Processo nº 00264/2023
Parecer nº 491/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR - 3ª EDIÇÃO - 2023” .
Apresentação: Progresso é uma cidade que, ao longo dos anos, vem se empenhando em destacar seu potencial econômico e cultural para todo o Estado. Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro será realizado no Grêmio Esportivo Gaúcho, a 3ª edição do Festival de Progresso com Humor, onde a valorização da cultura e a celebração do humor são as marcas registradas. O evento contará com artistas locais e regionais, além de oficinas temáticas para estudantes.
DAS INSCRIÇÕES
3.1 - Poderão inscrever no Festival, atores, atrizes e humoristas amadores, de ambos os
sexos, com idade mínima de 16 anos.
3.2 - As inscrições são para apresentações individuais ou duplas. Os estilos de shows podem
Ser Stand Up Comedy (comédia em pé) e no estilo já consagrado e reconhecido.
3.3 - Para fins de inscrição, os participantes devem encaminhar à organização do Festival o
seguinte material e documentos:
a. Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada;
b. Um arquivo em vídeo da apresentação em formato MPEG;
c. 01 (uma) foto colorida do participante, vestido a caráter;
d. Contrato de Licença de Uso de Imagem, para os participantes selecionados.
(...)
3.11 – Os 10 selecionados receberão troféu de participação no festival e ajuda de custo no
valor de R$ 3.000,00 (três mil reais)
Dimensão Simbólica: a Cidade de Progresso relaciona essa sua relação com o Humor e a sua colonização por diversas etnias. O Humor e a Cultura Popular são indissociáveis. O relator poderia trazer aqui o brilhante livro de Mikhail Bakhtin – a Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, onde o brilhante linguista, ensaísta, crítico e semiótico vai analisar o contexto de Fançois Rabelais através de seus personagens Pantagruel e Gargantua. Uma maneira de expressão dos populares de se contrapor a Cultura Oficial predominante.
É saudável que a Prefeitura de Progresso, e seus organizadores, estabeleçam a intenção desta terceira edição do evento.
Chama a atenção que, nos dias que antecedem o evento, haverá uma oficina de cartoon e desenho para um público jovem local (entre 10 e 17 anos) buscando para além da formação de plateia, a possibilidade de imersão de novos artistas no segmento.
Há a definição (inteligente, segundo os proponentes) do segmento de Humor como um traço distintivo para a cidade. Um Festival que atraia público estadual e, quem sabe, nacional. Acredito haver uma inovação bastante interessante nesse entalhamento de um perfil da Cultura Local. Uma singularidade.
Conforme parte do documento para Inscrições, que pinço parágrafos e coloco acima, há uma boa curadoria dos eventos que compõe o Festival. Linguagens bem estabelecidas, andamento de palco, premiação..
Na Dimensão Econômica, a Prefeitura visa diretamente uma geração de renda adicional para sua rede hoteleira, restaurantes, bares e, é claro, a Economia Criativa da região. Atrair turismo cultural através do Humor e do Riso, em um aspecto bastante singular da cidade em relação a demais eventos que são buscados por diversas outras cidades em seu desenvolvimento de Turismo Cultural gerador de renda.
A ajuda de custo prevista para os dez primeiros selecionados pelo júri permite uma geração de renda para artistas do segmento. Também os primeiros colocados apontados pelo júri receberão uma premiação adicional.
Interessante o aspecto de ligação entre a pertença local e o segmento do humor e do riso e a hospitalidade apregoada pela cidade. Importantíssimo salientar a participação da Prefeitura de Progresso com pouco mais de 20% do custeio do evento.
Nota-se uma planilha de custos enxuta e adequada, bastante justificável segundo a descrição e metodologias previstas.
Quanto a Dimensão Cidadã, há uma previsão de medidas de acessibilidade para cadeirantes, intérpretes em Libras para todas as etapas do evento (o custeio descrito aponta apenas para o Festival em si, não incluindo as oficinas) colocação de rampas e um aspecto da educação ambiental quanto a previsão de coleta de lixo seletiva, desde os espetáculos até para o comércio que circunda o evento.
Após uma leitura bastante completa do projeto, a relatoria considera que ele preenche todos os requisitos para ser indicado apto a captar recursos através do Pró Cultura, Sistema LIC.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 240.685,80 (duzentos e quarenta mil, seiscentos e oitenta e cinco reais e oitenta centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de julho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 29 de junho de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Porto Alegre, 28 de junho de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS