Processo nº 00263/2023
Parecer nº 468/2023 CEC/RS
Projeto “BIBLIOTECA MUSICAL 2024” .
O Projeto Biblioteca Musical busca qualificar musicalmente escolas públicas de ensino infantil e fundamental e instituições sociais do estado do RS, através da doação de um acervo de livros sobre música brasileira e kit de instrumentos de inicialização musical, fomentando a prática musical nas escolas. Ainda, as instituições contempladas terão acesso a um concerto didático online e uma oficina de capacitação para professores, com os alunos e profissionais da Orquestra Jovem do RS, auxiliando no uso pedagógico do material recebido e fomentando a prática musical educativa nas escolas. Ao completar 14 anos de atividades, a Orquestra Jovem do RS (OJRS) renova sua confiança no sistema Pró-Cultura através desse novo projeto, que busca compartilhar referências literárias e metodologias utilizadas na formação das cerca de 120 crianças que participam anualmente das atividades formativas e musicais da OJRS, proporcionando a escolas públicas e instituições sociais de todo o Brasil o acesso a esse conhecimento. A OJRS foi criada em 2008, em Porto Alegre, com a missão de proporcionar formação musical, vivência cultural, inclusão social e geração de renda a adolescentes e jovens provenientes de famílias de baixa renda, matriculados em escolas públicas municipais e estaduais. Desde então, tem como foco a formação musical erudita de cerca de 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Por entender o processo de educação musical como fundamental na construção do indivíduo e da noção de pertencimento sócio cultural de crianças e jovens em situação vulnerável, acreditamos que qualificar o acervo e o conhecimento musical em escolas e instituições públicas é fundamental para auxiliar no despertar artístico e cognitivo dos jovens atendidos, auxiliando no seu desenvolvimento intelectual e na construção de relações pessoais entre os envolvidos. Também, ciente da carência do ensino de música em grande parte das escolas públicas e instituições de assistência social, o projeto pretende fomentar a construção pedagógica da livre expressão musical, desenvolvendo a musicalidade infantil, sua criatividade, dinamizando a construção do conhecimento, bem como gerando novas qualidades e vínculos no grupo em que atua
Para o projeto, serão adquiridas um total de 1500 obras literárias musicais e 1500 instrumentos musicais de inicialização, fomentando diretamente o mercado de livros e instrumentos, ligados diretamente à economia da cultura. Além disso, acreditamos que o incentivo à musicalização infantil, bem como a inspiração pelos jovens que integram a Orquestra Jovem que realizará o Concerto Didático contribui diretamente no desenvolvimento do interesse artístico desse público, inspirando-os a aprofundar seu conhecimento sobre o universo musical e inspirando a descoberta da carreira musical como futuro para alguns indivíduos.
Para atingir os objetivos do projeto, serão selecionadas 50 escolas públicas e instituições sociais de diferentes regiões do estado do RS, que careçam dessa formação musical. Cada uma das entidades receberá um kit contendo 30 obras literárias e partituras, relacionadas a música brasileira, buscando também difundir todo o conhecimento e a diversidade musical do nosso país. Além das obras, será doado um kit contendo 30 instrumentos de inicialização musical (flauta doce e instrumentos percussivos), para prática e inicialização dos educandos. Os educadores serão capacitados para uso do acervo através de uma oficina de inicialização musical online, que será ofertada a todas entidades contempladas. Os alunos também terão acesso a um concerto didático online com a OJRS, apresentando instrumentos musicais e obras de importantes artistas brasileiros, servindo como inspiração à prática musical. O concerto e a oficina de musicalização terão interpretação de libras.
Após a captação de recursos, a coordenação geral do projeto fará o mapeamento das instituições públicas que receberão o acervo de 30 livros musicais e 30 instrumentos de inicialização musical,, entre elas escolas públicas, bibliotecas comunitárias, pontos de cultura e instituições sociais e culturais, todas localizadas no estado do RS. A coordenação do projeto e o curador definirão os títulos a serem enviados para cada espaço. Os livros serão adquiridos diretamente em contato com editoras nacionais, priorizando editoras gaúchas. Será criada a identidade visual do projeto, para divulgação das ações em redes sociais e materiais gráficos. Juntamente com o acervo literário, cada espaço receberá um quadro/cartaz e 30 unidades de marca páginas. Todos os livros doados serão etiquetados com as logos do pro-cultura e patrocinador. Além das redes sociais, a ação de doação será divulgada pela assessoria de imprensa. A Orquestra Jovem do RS, criará o repertório do Concerto Didático, que será gravado para distribuição online, de acordo com os livros escolhidos pela curadoria para doação. O concertos será gravado em Porto Alegre, e, caso tenham instituições contempladas na cidade, poderão participar do evento ao vivo. Também, será gravada a oficina de inicialização musical, ministrada por Telmo Jaconi e voltada para os professores das escolas públicas, tambem em formato online, com orientações e didáticas que podem ser utilizadas na musicalização infantil, contribuindo na formação dos educadores para uso do material recebido. Serão adquiridas embalagens para envio dos materiais ao interior do RS, e o recebimento será registrado em fotos para divulgação e prestação de contas. A produção executiva ficará responsável pelo contato entre patrocinadores e SEDAC, questões relativas aos processos de patrocínio e aprovação de marcas, gestão administrativa e financeira do projeto, acompanhamento das ações e confecção dos relatórios de prestação de contas.
Em conclusão, o projeto “BIBLIOTECA MUSICAL 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 360.950,00 (trezentos e sessenta mil e novecentos e cinquenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 26 de junho de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS