Processo nº 00392/2023
Parecer nº 514/2023 CEC/RS
Projeto “ANTIGOS 20232024” .
O presente projeto trata de uma turnê composta doze apresentações em diferentes cidades gaúchas da dupla Miguel Marques e Nenito Sarturi. Segundo a descrição são compositores e músicos de renomada carreira tendo ao redor de quarenta álbuns lançados e cerca de duas mil composições. Na dimensão simbólica há de ressaltar a carreira e produção artística desenvolvida pela dupla, mas que infelizmente o projeto não soube destacar de maneira que fosse devidamente valorizada. O objetivo geral do projeto é realizar apresentações da dupla em doze cidades diferentes do estado, mas não define quais serão as cidades. Isto prejudica muito a avaliação porque não há como avaliar se os gastos estão adequados a logística necessária, tendo em vista as grandes distâncias que poderiam ser percorridas, por exemplo. Ainda, não há qualquer detalhamento sobre a estrutura destes shows, incluindo ações necessárias para acesso de pessoas com necessidades especiais, sobre inclusão étnica, informações sobre cobrança de ingressos, além de comercialização de produtos. Não há carta de recomendação de nenhum conselho de cultura, nem cartas de intenção de patrocínio. Enfim, na dimensão simbólica não consegue justificar e oferecer insumos necessários para o reconhecimento dos artistas, na dimensão cidadã não contempla justificativa para o oferecimento das atividades e na dimensão econômica não justifica o investimento. Como sugestão, que seja feito um plano mais detalhado, contendo orçamentos, cartas de aceite, medidas de inclusão e melhor distribuição dos valores, tendo em vista que o produtor está com mais de 10% do valor solicitado e a empresa responsável pelos shows é de propriedade de um dos artistas.
Em conclusão, o projeto “ANTIGOS 20232024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 10 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 15 de agosto de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, João Carlos Salgado de Los Santos, Vera Cristina Meneghini, Marcus Vinicius Jesus de Brito. A reunião foi coordenada pelo conselheiro João Carlos Salgado de Los Santos e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 2,25 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS