Processo nº 00352/2023
Parecer nº 913/2023 CEC/RS
Projeto “SEMANA CULTURAL DE VACARIA - 2ª EDIÇÃO - 2023”.
Trata-se de pedido de revisão de nota interposto por Juliana Tonini em face das conclusões do parecer nº 554/2023 do CEC, no projeto “Semana Cultural de Vacaria – 2ª Edição – 2023”.
Aduz a requerente:
a) quanto à dimensão simbólica, que o Projeto não apresentou carta de apoio da Secretaria Municipal de Educação, mas apresentou a carta de anuência de apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e carta de apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Vacaria. Assim sendo, requer que as cartas de apoio apresentadas no projeto sejam consideradas aptas a cumprir tal mister.
b) quanto à dimensão cidadã, que o projeto contempla a equidade, em suas mais amplas formas, haja vista que propõe seja o evento realizado sem discriminação nem preconceitos entre os prestadores de serviços e fornecedores que fazem parte da produção na grade de apresentações do projeto. A título exemplificativo, dentre as apresentações previstas temos o Clube União da Glória (conhecido por “Clube dos Morenos”, onde a maioria são negros. Também está prevista a apresentação de danças gaúchas dos alunos da APAE de Vacaria (por óbvio, incluindo pessoas com deficiências intelectuais). Além disso, percebe-se claramente que o rol de atrações, dentre as quais várias oficinas, envolve artistas e profissionais de ambos os sexos e das mais diversas faixas etárias. Desse modo, roga-se seja reavaliada a nota referente ao presente ponto.
c) quanto à dimensão econômica aduz que a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo forneceu, sem custo de locação, para a realização nos 5 dias do evento, o espaço da Casa do Povo de Vacaria. Além disso, a secretaria vai disponibilizar equipe de funcionários para atendimento ao público durante todo o evento, a fim de viabilizar visitas ao Museu e à Biblioteca Pública Municipal (ambas localizadas naquele espaço público). Ainda, o órgão municipal cobrirá todos os custos com a realização de PPCI, disponibilização de 02 profissionais para a limpeza, além de fornecimento de produtos de higiene pessoal e limpeza. Por fim, vemos que a Prefeitura manterá a Guarda Municipal no espaço externo ao evento, a fim de garantir a segurança de todos os participantes. Num cálculo raso, o custo de todos estes itens acima atinge, no mínimo, os 10% de aporte através de serviços e produtos, cumprindo, portanto, com a regra prevista na legislação, de modo que, também aqui, rogamos pela revisão da nota atribuída ao quesito.
d) quanto à relevância reitera o contido na letra “a” quanto a consideração das cartas apresentadas.
e) quanto à oportunidade requer a revisão do posicionamento adotado para considerar de forma positiva o ato proposto de colocação das cortinas.
É o relatório.
Em que pesem os bem lançados fundamentos apresentados no pedido de revisão de nota, tenho que procedem apenas em parte.
Revisando o ponto quanto à dimensão cidadã, com razão a requerente, motivo pelo qual majoro a pontuação quanto a pluralidade, acessibilidade e inclusão para 3.
Reviso a pontuação quanto ao ponto “oportunidade”, majorando a pontuação para 3, porquanto é meritório o projeto e as sugestões são dirigidas ao gestor municipal.
Quanto aos pontos da dimensão simbólica, econômica e relevância, ratifico as considerações que embasaram a pontuação deferida quando da análise do projeto, porquanto as razões trazidas no pedido de revisão de nota são insuficientes para alterar o entendimento adotado.
Isto posto defiro em parte o pedido de revisão de nota para que se considere a pontuação a seguir:
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4,5
Conceituação temática
2,5
Originalidade e inovação estética
2
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
3
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
4
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,61
Após análise do pedido de recurso a nota passa de 4,39 para 4,61.
Em conclusão, o projeto “SEMANA CULTURAL DE VACARIA - 2ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 227.252,00 (duzentos e vinte e sete mil e duzentos e cinquenta e dois reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 17 de outubro de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Antônio Carlos Côrtes, Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Cristian Bernich e teve, como secretária a conselheira Paulo Roberto Tavares.
O projeto obteve a nota nota final de 4,61 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 554/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica
Conforme diz a proponente o projeto contemplará todas as escolas públicas municipais, estaduais, particulares, APAE, Universidades e toda a população de Vacaria e região.
Porém, a Secretaria Municipal de Educação não apresentou sua carta de apoio, o que entendo importante para atingir os objetivos buscados relacionados com a presença e participação ativa dos alunos, professores e famílias.
Público estimando é de 6.000 pessoas
O presente projeto traz inovação em relação a Edição anterior porquanto neste as atividades ocorrerão na Casa do Povo, local que tem arquitetura projetada por Oscar Niemeyer, patrimônio tombado pelo IPHAE onde se inclui o Museu, a Biblioteca e o Teatro Municipal.
Dimensão Cidadã
O evento proposto, traz um planejamento razoável para as medidas de acessibilidade, informando a existência de rampas de acesso, a contratação de profissional intérprete de libras, assim como material em braille para as oficinas de desenho, conforme informa a proponente “Haverá interpretação da palestra em libras, distribuição gratuita de livros e folhas para produção de texto e/ou desenho sobre uma história oral que a criança conheça, material fornecido também com transcrição em braille, conforme a necessidade da criança.
No estacionamento e em frente ao palco haverá área reservada para PNE’S com placas indicativas, a Casa do Povo, possui várias rampas que dão acesso a todos os locais ali disponíveis, biblioteca, museu e teatro, dispõe também de banheiros para PNE’s. As pessoas com dificuldade auditiva poderão acompanhar através da interpretação de libras, em tempo real de toda a programação oferecida. Os deficientes visuais e com baixa visão poderão ouvir as peças teatrais e os, shows e também participar das oficinas oferecidas.
Não há informação quanto a diversidade de gênero entre os protagonistas das apresentações e oficinas.
Cabe gizar que, conforme informa o proponente, há o compromisso da gestão pública firmado através da carta de apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Vacaria anexa, com a renovação do PPCI que vence em setembro, o que é medida imprescindível para a realização do projeto.
Dimensão Econômica
Os prestadores de serviços serão da cidade, com exceção dos artistas das peças teatrais.
A programação cultural é bem eclética, conseguindo atingir todos os gostos, além de ter relação com a comunidade local, pois a maioria dos artistas que irão se apresentar residem na cidade.
A precificação está equilibrada de acordo com a prática do mercado.
O projeto tem impacto cultural e estimula o surgimento de novos talentos através das oficinas oferecidas apresentações artísticas e oficinas, será divulgado através das rádios, jornal, folders que serão entregues nas escolas municipais, estaduais, particulares, universidades, comércio local e divulgação nas plataformas digitais.
Há um item na planilha de custos na condição de “a definir”, a justificativa consta nos anexos, conforme orçamentos que comprovam a economicidade e uso para futuras apresentações da já enunciada “cortina para o teatro”.
Ressalta a proponente: “A Casa do Povo apresenta algumas necessidades, como as cortinas do palco do teatro e coxia (bastidores), como é um espaço público cultural, tombado pelo IPHAE, penso que este projeto pode contemplar o local, suprindo esta necessidade, pois fazendo o orçamento para locação das mesmas, verifica-se que o valor gasto para locar é quase o valor da confecção das cortinas e solução antichamas, sendo uma diferença pequena, mas que ficará disponível na Casa do Povo para uso público. Verifica-se aqui a diferença entre gasto e investimento. Na proposta tem uma rubrica própria para o tecido, confecção e a instalação e outra rubrica para serviço de solução antichamas com mão de obra, certificado com resultado de ensaios em laboratório, ART e CREA tudo incluso.”
Todo o valor do projeto é solicitado à LIC.
Não há recursos de patrocínio direto e recursos oriundos da prefeitura Municipal de Vacaria.
A Palestra História Orais e distribuição de livros tem fonte do MINC, conforme projeto comprobatório em anexo.
Da viabilidade:
O projeto apresenta histórico de edição anterior realizado no mercado público com aproximadamente 10.000 pessoas.
Há cartas de intenção de patrocínio da Pedreira Vacaria, de Resfriar Climatizadores e equipamentos Ltda e da Vinícola Campestre.
Verifico que estes indicados também patrocinaram a Edição anterior, conforme relatório anexo.
Há cartas de apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal e de Política Cultural.
Assim entendo presente a viabilidade do projeto.
Da Relevância:
O projeto proposto tem importância com relação ao seu segmento, traz cartas de apoio e dialoga com o plano estadual de cultura, trazendo importante protagonismo para os artistas locais, fomenta a economia da cidade, fortalece os laços de identidade e pertencimento com o Patrimônio Cultural e com a educação. Ressalto que ausente a participação da Secretaria de Educação Municipal a relevância resta parcialmente pontuada.
Da oportunidade
É inegável a importância do projeto proposto, todavia é de gizar que a administração pública municipal deve zelar pelo Patrimônio Cultural, especialmente providenciando a necessária conservação das instalações e melhorias que se fizerem indispensáveis para o uso.
Diante do princípio da economicidade e de modo a viabilizar a realização das apresentações artísticas a contento, entendo cabível e adequado o uso e custeio da cortina, conforme contido na planilha de custos. Contudo, o mais indicado é que no futuro o gestor arque com tal custo.
Porto Alegre, 11 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 22 de agosto de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Alessandra Carvalho da Motta, Antônio Carlos Côrtes, Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Cristian Bernich e teve, como secretária a conselheira Alessandra Carvalho da Motta.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS