Processo n.º 00369/2023
Parecer n.º 836/2023 CEC/RS
Projeto “REGISTRO AUTORAL - 2ª EDIÇÃO - 2024”.
Avaliamos os projetos seguindo normativas e critérios que orientam cada item.
Revisei todos os apontamentos colocados no documento de recurso que apresentou seus argumentos em relação à sua realidade e ao Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Os apontamentos de fato são pertinentes ao debate na elaboração de diretrizes ao pleno do CEC-RS, mas que não constituem apontamentos acerca dos critérios a serem revisados do projeto em questão.
Do recurso apresentado não cabe análise, pois não apresentou os quesitos específicos a serem revistos, o que demanda da IN 01/2023.
IN 01/2023 - artigo 17º
§ 4º Para fundamentar o pedido de revisão, o proponente deverá apontar o(s) quesito(s) e nota(s) específicos a serem revistos, apresentando objetivamente apenas as razões recursais, vedada a inclusão de documentos ou informações adicionais no formulário eletrônico.
Ao considerar as ponderações arguidas pelo proponente do REGISTRO AUTORAL 2 ª EDIÇÃO 2024” acolho o recurso, mas não dou provimento do mesmo por apresentar informações novas em contrariedade a IN 01/2023. Mantenho a nota anterior. 4,17
Após análise do pedido de recurso, a nota de prioridade permanece 4,17.
Em conclusão, o projeto “REGISTRO AUTORAL - 2ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 133.220,00 (cento e trinta e dois mil e duzentos e vinte reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 30 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 30 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00369/2023
Parecer nº 520/2023 CEC/RS
Projeto “REGISTRO AUTORAL - 2ª EDIÇÃO - 2024” .
Lamenta-se o não investimento local da prefeitura de Venancio Aires de forma direta, a carta de intenção de patrocínio em anexo (mesmo que já tenham realizado em versão anterior) e interesse do conselho municipal de cultural. É preciso mencionar que existe uma rubrica que sozinha toma serviço de 24% em valores do projeto, em detrimento aos cachês que juntos totaliza 11% dos valores, o que poderia até mesmo caracterizar uma inversão do segmento musical para audiovisual. Outro aspecto que é analisado é a pluralidade nas equipes de trabalho mensurados em planilha orçamentária, que não constou as demandas em sua plenitude referente RI06/2020. O projeto REGISTRO AUTORAL 2 ª EDIÇÃO 2024 oferece um espaço de registro, divulgação e fortalecimento de uma cena musical de Venancio Aires e proporciona trabalho para artistas além dos músicos, englobando fotógrafos, técnicos de som, e demais serviços de audiovisual. A produção anterior está muito bem elaborada e usa da ferramenta do Youtube para fixação de legendas, o projeto apesar de enxuto discorre bem sobre as necessidades para este tipo de produção em baixa escala. Apesar de não apontar oficinas, o proponente discorre muito bem do aspecto social da música como preservação de hábitos, crenças, e manifestações culturais.
Em conclusão, o projeto “REGISTRO AUTORAL - 2ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 133.220,00 (cento e trinta e dois mil e duzentos e vinte reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 14 de agosto de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS