Processo nº 00514/2023
Parecer nº 966/2023 CEC/RS
Projeto “SUPER GIRA MUSICAL DO SUL - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
Dimensão simbólica
4,5
Conceituação temática
2,5
Originalidade e inovação estética
2,0
Dimensão cidadã
5,0
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
3,0
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1,0
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
3,92
Após analise do pedido de revisão de notas passo a analise da argumentação do Proponente:
1. Dimensão Simbólica (conceituação Temática) : O plano pedagógico apresentado para as oficinas apresenta fragilidades em sua elaboração (vide o manual do proponente, neste sentido foi deduzido 0,5 pontos do quesito.
2. Viabilidade: Trata-se neste quesito a analise de histórico do evento ou capacidade técnica de execução do evento, quando o proponente não anexa portfólio, nos resta a busca de seu histórico no sistema Pró Cultura. Na apresentação do projeto não foi apresentada nenhuma intenção de patrocínio.
3. Relevância: Para este quesito está estabelecida a necessidade da carta do Conselho Municipal de Cultura dos municípios onde o projeto pretende circular. Mas no processo de revisão podemos vislumbrar o legado para as comunidades onde passara o projeto, como estimulo a músicos desta linguagem (música instrumental) .
4. Oportunidade: O proponente Não contrapõe as alegações utilizadas para aplicação da nota.
5. Conclusões do parecer: reafirmo a necessidade de plano curatorial e plano pedagógico mais consistente.
Conclusões finais: Conclusões Finais: Conclusões finais: Ao analisar os argumentos de pedido de revisão, entendemos por dar provimento parcial alterando a nota da do quesito Relevância e Oportunidade e 2,0 pontos para 2,5 pontos NOTA FINAL DO PROJETO: 3,92
Após análise do pedido de recurso a nota passa de 3,78 para 3,92.
Em conclusão, o projeto “SUPER GIRA MUSICAL DO SUL - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 13 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 13 de outubro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 829/2023 CEC/RS
QUESITO
NOTA
Conceituação temática:
Originalidade e inovação estética:
Pluralidade, acessibilidade e Inclusão
4,0
Distribuição dos valores:
3,78
Dimensão Simbólica
O projeto cita a realização de duas oficinas, no entanto não traz o plano pedagógico das mesmas, não apresenta um plano curatorial, já que prevê um curador, inclusive com serviços inclusos na planilha de custos. Por tratar-se projeto que busca uma diversidade de gêneros musicais seria necessária uma pesquisa que demostrasse as finalidades para a relação destes gêneros e como se dá o desenvolvimento da linguagem especificamente neste projeto.
Projeto voltado a valorização da música instrumental, nas suas mais diversas vertentes. Este tipo de projeto reunindo os principais grupos e artistas destes gêneros musicais, não são comuns no sistema Pró Cultura.
Dimensão Cidadã
Atende plenamente a dimensão
Dimensão Econômica (investimento local/próprio)
Recursos da lei de Incentivo como única fonte de financiamento.
Trata-se de 1a edição do projeto, o histórico do proponente traz 7 projetos apresentados ao sistema de incentivo a cultura estadual, sendo 01 concluído, 05 arquivados por decurso de prazo e 01 arquivado por solicitação. A proposta também não apresenta intenção de patrocínio.
Projeto não apresenta nenhuma carta de anuência ou apoio de Conselho Municipal de Cultura, mesmo se propondo a circular em vários municípios. Sendo um projeto de circulação, onde as oficinas propostas acontecem em apenas um município (Porto Alegre), não fica consolidado o legado a comunidade envolvida.
O projeto está ligado a segmento musical , este o que tem sido o maior contemplado com recursos de lei de incentivo Estadual, Não contempla Plenamente as dimensões , simbólica e cidadã e econômica.
Conclusões Finais: Bom projeto, mas precisa ter alguns elementos mais sólidos em relação as oficinas, plano pedagógico por exemplo. No entendimento do relator, um projeto que se propõe a diversas apresentações musicais, de gêneros distintos, carece de um plano curatorial, já que prevê serviço de curadoria. Demais anotações estão descritas nas observações do parecer.
Porto Alegre, 25 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 25 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Consuelo Vallandro Barbo, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS