urbanas, já tendo sido agraciado com o título de Embaixador da Fotografia, em França. Com o projeto “Klic da Kombi” uma espécie de escola de fotografias ambulante, o artista não apenas documenta como interfere positivamente na formação de novos fotógrafos por onde passa.
Por tratar-se de publicar uma obra da Arte Fotográfica, documental de cenários de periferias de Porto Alegre, a Dimensão Simbólica é atingida em sua plenitude, celebrando os 50 anos desse importante artista, além de oferecer um documental das Histórias da Periferia, locais que, via de regra, são varridos para baixo do tapete social em nosso país. O relator lembra da imprescindível contribuição do Historiador francês Philippe Ariès em sua genial publicação A História Social da Criança e da Família que, embora não se tratasse de uma incursão através da fotografia, vai contribuir diretamente para uma História Social imprescindível para a compreensão social de nossas realidades.
A Dimensão Cidadã é contemplada amplamente com a produção de uma versão em PDF com audiodescrição, proporcionando acesso também a pessoas com deficiência visual. A distribuição gratuita prevendo exemplares para o sistema prisional, quilombos e bibliotecas públicas... faz com que o livro que não prevê comercialização alcance um âmbito social bastante abrangente. O relator lembra que há uma grande lacuna no Plano Nacional da Cultura por prever que a cultura seja acessível a todo e qualquer cidadão brasileiro e, no entanto, a larga população prisional em nosso país se mantenha inatingível por políticas públicas da cultura.
A presença de mulheres em sua maioria na equipe que contempla também pessoas LGTBQI+ e com TPB como o próprio autor (Transtorno de Personalidade Borderline) garante os aspectos inclusivos na própria equipe, além do que, a documentação das Dinâmicas Culturais de nossas Periferias Urbanas deve ser saudada em seu enorme aspecto inclusivo por si só.
O Projeto apenas perde pontuação no que se refere a sua viabilidade – embora a Produtora Proponente tenha larga experiência em projetos similares, não traz nenhuma carta de intenção de patrocínio. Também não encontramos nos anexos nenhuma carta de adesão do Conselho Municipal da Cultura.
Acreditamos ser o projeto de grande valia para a Cultura em nosso RS, trazendo para a proeminência da História Social aqueles que, em geral, são esquecidos em nossa História urbana. Mostrar e contar a Dinâmica Cultural e Social de nossa Periferia é de grande valia e constitui uma bela ação inclusiva.
Em conclusão, o projeto “POR ONDE ANDEI - 50 ANOS DE FOTOGRAFIA - 1ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 72.242,30 (setenta e dois mil, duzentos e quarenta e dois reais e trinta centavos), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2023.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Álvaro Santi, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto obteve a nota nota final de 4,14 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00373/2023
Parecer nº 701/2023 CEC/RS
Projeto “POR ONDE ANDEI - 50 ANOS DE FOTOGRAFIA - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
O Projeto trata de realizar a produção, edição, publicação e impressão de 1000 exemplares do livro com 64 imagens e 112 paginas, textos português/inglês, um fotolivro digital em pdf acessível com áudio descrição, com lançamento previsto (5 meses após a captação dos recursos) na cidade de Porto Alegre. Serão impressas também 1000 unidades cartão postal, 1000 unidades marcadores de páginas.
O artista em questão, homenageado com essa edição é Jorge Aguiar, fotógrafo de larga e frutífera experiência no campo da fotografia documental das periferias urbanas, já tendo sido agraciado com o título de Embaixador da Fotografia, em França. Com o projeto “Klic da Kombi” uma espécie de escola de fotografias ambulante, o artista não apenas documenta como interfere positivamente na formação de novos fotógrafos por onde passa.
Por tatar-se de publicar uma obra da Arte Fotográfica, documental de cenários de periferias de Porto Alegre, a Dimensão Simbólica é atingida em sua plenitude, celebrando os 50 anos desse importante artista além de oferecer um documental das Histórias da Periferia, locais que, via de regra, são varridos para baixo do tapete social em nosso país. O relator lembra da imprescindível contribuição do Historiador francês Philippe Ariès em sua genial publicação A História Social da Criança e da Família que, embora não se tratasse de uma incursão através da fotografia, vai contribuir diretamente para uma História Social imprescindível para a compreensão social de nossas realidades.
A Dimensão Cidadã é contemplada amplamente com a produção de uma versão em PDF com audiodescrição, pproporcionando acesso também a pessoas com deficiência visual. A distribuição gratuíta prevendo exemplares para o sistema prisional, Quilombos, Bibliotecas Públicas... faz com que o livro que não prevê comercialização alcance um âmbito social bastante abrengente. O relator lembra que há uma grande lacuna no Plano Nacional da Cultura por prever que a cultura seja acessível a todo e qualquer cidadão brasileiro e, no entanto, a larga população prisional em nosso país se mantenha inatingível ppor Políticas Públicas da Cultura.
A presença de mulheres em sua maioria na equipe que contempla também pessoas LGTBQI+ e com TPB como o próprio autor (Transtorno de Personalidade Borderline)garante os aspectos inclusivos na própria equipe, além do que, a documentação das Dinâmicas Culturais de nossas Periferias Urbanas deve ser saudada em seu enorme aspecto inclusivo por si só.
Acreditamos ser o projeto de grande valia para a Cultura em nosso RS, trazendo para a proeminência da História Social aqueles que em geral são esquecidos em nossa História urbana. Mostrar e contar a Dinâmica Cultural e Social de nossa Periferia é de grande valia e constitui uma bela ação inclusiva.
Em conclusão, o projeto “POR ONDE ANDEI - 50 ANOS DE FOTOGRAFIA - 1ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 72.242,30 (setenta e dois mil, duzentos e quarenta e dois reais e trinta centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,14 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS