Processo n.º 00271/2023
Parecer n.º 437/2023 CEC/RS
Projeto “PARTE CULTURAL DA XXVII SEMANA FARROUPILHA DO CTG LAÇO DA AMIZADE - 27ª EDIÇÃO - 2023”.
Projeto coeso, em alguns aspectos, porém deve-se se atentar em fazer sua defesa em plenitude da proposta “parte cultural”. Aconselha-se para que o projeto tenha maior impacto na sociedade a oferta de formações, afinal estamos falando em centro de tradições os quais devem propagar e difundir suas raízes, não apenas com shows músicas. O ato de fazer uma “parte” subentende-se que terás mais atividades ao longo da semana, e como tal deveriam estar mais claras junto ao projeto. O sistema pró-cultura aporta recursos em uma “parte”, então o outro todo deveria vir elucidado junto ao projeto, quais, mais atividades além dos shows e noite da poesia, se farão presentes, quais serão estes públicos, é tradição que os CTGs realizem bailes, jantares dançantes, haverá tais ativos? Terão cobranças de ingressos? São perguntas que ficam.
Em conclusão, o projeto “PARTE CULTURAL DA XXVII SEMANA FARROUPILHA DO CTG LAÇO DA AMIZADE - 27ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 405.064,80 (quatrocentos e cinco mil, sessenta e quatro reais e oitenta centavos), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de junho de 2023.
Análise do Recurso:
Do pedido de revisão:
Pede-se a revisão dos quesitos *Dimensão Econômica / Distribuição de Valores e *Oportunidade, por meio deste esclareço que este relator, compreendeu o projeto hora apresentado tendo em vista que os itens foram analisados caso a caso.
Quanto a dimensão econômica:
Quanto a nota atribuída é condizente ao analisado e no que tange a dimensão. Mantenho a nota devido os fatos já expostos. De contrário há muitos fornecedores em a definir, o que compromete uma unidade no todo do projeto. Por mais que venha fundamentado o pedido de revisão é fundamental pontuar novamente na distribuição de valores os altos custos da parte artística, quase que uma unidade “padrão” nos valores, isto não é ruim ao artista/grupo, porém caracteriza quase que uma padronização de modos de se anexar orçamentos em projetos, quase que um regramento. Ademais pensando e analisando anexos é possível ver que tais recursos se dão ao fato do grande número de artistas presentes nas atrações.
Mantenho a nota original, “2,5”.
Já no que se pesa o item oportunidade:
Neste pedido, ora exposto pelo proponente, os motivos trazidos pelos mesmos, são:
“pedimos que este item também seja reavaliado e que receba a nota máxima “3”, pois esta atividade proposta é um exemplo de formação e oportunidades, sendo uma forma de propagar e divulgar as raízes da tradição gaúcha para toda a comunidade, começando pelos estudantes que são jovens e deles depende a continuidade no futuro de serem mantidas vivas as tradições.”
Pelos motivos descritos no pedido não é o contexto neste caso, e mesmo que o item trata-se sobre formações as mesmas deveriam ter conteúdo programático junto os anexos originais.
Lembrando o que é analisado junto à dimensão:
Avalia-se, conforme a RI 06/20, a distribuição regional dos projetos já priorizados ao longo do ano vigente (XVII), o equilíbrio na distribuição dos recursos do Sistema Pró-Cultura RS entre as diferentes linguagens e setores culturais (XVIII), o atendimento às dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura (II), e o planejamento: orçamento, metodologia, metas (III).
Mantenho a nota original, “2,5”, não há fatos ou até mesmo fundamentações pontuais ao item.
Sobre item geral ao projeto.
Proponente traz junto ao pedido de revisão fato;
Quando elaboramos o projeto “Parte Cultural da XXVII Semana Farroupilha do CTG Laço da Amizade”, tínhamos o entendimento de que era importante descrever o projeto na “parte cultural”, visto que se tratava de um projeto de cultura, e que a “parte esportiva campeira e parte gastronômica”, embora fizesse parte do todo, não seria tão importante sua descrição, pois não usaria ou dependeria de recursos públicos da Lei de Incentivo para acontecer.
Para finalizar, o proponente claramente acusa no parágrafo anterior, realizar e propor um “PARTE CULTURAL” contrariando a IN 01/2023.
Após análise do recurso a nota de prioridade se mantém 4,78.
Porto Alegre, 06 de julho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de julho de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00271/2023
Parecer nº 437/2023 CEC/RS
Projeto coeso, em alguns aspectos, porém deve-se se atentar em fazer sua defesa em plenitude da proposta “parte cultural”. Aconselha-se para que o projeto tenha maior impacto na sociedade a oferta de formações, afinal estamos falando em centro de tradições os quais devem propagar e difundir suas raízes, não apenas com shows músicas. O ato de fazer uma “parte” subentende-se que terás mais atividades ao longo da semana, e como tal deveriam estar mais claras junto ao projeto. O sistema pró-cultura aporta recursos em uma “parte”, então o outro todo deverias vir elucidado junto ao projeto, quais, mais atividades além dos shows e noite da poesia, se farão presentes, quais serão estes públicos, é tradição que os CTGS realizem bailes, jantares dançantes, haverá tais ativos? Terão cobranças de ingressos? São perguntas que ficam.
Em conclusão, o projeto “PARTE CULTURAL DA XXVII SEMANA FARROUPILHA DO CTG LAÇO DA AMIZADE - 27ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 405.064,80 (quatrocentos e cinco mil, sessenta e quatro reais e oitenta centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 19 de junho de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS