Processo nº 00712/2023
Parecer nº 708/2023 CEC/RS
Projeto “BIBOLHOTECA - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
O Projeto BIBOLHOTECA, tem a finalidade de incentivar a leitura através de contação de histórias, brincadeiras imaginativas, truques de mágica do livro como objeto cênico, bolhas de sabão gigantes tornando uma atividade cheia de magia. Com isso pretendem a criação de uma biblioteca itinerante sendo sua 1ª edição, pretendem adquirir material permanente como: acervo de 300 livros, bicicleta adaptável, câmera fotográfica/filmadora, 2 notebooks, 2 microfones head set sem fio e 2 fones de ouvido, que após não haver mais edições do projeto o material será doado para o Instituto Cultural e Social Àgora localizado na cidade de Cachoeirinha. Tem por iniciativa no período de 10/01/2024 à 30/05/2024 levar o livro aos leitores em praças e parques públicos em localidade em que muitas vezes as pessoas não possuem de forma gratuita. O empréstimo dos livros do acervo para leitura no local das atividades será por até 4 horas.
Conceituação Temática – A temática do projeto é de caráter educativo, formativo à produção e há pesquisa e desenvolvimento da linguagem. Ao propor levar livros incentivando a leitura com atividades de forma lúdica para atrair novos públicos em bairros vulneráveis das cidades envolvidas localidades, o que torna o projeto importante é a preocupação da importância da leitura e o quanto ela é necessária para formação do ser humano.
Originalidade Inovação e Estética. Proposta apresenta originalidade, porém de caráter não muito inovador, com fragilidades em sua descrição e ausência de anexos. Pluralidade, acessibilidade e inclusão, Apresenta em sua proposta a pluralidade por se tratar de públicos diversos. A acessibilidade entende-se que como é em praças públicas atenda esse quesito. Quanto a inclusão não fica bem clara como será o atendimento a PcDs, por ser em local ao ar livre não é mencionado como se dará a acomodação adequada e privilegiada a cadeirantes, idosos, gestantes e crianças de colo para além da leitura ter o conforto para assistir as atividades propostas no projeto no entanto, não garante plenamente o acesso de PcD e pessoas com necessidades especiais, além de não prever ações concretas de acesso às deficiências físicos, sensoriais e intelectuais.. Afirma ter interprete de libras e o fornecimento de audiobooks para facilitar o acesso de pessoas cegas. Democratização do acesso - o projeto contempla plenamente, pois propõe ações efetivas de divulgação para garantir o acesso democrático além da gratuidade. Distribuição de valores - o valor do custo de divulgação excede 10% do total do projeto. Investimento local/próprio - O projeto tem como única fonte recursos de R$ 2.000,00 do proponente. Quanto a Relevância - o projeto não apresenta carta do Conselho Municipal de Cultura. Oportunidade – o projeto não contempla plenamente a dimensão Simbólica, Cidadã e Econômica da Cultura. Viabilidade - não há carta de intenção de patrocínio.
Em conclusão, o projeto “BIBOLHOTECA - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,75 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS