Processo nº 00416/2023
Parecer nº 883/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DE DANÇA DE ERECHIM - 3ª EDIÇÃO - 2023”.
PARECER DA COMISSÃO 4 para a solicitação de Revisão de Nota para o Projeto FESTIVAL DE DANÇA DE ERECHIM - 3º EDIÇÃO
Em reunião realizada no dia 05 de outubro de 2023, com a presença dos conselheiros Ivan Terra, Sergio Corrêa, Consuelo Valandro, Anderson Hartmann, Rejane Verardo, por decisão unanime decide INDEFERIR O RECURSO realizado pelo proponente, mantendo a nota de priorização de 4.86, pois conforme a IN 01/23 de 1º de Fevereiro de 2023, Seção II da Avaliação do CEC, artigo 17º, paragrafo 4º... para fundamentar o pedido de revisão, o proponente deverá apontar o quesito e notas específicas a serem revistas, apresentando objetivamente apenas as razões recursais, VEDADA, a inclusão de documentos ou informações adicionais no formulário eletrônico.
Tabela de avaliação ajustada após o recurso:
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
5,0
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
2,5
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,86
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 05 (cinco) Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,86.
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,86.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DE DANÇA DE ERECHIM - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 237.165,50 (duzentos e trinta e sete mil, cento e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 05 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 531/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto é uma manisfestação artistica, expressando através de movimentos, com a evolução da senssibilidade artistica, a dança ganhou ênfase e hoje figura como um importante segmento cultural democratico e com constante crescimento das linguagens estéticas.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto busa a valorização de artistas, grupos ou bailarinos amadores e profissionais, gerando fortalecimento cultural e formação de plateias. Fomenta um ambiente criativo, de aquisição de conhecimento, de desenvolvimento da comunicação de praticas de lazer e entretenimento de promoção da arte como veiculo de socialização, seu aspecto democrático, devido a característica de ser totalmente gratuido e aberto a participação de grupos de qualquer localidade. Proporciona qualificação técnica e artistica, revelando ricos potenciais no que se refere ás capacidades, humanas e à produção do conhecimento.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O projeto tem como um dos seus principais objetivos, a valorização da diversidade alem dos participantes inscritos no festival, a oferta das oficinas para alunos da rede publica de ensino e para a comunidade em geral, aproximando a dança da população, que muitas vezes não tem acesso a ela. A estrutura onde vai ser realizado o evento conta com acessibilidade física, pois o local oferece estrutura adequada para receber PCDs, ou com mobilidade reduzida, tem rampas de acesso, espaço para cadeirantes, elevador, banheiros adaptado e estacionamento proprio para os portadores de deficiências, terá interprete de libras, e lugares reservados para o publico prioritario, nas atividades presenciais. As oficinas das diversas modalidades de dança oferece 880 vagas para os participantes.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto vem com seus principais objetivos, e estimular a criatividade, compartilhar conhecimentos, oportunizando que pessoas de diferentes realidades culturais convivam, promovendo integração e o respeito a diversidade e qualificação humana. É um evento totalmente gratuido, nas inscrições e assistencia, oportuniza a todas as classes sociais, idades e etnias possam participar.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto traz como importante oportunidade de trabalho para diversos artistas e profissionais da cultura, criando mercado de trabalho, oferecendo formação e qualificação e a participação de dançarinos amadores e profissionais. A aplicação das rubricas estão de acordo com a realização do evento, pela necessidade das atividades e estrutura que necessitam para os 05 dias de incentivo e estimular o desenvolvimento técnico, didático e artistico dos participantes.
Investimento Local/Próprio - O projeto ao ser realizado, com entrada gratuita, promove a formação de plateia para a arte da dança e a qualificação dos dançarinos tanto como individual ou em grupo, o investimento local esta garantido através de recursos orçamentarios da prefeitura de 29% do valor do projeto, e duas cartas de intenção de patrocinio de 79%, do valor total do projeto.
Relevância: Como o projeto oferece 10 modalidades de dança e as oficinas vão atender 880 participantes, isto demonstra um grande legado para a omunidade local e regional, o projeto dialoga com Plano Estadual de Cultura, e tem interesse das secretarias publicas do municipio para a realização do festival. Falta a apresentação da Declaração do Conselho Municipal de Cultura.
Oportunidade: O projeto contempla as dimensões, simbolicas, cidadã e econômica, tem relação com os objetivos e metas ao projeto, o plano orçamentario do projeto esta bem delineado com o planejamento e a metodologia da realização do evento.
Viabilidade: O projeto já desenvolveu 2 edições anteriores, tem bom historico, e tem plena capacidade de execução, possui planejamento adequado, e tem 100% de intençãode patrocinio do publico e do privado.
Porto Alegre, 21 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 30 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS