Processo nº 00275/2023
Parecer nº 469/2023 CEC/RS
Projeto “PALCO CULTURAL FARROUPILHA DE SAO JORGE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Este projeto, é uma ação conjunta entre a prefeitura municipal de São Jorge, o centro de tradições gaúchas Cavalo Branco e Rudimar Rissi produtor e se constitui “primeiros festejos farroupilhas de São Jorge”. A programação tem por objetivos fomentar, divulgar e fortalecer a cultura gaúcha, proporcionar o acesso aos bens culturais e valorizar a identidade e o orgulho de ser gaúcho, de um povo que acredita e honra as suas tradições. Bem como, difundir e incentivar o desenvolvimento e o talento dos artistas do nosso Estado através da música e da dança. Será realizado dos dias 15 a 20 de setembro de 2023, os festejos farroupilhas do município de São Jorge, com uma vasta programação, envolvendo talentos e população local, pessoas residentes em municípios vizinhos, muita música, teatro, apresentações nativistas, de dança, oficinas diversas.
Foi escolhido para a realização dos festejos, o “tablado”, espaço pertencente à prefeitura de São Jorge, porém, de uso público e aberto. Localizado na Avenida Daltro Filho, no município de São Jorge o local conta com um espaço muito aconchegante em meio a natureza, uma estrutura completa de fácil acesso, sem estacadas, com estacionamento amplo e banheiros. O local é utilizado para ensaios do CTG (centro de tradições gaúchas) do local e para realização de shows em vários eventos promovidos pelo município. As atrações serão escolhidas de forma que atendam a todos os públicos, de todas as faixas etárias, gêneros, raças e classe social.
Durante todos os dias o espaço será utilizado para realização de várias oficinas com escolas locais, fazendo com que 100% da população local e ainda visitantes de outros municípios tenham a oportunidade de participar de todos os festejos e apresentações. A noite será utilizado o espaço para shows nativistas, de humor, com talentos locais e regionais. O objetivo é atingir a participação de 100% dos habitantes do município, ou seja, em torno de 2.100 pessoas além da divulgação que será feita fazendo com que mais de 4.000 pessoas de municípios vizinhos possam participar do evento
A fim ampliar o acesso da população as atividades do projeto, todas as atividades realizadas, no produto acima indicado, serão transmitidas nas redes sociais do projeto. Cabe ressaltar, que as atividades constantes no produto principal “festival/mostra” são de diferentes segmentos e demandam diferentes ações de acessibilidade, sendo assim, a acessibilidade de conteúdo foi realizada por tipo de apresentação, e não por produto, buscando uma melhor eficiência no planejamento e a garantindo a inclusão de toda a população. PRODUTO: FESTIVAL/MOSTRA - Apresentações de Teatro: ACESSIBILIDADE FÍSICA: banheiros adaptados, rampas e corrimões. DEFICIENTES AUDITIVOS: interprete de libras. DEFICIENTES VISUAIS: audiodescrição. PRODUTO: FESTIVAL/MOSTRA - Apresentações de Dança: ACESSIBILIDADE FÍSICA: banheiros adaptados, rampas e corrimões. DEFICIENTES AUDITIVOS: interprete de libras. DEFICIENTES VISUAIS: audiodescrição. PRODUTO: FESTIVAL/MOSTRA - Apresentações de Música: ACESSIBILIDADE FÍSICA: banheiros adaptados, rampas e corrimões. DEFICIENTES AUDITIVOS: interprete de libras. DEFICIENTES VISUAIS: não se aplica. PRODUTO: FESTIVAL/MOSTRA – Show de humor: ACESSIBILIDADE FÍSICA: banheiros adaptados, rampas e corrimões. DEFICIENTES AUDITIVOS: interprete de libras. DEFICIENTES VISUAIS: não se aplica. PRODUTO: ESPETÁCULO DE ARTES CÊNICAS ACESSIBILIDADE FÍSICA: banheiros adaptados, rampas e corrimões. DEFICIENTES AUDITIVOS: interprete de libras. DEFICIENTES VISUAIS: audiodescrição. Os custos de execução das medidas de acessibilidade serão custeados pelo projeto, porém não estão previstos na planilha orçamentária deste projeto.
Em conclusão, o projeto “PALCO CULTURAL FARROUPILHA DE SAO JORGE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 208.313,00 (duzentos e oito mil e trezentos e treze reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 26 de junho de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS