Processo n.º 00487/2023
Parecer n.º 864/2023 CEC/RS
Projeto “TURNÊ CORAL SANTA CECÍLIA, UM SÉCULO DE ARTE E CULTURA 2023 - 4ª EDIÇÃO”.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
1,5
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
2,5
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,00
O proponente usa da narrativa que o projeto em momento anterior recebeu nota cinco. Esse relator esclarece que não devemos em momento algum observar projetos anteriores por se tratar de um novo projeto. Referente à Dimensão Simbólica, reconheço a manifestação do proponente alterando a nota de 1,5 para 2.
Na Originalidade, não vislumbro novidade na turnê do coro que faz apresentações em várias cidades, verifico ser a comemoração do aniversário do coletivo. O proponente perde a oportunidade de apresentar algum diferencial de seu espetáculo em sua passagem por outras comunidades. Sendo assim mantenho a nota de 1,5.
Quanto a distribuição de recursos vislumbro algumas discrepâncias, entre as quais a função de diretora de palco deveria estar descrita suas funções em metodologia para justificar o valor de 30 mil reais para 11 apresentações. Mantém-se a nota de 1,5.
Reconheço a solicitação referente ao investimento local, passando assim a nota de 1 para 2.
De mesma forma, a viabilidade com o aumento da nota em outros quesitos fica a viabilidade diretamente alterada de 1 para 2 inclusive reconhecendo o planejamento e a carta do patrocinador.
Na relevância, apesar de faltar a carta do conselho, há um significativo número de cartas de anuências de entidades representativas, sendo assim alterada a nota de 2,5 para 3.
Por fim, no quesito Oportunidade mantenho a nota por entender que fica comprometida a reavaliação quando o proponente não concentra seus esforços para argumentar diretamente sobre o pedido de revisão.
Após análise do pedido de recurso, a nota passa de 3,33 para 4,00.
Em conclusão, o projeto “TURNÊ CORAL SANTA CECÍLIA, UM SÉCULO DE ARTE E CULTURA 2023 - 4ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 415.900,00 (quatrocentos e quinze mil e novecentos reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 05 de outubro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Neimar Pires Rodrigues, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada e secretariada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto obteve a nota nota final de 4,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00487/2023
Parecer nº 621/2023 CEC/RS
Projeto “TURNÊ CORAL SANTA CECÍLIA, UM SÉCULO DE ARTE E CULTURA 2023 - 4ª EDIÇÃO” .
Conclusões sobre o projeto
Sugestão: Apresentação do projeto PARECE QUE APENAS É UMA UMA COMEMORAÇÃO DOS 108 ANOS LEVANDO O CANTO CORAL EM VÁRIAS CIDADES.
Considerações sobre as 3 dimensões TRATA-SE DE APRESENTAÇÕES DE CANTO CORAL,PODERIA APROVEITAR NOS LOCAIS DOS EVENTOS ,PALESTRAS E OFICINAS DO CANTO CORAL, A FIM DE ESTIMULAR JOVENS PARA ESSA ÁREA, QUANTO ÀS ACESSIBILIDADES APRESENTA SEM CLAREZA QUE OS LOCAIS JÁ POSSUEM ESTRUTURAS PARA DEFICIENTES E OUTROS.
Em conclusão, o projeto “TURNÊ CORAL SANTA CECÍLIA, UM SÉCULO DE ARTE E CULTURA 2023 - 4ª EDIÇÃO” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 16 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 08 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada e secretariada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura. o do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS