Processo nº 00353/2023
Parecer nº 588/2023 CEC/RS
Projeto “CULTURA EM MOVIMENTO - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Um projeto cultural muito bom que tem por foco a gurizada das comunidades em desarranjo social, fragilizadas pelas questões econômicas que geram ausência das culturas e presença das violências. Fundamental que o projeto pretenda fortalecer essas gentes entregando a possibilidade dos saberes e fazeres culturais identificados com essas comunidades. O projeto destaca o seu aspecto educativo e formativo, fortalecendo as identidades das culturas locais, pesquisa e desenvolve várias linguagens em cada proposta de manifestação. O projeto tem um grande valor cultural e social apresenta a originalidade de se situar exclusivamente em áreas de risco social. Nas questões relativas a dimensão cidadã o projeto está muito bem construído, inclusive incluindo o protagonismo de pessoas com deficiência no projeto, além de garantir a acessibilidade de todes. A gratuidade é garantida pois a participação geral é livre. Existe também a preocupação com a participação plural quando contempla gênero e etnias. Os recursos apresentados estão equalizados, e ainda que não exista investimento da prefeitura, existe investimento próprio. Por apresentar plena capacidade de execução e atender os quesitos de viabilidade, relevância e oportunidade, este projeto é conduzido a seguir o processo com a Nota: 4,92.
Em conclusão, o projeto “CULTURA EM MOVIMENTO - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo, que não estava presente neste dia, mas ficou responsável pela ata.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS