Processo nº 00347/2023
Parecer nº 519/2023 CEC/RS
Projeto “TEATRO MUSICAL - 1ª EDIÇÃO” .
O projeto Teatro Musical chegou a este conselheiro relator no dia 2 de agosto de 2023. Está cadastrado no Segmento das Artes Integradas e tem previsão de ocorrer no dia 16 de dezembro do corrente, no município de Campinas do Sul, mais precisamente, na Praça da Matriz da cidade.
De acordo com a apresentação da proposta, que visa buscar R$ 306.560, ou seja, 100% da LIC, o projeto foi criado com intuito de mostrar a importância da Cultura em nossas Vidas, com foco, mostrar para crianças e jovens a importância da responsabilidade e do comprometimento.
DIMENSÃO SIMBÓLICA
Conceituação Temática - O proponente apresenta neste espaço, a importância da prática do Teatro na sociedade como um todo, ressaltando a sua importância formação do ser humano, na capacidade em promover reflexões, posicionamentos sociais relevantes na construção do indivíduo e da sociedade. No entanto, a proposta carece de detalhes mais profundos sobre o que o projeto pretende realizar.
Conceituar o projeto é apresentar, meios que indiquem a pesquisa e o desenvolvimento da linguagem utilizada, atividades e atrações que se adequem ao projeto encaminhado, apresentar propostas que estejam de acordo com a Instrução Normativa vigente. Infelizmente, não encontrei neste espaço dados que possam encaminhar para essa análise mais minuciosa do projeto, uma vez que estamos em um processo rígido e muito disputado. Logo, precisamos de mais detalhes.
Encontrei outras informações que podem ser elencadas neste quesito, na Metodologia do Projeto. De acordo com a proposta, o Teatro Musical vai proporcionar quatro espetáculos com apresentação de 50 a 60 minutos, que unem teatro, circo, dança e música. O projeto pretende contar com 50 participantes e um público estimado de mais de três mil pessoas.
Em cada intervalo entre uma apresentação e outra, haverá um dj. A ordem das apresentações será definida no dia. Os espetáculos serão: Dj Alexandre, Banda Salsicha Recheada, Apresentação Teatral Cósmica, apresentação teatral O Mágico de Oz, apresentação teatral Orquestra de Brinquedos.
Originalidade e Inovação Estética - Assim como a Conceituação Temática, o proponente não apresenta informações sobre o que poderia tornar o projeto inovador e original. Neste campo, apenas é tratado de informar sobre a importância do teatro na ação de estimular o conhecimento, comunicação, criatividade e responsabilidade o teatro permite que crianças e jovens desenvolvam sua consciência individual e social no seu desenvolvimento para a vida adulta. Não há apontamentos sobre inovações, se comparado a projetos similares já avaliados neste Conselho. Na metodologia pude encontrar o que será feito: apresentações de espetáculos teatrais e nos intervalos entre uma peça e outra, a apresentação de um DJ.
A proposta apresenta certa originalidade, mas acaba não sendo inovadora, uma vez que trata apenas de apresentações artísticas. Poderia se pensar, neste caso, de oferecer aos participantes (crianças e adolescentes), oficinas de teatro, rodas de conversa, atividades que despertem o gosto ou a vontade pela arte do teatro. É importante pensar em deixar um legado a quem vai prestigiar o evento, justamente no intuito de agregar a cultura junto a vida das pessoas, torná-la algo necessário eno cotidiano da sociedade.
DIMENSÃO CIDADÃ
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - Assim como nos quesitos da Dimensão Simbólica, neste espaço o proponente não detalha as ações que pretendem ser realizadas, caso o projeto seja priorizado pela Lei de Incentivo à Cultura. No entanto, no campo da Metodologia, o proponente informa que uma Drag Queen, Charlene Voluntaire, fará a apresentação dos espetáculos. Este é um diferencial positivo, já que está se abrindo espaço para a arte LGBTQIAP+. Não há nenhuma informação sobre elenco, release das peças.
No projeto, o proponente informa ainda que haverá intérprete em Libras e Audiodescrição, como constam na planilha de custos.
Não há mais detalhes sobre o local onde o evento será realizado, se está dentro das normas vigentes no quesito acessibilidade às pessoas com deficiência. O projeto não apresenta se no elenco ou na equipe de produção há participação de PCDs e minorias como parte do processo criativo, produção e gestão do projeto, o que dificulta a aplicação de uma nota integral neste quesito.
Não há metodologia de como será feita a audiodescrição, sendo que há apenas uma carta de orçamento. É importante deixar bem claro, afinal, o custo para tal ação é de mais de R$ 30 mil.
No quesito inclusão, é preciso pensar em oportunizar que todas as pessoas da cidade, sejam elas, da zona urbana ou rural, possam comparecer ao evento. Sugiro, inclusive, que se busque, junto à Prefeitura, a possibilidade de parceria, como oferecimento de transporte escolar para crianças e adolsecentes, que são o público-avo do projeto. Com isso, a proposta poderia receber uma nota maior neste quesito.
Democratização do Acesso
Neste campo, o proponente informa que o evento é aberto a todas as pessoas, sem distinção de idade, classe social, gênero, entre outros. Cabe salientar ainda que, por tratar-se de um evento totalmente gratuito, o quesito é contemplado em sua totalidade.
DIMENSÃO ECONÔMICA
Distribuição dos Valores - Neste campo, não entro no mérito dos valores pagos aos espetáculos, uma vez que é extremamente importante e positivo valorizar os artistas que estarão se apresentando. Neste sentido, avalio positivamente os valores praticados neste campo.
No entanto, faço apontamentos aos valores aplicados no pagamento de locação de estrutura para camarim, que chega a R$ 26 mil, e locação de cortinas para cenários, onde os valores chegam as R$ 21,9 mil.
Ademais, as rubricas apresentam coerência e equilíbrio, porém reforço a observação ao valor pago para o serviço de Audiodescrição: é necessário, pelo alto custo, um plano detalhado de como será prestado esse serviço.
O custo apresenta mais de 40% do valor da produção em rubricas artísticas, bem como há coerência de valores nos custos administrativos e de divulgação. Cabe salientar ainda que não há acúmulo de rubricas que ultrapassam de 10% a 15% do valor total do projeto, para um único fornecedor, em diferentes atividades.
Faço uma observação sobre a ausência dos orçamentos das peças teatrais que se apresentarão no evento.
Investimento Local e Próprio - Não há nenhum indicativo de que o proponente vá aplicar algum recurso para a execução do projeto. Conforme as informações contidas nos documentos, o financiamento é de 100% LIC. Logo, entende-se que não há investimento local.
VIABILIDADE
O projeto não possui histórico de outras edições. O proponente já encaminhou inúmeros projetos entre os anos de 2022 e 2023. No entanto, todos foram não tiver êxito, sendo considerados inabilitados, arquivados ou não prioritários por este Conselho.
O planejamento do projeto é considerado adequado por este conselheiro relator.
Cabe salientar ainda que a proposta não apresenta nenhum indicativo de Carta de Intenção de Patrocínio, o que aponta para dificuldade em viabilizar a proposta, caso o projeto seja considerado prioritário por este Conselho.
RELEVÂNCIA
É um projeto relevante, dentro da sua proposta, pois apresenta entrega de produto cultural à comunidade. No entanto, não deixa nenhum legado em específico. O proponente poderia pensar em inserir dentro da proposta, oficinas, workshops, debates, cursos, entre outras ações que pudessem fomentar a participação da comunidade e o gosto pelo teatro em suas mais variadas formas. É importante fazer que o projeto cultural seja um mecanismo de engajamento e que desperte o gosto, neste caso, pela arte do teatro.
Precisamos pensar sempre que todo o projeto precisa deixar algo construído naquela comunidade.
Não há, na proposta, nenhuma carta de apoio de Conselhos Municipais, neste caso, o de Cultura.
O projeto acaba valorizando e difundindo as criações artísticas e bens culturais, bem como oportuniza a liberdade de expressão, a criação e a fruição cultural e reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional.
OPORTUNIDADE
Considero oportuno, pois o evento será realizado na RF 9, umas das menos beneficiadas com recursos da LIC ao longo dos últimos 12 meses. Além disso, é bom ressaltar que o financiamento de espetáculos teatrais ainda carecem de ser ampliados neste CEC, portanto, também ressalto a importância em valorizá-los neste sentido.
O projeto apresenta algumas falhas nas três dimensões, o que inviabiliza uma nota integral neste quesito.
Há uma preocupação em promover o desenvolvimento social através da cultura, fomentando a formação de público para as artes cênicas, além de incentivar novos talentos a reconhecer o trabalho de artistas, bem como o resgate de costumes e tradições e a troca de experiências.
A proposta apresenta boa metodologia e plano orçamentário do projeto bem delineados.
Em conclusão, o projeto “TEATRO MUSICAL - 1ª EDIÇÃO” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 15 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 17 de agosto de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, João Carlos Salgado de Los Santos, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro João Carlos Salgado de Los Santos e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
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