Processo nº 00431/2023
Parecer nº 808/2023 CEC/RS
Projeto “SÃO 200 ANOS, SÃO 200 PASSOS - OS GRUPOS FOLCLÓRICOS DE ESTRELA - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
Título:
São 200 anos, São 200 Passos - Os Grupos Folclóricos de Estrela - 2024
Área do projeto:
Artes cênicas - Dança
Proponente:
REGIÃO DOS VALES COMUNICAÇÃO VIRTUAL LTDA-ME
CEPC: 3083
Município do proponente:
ENCANTADO
Valores (R$):
Solicitado
LIC-RS: 288.100,00
Habilitado SAT/SEDAC:
288.100,00
Valor
Total do projeto: 288.100,00
Recursos:
Município:
( ) Sim
(x ) Não
Próprio/patrocínio direto:
Comercialização de bens e serviços:
Natureza do projeto (evento, publicação, criação, etc):
Circulação de espetáculo
Município(s)/ espaços de realização e RF:
Estrela RF2, Vera Cruz RF7, Colinas RF2, Ijuí RF7, Mato Leitão RF2
Resumo:
“O projeto cultura “São 200 anos, São 200 Passos - Os Grupos Folclóricos de Estrela” se propõe valorizar e celebrar os mais de cinquenta anos de atividade ininterruptas dos Grupos Folclóricos de Estrela por meio da realização de uma circulação dos grupos em cinco cidades, sendo elas Estrela, Vera Cruz, Colinas, Ijuí e Mato Leitão. Para a realização das apresentações serão utilizados espaços públicos e democráticos nas cidades contempladas. No período da tarde que antecede a realização das apresentações de dança, em cada etapa será oportunizado à comunidade, uma oficina de danças típicas alemãs para iniciantes, com inscrições feitas na Secretaria de Cultura de cada cidade, para as idades dos doze aos dezesseis e para adultos, de forma totalmente gratuita. As cinco apresentações serão acompanhadas por um grupo de músicos profissionais. O projeto também prevê o serviço de intérprete de libras. O espetáculo possui tempo de duração 1h30 minutos, para um público estimado de dez mil pessoas, cerca de duas mil”.
Conclusão
O projeto não apresenta um foco específico, por vezes é entendido que será criado um espetáculo para circulação (mas não apresenta roteiro), noutras vezes subentende-se que o espetáculo já existe e a proposta é de circular com ele.
Os locais de apresentações, aparentemente são praças públicas, mas não está descrito se existe palco ou se as apresentações serão realizadas no chão, o que dificulta a visão do público.
Sugere-se também, que o proponente apresente um histórico mais completo do com fotografias e links na internet dos grupos e suas apresentações.
Originalidade e Inovação Estética
O projeto não apresenta certa originalidade ou inovação, contém fragilidades na sua proposição e em relação a projetos similares, pois trata-se de uma circulação com a realização de oficinas de danças alemãs, todavia, não apresenta um plano de aula das oficinas.
Pluralidade
Não há proposta o que garanta a pluralidade quanto à Gênero e pessoas com deficiência em papel de protagonismo.
Inclusão
Não há participação dos diferentes gêneros e PcD, além da fruição, como parte do processo criativo, produção e gestão do projeto, incluindo equanimidade na planilha orçamentária.
Democratização do acesso
Contempla parcialmente, pois não propõe ações efetivas para garantir o acesso mais democrático.
Dimensão Econômica
Há valor elevado de rubricas para um único fornecedor em relação a outros. Não há descrição de pagamento de cachês para os dançarinos nas apresentações. Projeto tem como única fonte recursos oriundos de incentivos fiscais. Além disso, o projeto não apresenta receitas oriundas de outras fontes além de incentivos fiscais (prefeituras, patrocínio direto, comercialização de bens e serviços etc.).
Viabilidade
O proponente não apresenta carta de intenção de patrocínio.
Relevância
O projeto não possui Declaração de Interesse de Conselho Municipal de Cultura
Oportunidade
Não Contempla plenamente a dimensão Simbólica, Cidadã e Econômica da Cultura. Falta certa Coerência da justificativa em relação aos objetivos e metas em relação ao projeto.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
2,5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
1
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
5
Nota de Prioridade
3,69
Em conclusão, o projeto “SÃO 200 ANOS, SÃO 200 PASSOS - OS GRUPOS FOLCLÓRICOS DE ESTRELA - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 28 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 31 de agosto de 2023.
AA Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada e secretariada pelo conselheiro Cristian Bernich.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS