Processo n.º 00474/2023
Parecer n.º 651/2023 CEC/RS
Projeto “2°FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA/ BARRA DO RIBEIRO- FÁBRICA DE GAITEIROS - 2ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto 2.º FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA DA FÁBRICA DE GAITEIROS/ BARRA DO RIBEIRO prevê a realização de 03 (três) dias de festival na cidade de Barra do Ribeiro, com o objetivo de fomentar, difundir e celebrar o instrumento símbolo do Rio Grande do Sul - A GAITA.
Quanto à dimensão simbólica, demanda da LIC-RS, busca-se contemplar elementos educativos, formativos, fomento, a produção de salvaguarda de bens culturais que valorizem manifestações culturais locais. A gaita, como bem discorrida pelo proponente, é considerada instrumento símbolo do Rio Grande do Sul conforme Projeto de Lei 112/2010 e a cidade de Barra do Ribeiro é instituída Terra da Fábrica de Gaiteiros conforme Lei 15320.
As fragilidades encontradas nesta dimensão estão em relação às demandas da Res. 05/22 do CEC-RS. É possível averiguar Pesquisa e Desenvolvimento de Linguagem na proposta pela dissertação de mestrado em educação musical (PPGMUS/UFRGS): Ser professor de gaita-ponto no projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso. Neste sentido, sugere-se ao proponente que anexe conteúdos programáticos (demanda da IN02/23) ou descritivos das atividades pedagógicas, uma vez que tal informação somente foi possível aferir, dada a especialidade do relator no segmento musical. A respeito desta demanda, foi subtraído pontuação apenas em “inovação e originalidade”, uma vez que se compreende sua proposta educativa envolvendo inclusão e acessibilidade como inovadora para a cidade/contexto escolhido, perdendo 0,5 por ausência de Anexo metodológico.
Ao deixar a definir algumas atrações do projeto, perde-se a oportunidade de apresentar origens étnicas e gênero dos artistas que serão envolvidos no projeto (dimensão cidadã), assim como dificulta a avaliação do equilíbrio orçamentário das rubricas e aferição dos valores praticados (dimensão econômica) o que prejudica a avaliação destas duas dimensões. Também ficam prejudicados os critérios de investimento local/próprio e viabilidade, respectivamente por sua demanda de financiamento unicamente pela LIC-RS (sem outros aportes como prefeituras) e a não apresentação de carta de intenção de patrocínio, aspectos demandados por Res. 05/22.
Louva-se todos os aspectos importantes para a continuidade e fortalecimento da música instrumental do Rio Grande do Sul. Tanto o projeto Fábrica de Gaiteiros, quanto o FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA congregam elementos importantes para a linguagem proposta, educação, fomento, educação não somente para os municípios da Região Funcional 1, mas em todo estado. A escrita do projeto em si peca nestas questões acima apontadas referente a demandas de instruções (SEDAC) e resoluções internas (CEC-RS). Sugere-se ao proponente que fique atento a tais documentos e relacione-os aos próximos projetos dada a importância da proposição para o estado.
Em conclusão, o projeto “2°FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA/ BARRA DO RIBEIRO- FÁBRICA DE GAITEIROS - 2ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 11 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00474/2023
Parecer nº 651/2023 CEC/RS
Projeto “2°FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA/ BARRA DO RIBEIRO- FÁBRICA DE GAITEIROS - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto 2° FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA DA FÁBRICA DE GAITEIROS/ BARRA DO RIBEIRO prevê a realização de 03 (três) dias de festival na cidade de Barra do Ribeiro, com o objetivo de fomentar, difundir e celebrar o instrumentosímbolo do Rio Grande do Sul - A GAITA .
As fragilidades encontradas nesta dimensão estão em relação às demandas da Res 05/22 do CEC-RS. É possível averiguar Pesquisa e Desenvolvimento de Linguagem na proposta pela dissertação de mestrado em educação musical (PPGMUS/UFRGS): Ser professor de gaita-ponto no projeto Fábrica de Gaiteiros : um estudo de caso. Neste sentido, sugere-se ao proponente que anexe conteúdos programáticos (demanda da IN02/23) ou descritivos das atividades pedagógicas, uma vez que tal informação somente foi possível aferir, dada a especialidade do relator no segmento musical. A respeito desta demanda, foi subtraído pontuação apenas em “inovação e originalidade”, uma vez que compreende-se sua proposta educativa envolvendo inclusão e acessibilidade como inovadora para a cidade/contexto escolhido, perdendo 0,5 por ausência de Anexo metodológico.
Ao deixar a definir algumas atrações do projeto, perde-se a oportunidade de apresentar origens étnicas e gênero dos artistas que serão envolvidos no projeto (dimensão cidadã), assim como dificulta a avaliação do equilíbrio orçamentário das rubricas e aferição dos valores praticados (dimensão econômica) o que prejudica a avaliação destas duas dimensões. Também ficam prejudicados os critérios de investimento local/próprio e viabilidade respectivamente por sua demanda de financiamento unicamente pela LIC-RS (sem outros aportes como prefeituras) e a não apresentação de carta de intenção de patrocínio, aspectos demandados por Res 05/22.
Em conclusão, o projeto “2°FESTIVAL INTERNACIONAL DA GAITA/ BARRA DO RIBEIRO- FÁBRICA DE GAITEIROS - 2ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS