Processo nº 00371/2023
Parecer nº 938/2023 CEC/RS
Projeto “SALÃO DO ARTESANATO GAÚCHO - VALORIZANDO A IDENTIDADE CULTURAL - 3ª EDIÇÃO - 2023” .
Em considerando o pedido de revisão feito pelo proponente do Projeto Salão do Artesanato Gaúcho, ratificamos a importância do evento para o cenário do artesanato gaúcho. Porém o investimento feito em estrutura continua sendo desproporcional ao investido no artesão, que é o foco do projeto, assim como os prazos para a apresentação das anuências e apoios é de responsabilidade total do proponente. Por tudo conduzimos o projeto para seguir para a etapa de priorização com a Nota: 4,56.
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,56.
Em conclusão, o projeto “SALÃO DO ARTESANATO GAÚCHO - VALORIZANDO A IDENTIDADE CULTURAL - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 323.370,00 (trezentos e vinte e três mil e trezentos e setenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 11 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 11 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Consuelo Vallandro Barbo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 673/2023 CEC/RS
O Projeto Salão do Artesanato Gaúcho já é um evento de bastante importância para artesãs de todo o estado do RS. Uma excelente oportunidade para fazer conhecer as técnicas e materiais singulares, bem como fortalecer a salvaguarda dos saberes que constroem as identidades das comunidades do nosso estado. O evento reúne artesãs e materiais diversos que constroem a diversidade da manifestação nas muitas linguagens possíveis de acordo com a origem e territórios de cada artesã. O projeto propõe oficinas e momentos de qualificação das técnicas e trocas dos saberes e tem acesso totalmente gratuito. O projeto preocupa-se com a inclusão quando propõe a intérprete de Libras nos momentos de comunicação e nas oficinas, bem como apresenta um bom planejamento de acesso para as pessoas com deficiência. Mas esquece de trazer o apoio do Conselho Municipal de Cultura, assim como não compromete a equalização ao investir vultuosamente na estrutura, mais do que no foco principal do projeto. Por tudo isso conduzo o projeto a prosseguir no processo com a Nota: 4.56
Porto Alegre, 11 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo na confecção da ata, porém não estava presente neste dia.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS