Processo nº 00383/2023
Parecer nº 579/2023 CEC/RS
Projeto “FEIRA DO LIVRO DA FUNDAÇÃO ÂNGELO BOZZETTO 9ª EDIÇÃO”.
O presente projeto chegou a esta relatora dia 2 de agosto, está classificado na área de literatura, escrito pelo proponente Grupo Pregando Peça, com data prevista de realização de 19/10/2023 à 22/10/2023, pertence a região F8, solicita a LIC o valor de R$ 90.000,00 (Noventa mil reais).
O projeto está bem delineado, com a presença de anexos, orçamentos, cartas de Conselho do desenvolvimento Sustentável, Secretarias de Educação e anuência da Casa do poeta, o que demonstra a apropriação da comunidade educacional e do poder Público no projeto, além de carta de intenção de patrocínio no valor integral, embora não seja exigida, mas constata-se ainda de grande importância.
A 9ª edição da Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto, é uma atração da Expofax/Expocolônia, que reunirá as comunidades e estudantes de toda região da Quarta Colônia do RS, num espaço diferenciado, criado para estimular o hábito da leitura e aprimorar o conhecimento e a cultura. O evento acontecerá em quatro dias, de 19 a 22 de outubro de 2023, sendo dias 19 e 20, reservados à visitação de alunos da rede escolar da Quarta Colônia e ao final de semana, dias 21 e 22, ficará aberta para visitação de pessoas de toda região.
O Grupo Pregando Peça, com 39 anos de experiência no desenvolvimento de projetos sociais, artísticos e educacionais, o CONDESUS (Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia), órgão responsável por integrar as relações intermunicipais na região e a Fundação Ângelo Bozzetto, uma das mais importantes entidades no desenvolvimento de projetos sociais do centro do estado, unem esforços na organização da 9ª edição da Feira do Livro na expectativa de torná-la uma das mais importantes ações nas áreas cultural e literária do interior do estado.
Muito embora a feira aconteça no município de Faxinal do Soturno, terá uma abrangência regional, trazendo para junto do evento as prefeituras, secretarias e as escolas dos 7 municípios de Faxinal do Soturno, Restinga Seca, Silveira Martins, Nova Palma, Dona Francisca, São João do Polêsine e Ivorá. O CONDESUS, ao se integrar na organização da feira, traz para o centro do debate o conhecimento e a experiência que deram a Quarta Colônia, em 2023, o selo de Geoparque, instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com base nas pesquisas desenvolvidas pela CAPPA (Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica) da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
Geoparque é um território com limites definidos geograficamente, com uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada na conservação do patrimônio geológico. E, com o objetivo de integrar a comunidade escolar ao conceito de Geoparque, ampliando assim, o conhecimento dos estudos paleontológicos na região, a feira irá oferecer uma intensa programação com atividades educativas e de formação às escolas dos municípios, para a valorização da cultura local. Acontecerá a realização do concurso de redação, voltado para estudantes da rede escolar: “Histórias e Memórias da Quarta Colônia” e do concurso de fotografia aberto a toda comunidade (amadores e profissionais) com o tema: “Belezas e Riquezas da Quarta Colônia”.
Garantir o acesso ao universo dos livros por meio de novas experiências artísticas e culturais é a premissa da feira que se apresenta com o tema: QUARTA COLÔNIA: DA IMIGRAÇÃO AO GEOPARQUE, uma referência ao selo recebido pela UNESCO.A feira também contará com autores convidados como: Juan Vicente Santini, Marta Rosa Borin, Elaine Binotto Fagan, Angélica Rizzi e integrantes da Casa do Poeta de Santa Maria, que estarão interagindo com a comunidade por meio de conversas, sessões de autógrafos, saraus poéticos, lançamentos de livros e da literatura de alta qualidade, contação de histórias, apresentações teatrais, apresentações com alunos e alunas do projeto social Expressando Arte da Fundação Ângelo Bozzetto e performances artísticas.
Considerações sobre as 3 dimensões
No que se refere a Dimensão simbólica, quanto a conceituação temática nessa perspectiva, a 9ª edição da feira irá contribuir com a educação patrimonial para divulgação do conceito de Geoparque da Quarta Colônia, apresentando as metas de acordo com as propostas gerais, faz referência a pesquisa e desenvolvimento se apresentando como um agente importante no desenvolvimento sócio-cultural da região. A originalidade e inovação estética está presente no tema que aborda memória , assim como a realização do evento em um GEOPARQUE, que aborda o resgate da paleontologia, trabalhando a educação patrimonial.
Na Dimensão Cidadã atende totalmente o propósito de PCDS, quanto a acessibilidade, intérprete de libras além da gratuidade na participação de todas as atividades, no que se refere a democratização do acesso, menciona e valoriza também a diversidade através das diferentes etnias presentes no evento.
Quanto a Dimensão econômica, Distribuição de valores atende as exigências, tendo em vista que a planilha de custos é coerente, a distribuição de valores está em consonância referente a valores tanto da parte estrutural, quanto artística, além da presença de carta de patrocínio no valor total do evento, presença importante do vale livro, movimenta a cadeia da economia criativa. no que se refere ao investimento local e próprio não apresenta nenhum aporte além da solicitação da LIC, o que faz com que a nota nesse quesito não chegue na sua totalidade.
Projeto apresenta viabilidade, possui planejamento logístico adequado existe capacidade de execução, além de carta de patrocínio no valor total.
Relevância possui declaração de Interesse de Conselho Ambiental, anuência de secretarias de educação, dialoga com Plano Estadual de Cultura-LEI 14778/2015 em seus princípios e objetivos.
Oportunidade contempla plenamente a dimensão Simbólica e Cidadã e parcialmente a dimensão Econômica, tem Coerência da justificativa em relação aos objetivos e metas em relação ao projeto, mas aponta fragilidade no que se refere ao município não participar ativamente nos valores do projeto.
Análise de Mérito
O projeto Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto- 9ª Edição, apresenta um grande mérito e relevância, através da valorização da história memória, arte e ciência garantindo a preservação e a educação patrimonial através da literatura fortalecendo o indivíduo como sujeito pensante ,como agente transformador na sociedade.
Em conclusão, o projeto “FEIRA DO LIVRO DA FUNDAÇÃO ÂNGELO BOZZETTO 9ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 22 de agosto de 2023.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS