Processo n.º 00440/2023
Parecer n.º 840/2023 CEC/RS
Projeto “NATAL FAMÍLIA ESTÂNCIA VELHA - 3ª EDIÇÃO - 2023”.
O proponente pede revisão:
Argumenta-se “não condiz com o que apresenta a planilha orçamentária, tendo o valor de quase 170 mil reais destinados pela administração pública do município e 30 mil de patrocínio direto.”
O relator conclui:
Este relator elevou a nota atribuída. Devido compreender que o envolvimento pelo município é algo louvável. E após analisar novamente o projeto pode-se concluir este fato. Outro fato é, por mais que não seja obrigatório, conforme traz o proponente, há de se ter coerência que diversos itens essenciais para realização do projeto estão alocados na planilha financeira. E se de fato o projeto do MINC, não for aprovado/captado, como fica o projeto apresentado junto a LIC? Quando se fala em unidade de um projeto devemos prever os riscos, o que aqui não é demonstrado.
Elevo em 0,5 de Investimento local/próprio.
Após análise do pedido de recurso, a nota passa de 4,31 para 4,39.
Em conclusão, o projeto “NATAL FAMÍLIA ESTÂNCIA VELHA - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 169.276,00 (cento e sessenta e nove mil e duzentos e setenta e seis reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 30 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00440/2023
Parecer nº 572/2023 CEC/RS
Projeto múltiplo buscando fomentar a cultura em época natalina junto a cidade de Estância Velha, vários segmentos culturais devem propagar as artes.
A proposta é acentuada quando tem linhas de financiamento como MinC, LIC, Prefeitura e Doações, o que lhe torna viável. Preocupa-se em não haver nos anexos comprovações de como estes recursos do MinC estão garantidos (protocolo de inscrição ou de aprovação do mesmo). Carece de demais anexos como plano pedagógico de oficinas, conteúdo programático, bem como anuência das escolas que venham a receber as mesmas.
Preocupa o proponente não anexar quem de fato são estes artistas (seus portfólios), somente carta de anuência não são um mecanismo para visualidade de quem de fato são estes artistas, seus gêneros, assim comprometendo a estrutura do projeto, é preciso saber que gêneros e formas estes artistas se expressam. (Artistas Locais).
Não apresenta inovação e ademais não traz anexos que venham a potencializar a proposta como, currículos, portfólios dos artistas, principalmente na temática natalina.
Felicito a proposta e aconselho que venha a se cuidar todas as dimensões.
Em conclusão, o projeto “NATAL FAMÍLIA ESTÂNCIA VELHA - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 169.276,00 (cento e sessenta e nove mil e duzentos e setenta e seis reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 28 de agosto de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS