Processo nº 00415/2023
Parecer nº 744/2023 CEC/RS
Projeto “PROJETO TCHÊ LIGA NOS LIVROS 1ª EDIÇÃO” .
Conceituação Temática - A proposta do projeto é uma ação de incentivo a leitura e a escrita de textos para publicação e lançamento, produzido em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa por alunos da Rede de Ensino Estadual de Porto Alegre. Onde será sorteado 10 escolas e 10 melhores textos de cada turma do 5º ao 9º ano. Há caráter educativo e formativo, pesquisa e desenvolvimento da linguagem, estando de acordo com a proposta e metas do projeto. Originalidade e inovação estética - O projeto se destaca pela preocupação de incentivar a leitura e a escrita dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Ainda com incentivo aos alunos selecionados pelos seus textos oferece todo o conhecimento da produção de um livro até o memento do lançamento. O aluno terá a oportunidade de ser o próprio protagonista com uma mini biografia e foto no livro. Além de que serão homenageados e terão o prazer de autografar os livros dos colegas que irão receber um exemplar conforme plano de distribuição. Pluralidade, acessibilidade e inclusão - A proponente se responsabiliza por toda acessibilidade na Indústria Gráfica no momento da visitação e terá i interprete de libras no local da gráfica e nas escolas durante acompanhamento do projeto. Conta ainda com vídeo e legendagem no momento da visitação para alunos selecionados que necessitam de atendimento especializado. Se propõe em aumentar a acessibilidade conforme necessitar durante a visitação da Indústria Gráfica. Entende-se nesse quesito, como é destinado o projeto para todos os alunos das turmas do 5º ao 9º ano das escolas sorteadas que esse quesito fica contemplado pela pluralidade, acessibilidade e inclusão. Democratização do acesso / gratuidade - Há comprometimento de transporte gratuito para os alunos selecionados até a Indústria Gráfica para participação de todo o processo de confecção dos livros. Bem como toda a execução do projeto de forma gratuita. Distribuição dos valores - Cabe destacar que há no projeto rubricas de divulgação que ultrapassam o limite de10% exigidos conforme planilha amplamente divulgada, outro quesito é que há acúmulo de rubricas que ultrapassam de 10% a 15% do valor total do projeto, para um único fornecedor, em diferentes atividades. No caso da Editora Evangraf LTDA em que a soma das rubricas também ultrapassa a porcentagem exigida na planilha de avaliação.
Investimento local / próprio - O projeto tem ajuda de custo do proponente somando R$ 11,200,00, não apresenta carta de intenção de patrocínio. Relevância - Projeto não possui Declaração de Interesse de Conselho Municipal de Cultura. Oportunidade - Há coerência da justificativa em relação aos objetivos e metas em relação ao projeto, planejamento e metodologia bem alinhados, no entanto e plano orçamentário do projeto não estão bem delineados. Viabilidade - Possui planejamento logístico adequado, não apresenta intenção de patrocínio (incentivado ou não), apenas ajuda de custo do proponente, existindo plena capacidade de execução.
Em conclusão, o projeto “PROJETO TCHÊ LIGA NOS LIVROS 1ª EDIÇÃO” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 21 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS