Processo nº 00407/2023
Parecer nº 954/2023 CEC/RS
Projeto “GALPÃO DAS PATROAS - 3ª EDIÇÃO - 2023”.
Dimensão simbólica
4,0
Conceituação temática
2,0
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
45
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
2,5
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1,0
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
3,0
Nota de Prioridade
4,22
O proponente busca revisão de nota para o projeto GALPÃO DAS PATROAS 3 a EDIÇÃO 2023, no entanto traz um conjunto de elementos novos como link do local, que poderia já estar na proposta inicial, sendo que todos os quesitos iniciais já foram avaliados, na questão de Relevância, o proponente afirma que colocou link de edições anteriores, mas este link estava nos dados do projeto, não trazendo ANEXO especifico para análise, mas possibilita na análise inicial verificar esta informação. Quanto a Viabilidade se apresenta documento novo, o que não cabe nesta etapa de revisão. No caso do quesito VIABILIDADE este recebeu nota máxima, não permitindo revisão. Após analise do pedido de revisão, mantêm- se a nota já atribuída na analise inicial , NOTA FINAL DO PROJETO: 4,22
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,22.
Em conclusão, o projeto “GALPÃO DAS PATROAS - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 188.900,00 (cento e oitenta e oito mil e novecentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de outubro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,22 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 536/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica
O projeto Galpão das Patroas 3a edição 2023, apresenta uma temática muito bem definida, fomenta a produção cultural na área musical , as trações estão adequadas a as metas e propostas gerais do projeto e esta adequado a IN 02/2023. Não ha possibilidade de averiguação de trabalho de pesquisa da linguagem e que forma a proposta valoriza efetivamente as manifestações culturais locais.
O projeto o apresenta originalidade em seu formato de prestígio a música através de mulheres, apresenta e inovação estética, pois é um projeto que apresenta a introdução da poesia no formato de sua 3a edição.
Dimensão Cidadã
O projeto apresenta pluralidade de gênero e étnica, já as questões de acessibilidade por se tratar de espaço (praça pública), são tratadas de forma subjetiva. O projeto tem uma característica de gênero e propõe a inclusão de uma bailarina PCD, no grupo de dança que fara apresentação. Podemos observar desta forma o projeto contempla quase que plenamente os quesitos propostos para avaliação este critério.
O projeto propõe acesso gratuito em espaço publico.
Dimensão Econômica
O projeto apresenta uma boa distribuição de valores, no entanto apresenta rubricas orçamentarias na situação a definir, entre eles, uma apresentação artística, produção musical entre outras, não apresentando a justificativa conforme o previsto no artigo 8a, inciso 4o da IN 02/2023.
A proposta orçamentaria traz recursos oriundos da Prefeitura Municipal. Vale registrar que a proposta de recursos do município são de 3.700,00, com baixo impacto no custo total do projeto.
O projeto não traz anexo o histórico das edições anteriores, para que seja possível uma análise mais aprofundada do projeto, já o historio do proponente apresenta um histórico razoável de execução e captação de projetos e apresenta carta de intenção de patrocínio e um bom planejamento.
O projeto mantêm um dialogo com o Plano estadual de cultura. Entendemos que pela característica da proposta, desperta na comunidade a valorização da música através da mulher, estimulando as artistas do gênero feminino a buscarem espaço no cenário artístico local e regional. Não encontramos em anexo carta do conselho Municipal de cultura que contribui para a validação da relevância do projeto para a comunidade cultural local.
O projeto Galpão das Patroas 2023 esta será executado em uma das regiões que tiveram o menor número de projetos aprovados ao longo do ano, apresenta coerência entre justificativa, objetivos e metas, embora a metodologia seja apresentada de forma reduzida, o projeto é de fácil entendimento e apresenta um planejamento orçamentário dentro da razoabilidade.
Conclusões finais: Projeto de fácil entendimento, precisa pensar melhor nas questões de acessibilidade, assim como, buscar alternativas, como patrocínios diretos, recursos de praças de alimentação, meios necessários para o financiamento não recai somente em recursos da Lei de Incentivo Estadual.
Porto Alegre, 03 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 21 de agosto de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,22 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS