Processo nº 00399/2023
Parecer nº 506/2023 CEC/RS
Projeto “ENTREVERO CULTURAL – SEMEANDO TRADIÇÃO E ARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto Entrevero Cultural – Semeando Tradição e Arte - 2023 apresenta proposta de adequada conceituação temática, mas relativa originalidade e inovação estética.
Quanto a acessibilidade, por estar ainda indefinido os locais públicos onde se realizarão os eventos, considera-se preocupante a real contemplação desse quesito.
Louva-se as preocupações elencadas no projeto, mas são necessárias garantias concretas, em especial na acessibilidade.
As fragilidades apresentadas na dimensão econômica quanto aos valores baixos dos grupos de dança locais e a ausência de participação financeira que não somente da LIC comprometem uma avaliação mais positiva.
Relevância carece de anuências dos Conselhos de Cultura locais, anuências dos locais da realização das atividades e não demonstra deixar legado maior as comunidades após a realização do evento.
Oportunidade apresenta fragilidades quanto a acessibilidade, originalidade e Investimento Local/Próprio que necessitam ser apontadas e influenciam na pontuação da Oportunidade.
Viabilidade se apresenta relativamente viável com intenção de patrocínio, no entanto por estar em sua primeira edição e o proponente não ter histórico anterior compromete a viabilidade do projeto.
Parabeniza-se o proponente por buscar o apoio do Estado na manutenção de suas raízes e valores, sendo obrigação do mesmo estar presentes em todos os 497 municípios deste Rio Grande.
Em conclusão, o projeto “ENTREVERO CULTURAL – SEMEANDO TRADIÇÃO E ARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 13 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 16 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,53 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
​
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS