Processo nº 00476/2023
Parecer nº 943/2023 CEC/RS
Projeto “LIVE DOS ESPEDITOS - 2ª EDIÇÃO - 2024” .
Projeto enviado a este Conselho, na área de Audiovisual, que será realizado na cidade de Caxias do Sul, no período de 11 de janeiro a 8 de agosto de 2024, e que consiste na produção, gravação e transmissão, ao vivo, de 16 programas, no formato de entrevistas, mescladas com apresentações musicais. De acordo com o proponente, o projeto prevê a participação de 18 artistas ou grupos musicais, representantes da música sul brasileira. O projeto entra em sua segunda edição. Já foi realizado com aporte financeiro da LIC.
Conforme o projeto, as transmissões serão disponibilizadas no Youtube e do Facebook, de forma gratuita. Além das transmissões ao vivo, a ideia é disponibilizar, posteriormente, os programas em forma de podcast nas diferentes plataformas de streaming.
DIMENSÃO SIMBÓLICA
Conceituação Temática – A Live dos Espeditos é a produção de programas para plataformas digitais, idealizada pelos músicos Espedito Abrahão e Espedito Abrahão Júnior, que surgiu antes da pandemia, visando valorizar a música e os artistas da cultura gaúcha, através das redes sociais. Foi na pandemia que a proposta ganhou corpo e acabou sendo realizada mais seguidamente. Em 2021, ocorreu a primeira Live dos Espeditos, com a realização de 12 programas com importantes nomes da música gaúcha, em transmissões que foram assistidos por milhares de pessoas em diferentes partes do Estado e fora dele.
A intenção do proponente, conforme especificada neste campo é contar a história de vida dos músicos convidados, em um formato de programa de televisão, muito conhecido no país, mesclando, em cada bloco, apresentações destes artistas. O formato do programa segue o estilo do já consagrado “Galpão Crioulo”, da RBSTV.
Nesta edição, a ideia é trazer artistas que não participaram da primeira edição, com o intuito de oportunizar a vitrine que a live poderia trazer, bem como, apresentar a história de vida do convidado.
Entre um dos programas pré-definidos está uma homenagem ao artista Luiz Carlos Borges, recentemente falecido, o qual estava convidado e fez parte do portfólio de artistas apresentados anteriormente em projeto não priorizado.
Na avaliação deste conselheiro relator, cabe destacar que o projeto contempla o caráter formativo e de fomento à produção cultural, valoriza, apesar de ser um programa destinado à cultura gauchesca, já que se trata de uma manifestação cultural local. Tem pesquisa e desenvolve uma linguagem, assim como apresenta atividades e atrações adequadas a proposta e metas do projeto.
Originalidade e Inovação Estética – Por tratar-se de um programa de entrevistas, mesclando apresentações musicais, a proposta acaba sendo muito semelhante ao outros projetos avaliados neste Conselho. A proposta tem por objetivo transformar o material produzido, além de um programa de vídeo, em podcasts que poderão ser ouvidos em plataformas de streaming.
Sugere-se ao proponente que pense na elaboração de outras ações para este quesito tais como, a criação de algum bloco que inclua outros segmentos, artesanato, culinária, ou até mesmo alguma ação educativa nas escolas de Caxias do Sul, com a participação de alunos da rede pública, incentivando a prática dos usos e costumes do gaúcho, ou, a composição de redações, desenhos sobre as obras dos artistas e grupos que pelo projeto irão passar. Ou até então, as participação de artistas mirins, da cidade de Caxias do Sul e de municípios do entorno, como forma de incentivo às tradições.
O proponente apresentou uma justificativa, que permitiu a este conselheiro relator, entender e encontrar esclarecimentos em diversos apontamentos feitos. Cabe destacar que, apesar da ausência de novidades apontadas por este conselheiro, o projeto apresenta outras, bem destacadas e reforçadas no pedido de revisão de nota. Com isso, oriento pelo aumento de meio ponto na nota para Originalidade e Inovação Estética.
DIMENSÃO CIDADÃ
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão – Cabe destacar, positivamente, a participação de mulheres em, pelo menos, cinco programas da Live, valorizando artistas já consagradas, bem como, grupos e cantoras em ascensão no mercado da música sul rio-grandense.
A proposta apresenta em sua tabela, a utilização da Língua Brasileira de Sinais durante a apresentação, garantindo assim acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva, bem como o serviço de legendagem.
Sugestão: disponibilizar os programas em arquivos, para escolas e entidades que talvez tenham dificuldades de acesso à internet, como forma de inclusão e oportunizar o acesso aos programas.
Gratuidade e Democratização do Acesso – O proponente informa que todo o material que será produzido ao longo do período de execução do projeto, será disponibilizado, de forma gratuita, aos espectadores, sem cobrança de ingresso para acesso às plataformas, contemplando, em sua totalidade, estes dois quesitos.
DIMENSÃO ECONÔMICA
Distribuição dos Valores – Faço alguns apontamentos sobre diferentes rubricas. Não entro no mérito de quanto cada artista mereça receber, uma vez que cada um sabe quanto vale o seu trabalho. Mas é questionável, quando uma artista recebe R$ 7,2 mil para se apresentar, enquanto outro recebe 10 vezes menos. Sugiro ao proponente repensar esse formato de pagamento, valorizando um pouco mais, inclusive, como forma de incentivo a quem esteja começando neste mercado. Há valores que, em alguns casos, correm o risco de nem cobrir os custos de deslocamento.
Outro ponto que faço ao projeto é: se o espaço onde é realizado as lives é do proponente, porque cobrar locação. Poderia ter entrado como investimento local e próprio.
O projeto solicita à LIC, R$ 349.250. Desse valor, o proponente irá receber R$ 136 mil, o equivalente a quase 50% do valor total solicitado.
O proponente faz uma apresentação sobre a distribuição dos valores, demonstrando responsabilidade e comprometimento na aplicação e pagamento de rubricas. No entanto, ao ser questionado sobre a disparidades de cachês, o mesmo justifica, mas não se compromete, para futuros projetos, em ampliar o pagamento a músicos locais ou que estejam em início de carreira. Vale lembrar que estamos falando de dinheiro público para financiar novas produções. Neste caso, muitos dos artistas já são consagrados dentro de sua caminhada e já possuem o reconhecimento merecido pelo seu trabalho.
O proponente justifica ainda o apontamento feito por este conselheiro sobre o pagamento de aluguel ao estúdio onde vai ser gravado. Na concepção desse relator, o mesmo poderia entrar como Investimento Local e Próprio, uma vez que ali serão gravados os programas. No entanto, a explicação do proponente é condizente e, por isso, considero em elevar em meio ponto, a nota para este quesito da distribuição de valores.
Investimento local e Próprio – O proponente informa na planilha de custos, a aplicação de R$ 18 mil, que serão utilizados no pagamento de despesas como, limpeza, cenografia, foto, técnico de som e tarifas bancárias. Há também indicativo de doações no valor de R$ 20 mil, que serão utilizados no pagamento de refeições e hospedagem, porém, ainda não definidos os CNPJs que receberão os valores. Apesar disso, considero que este quesito está plenamente contemplado.
VIABILIDADE
É uma proposta que apresenta histórico de outra edição, ou seja, possui capacidade de execução do projeto. Trata-se também de um projeto com planejamento logístico adequado e, inclusive, apresenta um roteiro de como será realizado o primeiro programa, no intuito de ampliar nossa visão sobre a metodologia utilizada na concepção da Live.
Não localizei neste projeto, a carta de intenção de patrocínio. Mesmo não sendo obrigatoriamente exigida, é sempre sugerido que o proponente apresente o futuro patrocinador, justamente para alcançar a nota integral, como garantia de que o evento| projeto consiga ter capacidade de realização.
Cabe deixar claro e ressaltar que, em nenhum momento deixou-se de exigir a Carta de Intenção de Patrocínio como forma de viabilizar a execução do projeto. O que este conselheiro, em todas suas avaliações, assim como os demais membros desse colegiado fazem, por meio de normativa, é analisar se o projeto possui, pelo menos, algum indício de intenção de patrocínio, com a apresentação de documento que garanta 50% do valor solicitado a este Sistema. Caso contrário, não é possível compreender nota integral. Por isso, mantenho a nota dada na primeira avaliação.
RELEVÂNCIA
Trata-se de uma propostas que possui garantias de deixar um legado, seja pela sua segunda edição, bem como, por se tratar de um projeto audiovisual, que ficará guardado nas redes e plataformas, sendo possível sempre encontra-lo. Além disso, o projeto visa valorizar os artistas da música sul-riogradense, permitindo que qualquer pessoa, em diferente parte do mundo possa acompanhar, em tempo real o programa ou após a sua exibição.
O projeto não apresenta nenhuma Declaração de Interesse de Conselho Municipal de Cultura.
A proposta está enquadrada e dialoga plenamente com o Plano Estadual de Cultura-LEI 14778/2015, por meio dos seus princípios, objetivos e ações.
OPORTUNIDADE
É um projeto que será realizado em Caxias do Sul, pertencente à RF 3, cujo número de propostas priorizadas pela LIC coloca a referida região no topo.
Trata-se de um projeto do audiovisual, mesmo com grande foco na área da música. Sendo assim, considero importante oportunizar a realização do mesmo, já que o segmento do audiovisual não foi um dos mais beneficiados com recursos da LIC nos últimos 12 meses.
Tem coerência nas justificativas, apesar de apresentar alguns questionamentos na área da Dimensão Econômica, quanto a distribuição de valores.
Proposta tem ainda uma boa metodologia.
Entende-se que, apesar do referido projeto ter sido encaminhado inúmeras vezes a este Conselho recebendo, inclusive, nota máxima em suas últimas avaliações, é necessário fazer uma reflexão sobre alguns pontos, entre eles, sobre a Oportunidade. A RF 3 segue sendo a segunda mais beneficiada, com dezenas de projetos priorizados ao longo de 2023, enquanto regiões como, por exemplo, 8, 9 seguem nas últimas posições do ranking.
Por ter apresentado justificativas plausíveis, e responder a maior parte dos questionamentos feitos por este relator, sugiro o aumento de meio ponto neste quesito.
Após análise do pedido de recurso a nota passa de 4,19 para 4,50.
Em conclusão, o projeto “LIVE DOS ESPEDITOS - 2ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 349.250,00 (trezentos e quarenta e nove mil e duzentos e cinquenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 13 de outubro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto obteve a nota nota final de 4,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Obs: Reencaminhamos o projeto porque o parecer foi cortado no primeiro envio, o que pode ter prejudicado a interposição do recurso. O prazo será de 5 dias úteis a contar da disponibilização do parecer ao proponente.
Parecer nº 626/2023 CEC/RS
4,19
Porto Alegre, 17 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 24 de agosto de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, João de Los Santos, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro João de Los Santos e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,19 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Por tratar-se de um projeto do audiovisual, mesmo com grande foco na área da música, considero importante oportunizar a realização do mesmo, já que o segmento do audiovisual não foi um dos mais beneficiados com recursos da LIC nos últimos 12 meses.
A proposta tem ainda uma boa metodologia.
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